Potencial de Mercado da Farmácia
Potencial de Mercado da Farmácia

Publicado por farmarcas • 8 de fevereiro de 2018

Como conhecer o potencial de mercado da farmácia?

Conhecer o potencial de mercado da farmácia é muito importante para planejar ações e a expansão da rede.

Saber a capacidade de mercado de uma determinada região permite inaugurar um ponto com muito mais segurança. Muitos empresários confiam cegamente em seu conhecimento de mercado para montar a drogaria. Porém, sem conhecer o potencial de mercado da farmácia, há risco de não tomar uma decisão assertiva.

Claro que é preciso saber o número total de consumidores da região, mas é preciso lembrar que nem sempre todos passam em frente ao seu ponto. Além disso, dos que estão na rua da drogaria, ainda há a concorrência para disputar cada cliente.

Potencial de mercado da farmácia e o market share

Conhecer o potencial de mercado da farmácia é importante, mas, depois disso, é preciso analisar o market share da sua drogaria para avaliar o desempenho. Assim é possível ter uma dimensão mais realista de quