Saiba como ter um diferencial no varejo farmacêutico

Ter um diferencial no varejo farmacêutico é fundamental para se destacar em meio a um mercado tão competitivo. Bom atendimento, preço e um visual atrativo são aspectos obrigatórios para qualquer negócio.

Um diferencial capaz de destacar a farmácia da concorrência só é possível se o empresário ficar atento ao seu negócio e às inovações em sua área de atuação.

Como conhecer o potencial de mercado da farmácia?

A escolha do diferencial para a drogaria deve ser feita durante o planejamento do negócio e tudo precisa estar bem definido antes de inaugurar a loja.

Atenção aos falsos diferenciais

Muitos empresários que pretendem inaugurar uma drogaria elegem como diferenciais o preço mais barato ou o atendimento personalizado. Se você pensou em um desses quesitos para escolher um diferencial no varejo farmacêutico, tenha cuidado pois nem sempre eles podem ser sustentados com o crescimento da empresa.

Preço baixo está atrelado a uma margem de lucro reduzida. Caso o concorrente diminua ainda mais a própria margem de lucro, sua farmácia corre o sério risco de perder a posição de destaque.

Quais cuidados a farmácia deve tomar ao baixar o preço dos medicamentos?

Agora, se você escolher o atendimento personalizado como um diferencial para a farmácia, é preciso investir bastante em treinamentos de capacitação da equipe de vendas para manter o padrão estabelecido para a marca.

O gerente da loja deve acompanhar todas as tarefas desenvolvidas pelos colaboradores. É preciso ficar atento a todos os fatores que podem influenciar na motivação da equipe.

O aumento do índice de rotatividade de funcionários pode ser um indicador que algo precisa ser ajustado na gestão de recursos humanos. Vale lembrar que uma equipe desmotivada pode acarretar em perda de produtividade e queda nas vendas.

Buscar um diferencial verdadeiro

Para escolher um diferencial no varejo farmacêutico, o primeiro passo é encontrar razões mais profundas que possam fundamentar o posicionamento da sua marca no mercado. Por exemplo, é preciso estabelecer critérios para justificar o preço menor e não apenas diminuir a margem de lucro para repassar o desconto ao consumidor.

Como melhorar o relacionamento com a indústria farmacêutica

Um diferencial verdadeiro torna a empresa mais competitiva no mercado e é uma característica que dificilmente a concorrência consegue copiar. Um exemplo disso é adotar tecnologias que diminuam os custos de operação da farmácia, se o objetivo for vender com o menor preço.

O papel do Plano de Negócios no diferencial

Um bom plano de negócios é o primeiro passo para escolher um diferencial no varejo farmacêutico, pois a partir desse estudo você já consegue:

  • Ter um conhecimento sobre o mercado
  • Conhecer profundamente a sua empresa
  • Definir o perfil do público que pretende atingir
  • Saber quais são as necessidades dos seus clientes

Entenda a importância de identificar o público-alvo da farmácia

Pense sobre o que a farmácia vai fazer de forma diferente do concorrente e que o cliente entenda como um valor agregado. É o preço mais barato? É a entrega mais rápida? O seu cliente conseguirá lembrar do seu diferencial assim que ouvir ou ver a marca da farmácia? Veja se essas respostas estão alinhadas a um dos tipos de estratégias de diferenciação.

Tipos de estratégias de diferenciação

As estratégias de diferenciação podem estar baseadas em um dos cinco aspectos relacionados a um negócio: preço, produto, serviço, delivery ou imagem da marca.

Preço

Optar pelo fator “preço” é uma estratégia que pode funcionar principalmente a curto prazo, pois chama muito a atenção dos clientes. O problema é que as promoções podem ser facilmente copiadas pela concorrência.

A médio e longo prazos a estratégia baseada no preço só trará resultados caso a farmácia tenha vantagens competitivas que mantenham os custos reduzidos sem prejuízo do negócio. Algumas empresas, por exemplo, trabalham com produtos exclusivos de marca própria para oferecer preços mais baratos.

5 fatores que afetam a precificação na farmácia

Uma boa estratégia baseada no preço deve associar muitos fatores, como bom planejamento financeiro, administrativo e comercial. A redução de custos em todos os setores possíveis é fundamental para ter um diferencial no varejo farmacêutico.

Uma alternativa é estreitar o relacionamento com os fornecedores para obter condições comerciais exclusivas que possam ser repassadas nos preços ao consumidor.

Produto

Caso a sua farmácia trabalhe com linha de produtos de marca própria, é possível eleger os atributos e benefícios do produto como estratégia de diferenciação.

Nesse caso é importante focar em pesquisa e desenvolvimento, pois a inovação será o carro-chefe da empresa. Trata-se de um aspecto difícil de ser copiado pela concorrência e que necessita de investimentos constantes.

Bom mix de produtos na farmácia é essencial para atender necessidades do cliente

Serviço

Oferecer serviços agregados é uma opção ao escolher um diferencial no varejo farmacêutico. Muitos estabelecimentos trabalham com entregas em domicílio. Se você escolher os serviços como um diferencial, precisará incluir mais vantagens para o cliente. Alguns exemplos para utilizar são: um período estendido de atendimento, tempo menor de espera ou outro benefício ao consumidor.

Qualidade no atendimento ao cliente gera crescimento da farmácia

Outros serviços que podem ser considerados diferenciais são os de atenção farmacêutica. Nem todas as lojas oferecem esse tipo de opção pois gera maior custo com a equipe. Além disso, é preciso ter um ambiente específico para essa atividade. Se isso for uma necessidade da sua região, vale pensar nessa possibilidade como uma maneira de se diferenciar.

Delivery

Se o perfil do seu cliente valoriza a comodidade na hora das compras, escolher o delivery como uma estratégia de diferenciação pode ser uma boa opção.

As empresas que trabalham com vendas e-commerce ou possuem filiais podem oferecer ao cliente a opção de receber os produtos onde desejar ou retirar o pedido na loja mais próxima.

Marca

Com a expansão do mercado farmacêutico surgem cada vem mais lojas similares. Trabalhar a imagem da marca pode ser uma alternativa interessante para ter um diferencial. Nesse caso, o marketing tem um papel fundamental nesse trabalho.

Lembre-se que a imagem da marca é um conjunto de percepções que o consumidor tem sobre os produtos e serviços da farmácia. Em resumo, esse conceito está ligado aos sentimentos e opiniões que o consumidor tem em relação à empresa.

Padrão da identidade da farmácia é importante para conquistar o cliente

A estratégia de diferenciação baseada na marca é ideal a longo prazo, pois construir uma boa imagem requer bastante tempo. Além disso, é preciso ter uma visão global do negócio e promover os ajustes sempre que as pesquisas apontarem diferenças entre a percepção do cliente e a imagem que a empresa deseja estabelecer no mercado.

Como consolidar o diferencial

Com o objetivo de ganhar visibilidade facilmente, muitos empresários acabam elegendo como diferenciais muitos aspectos ao mesmo tempo e isso prejudica o posicionamento da empresa no mercado.

A dica mais importante é conhecer profundamente a realidade do seu negócio. Muitos gestores se preocupam apenas com a concorrência e se esquecem de olhar para dentro da sua própria farmácia.

Planejamento é segredo para o sucesso da farmácia

Para alcançar o sucesso é preciso aprimorar os pontos fortes da sua empresa com atualização constante de todos os setores. Além disso, é fundamental conhecer quais são os pontos fracos do negócio e trabalhar para corrigi-los. Esse é o melhor caminho para consolidar qualquer diferencial escolhido para a sua farmácia se destacar no mercado.

tendências varejo farma 2019




Deixe uma resposta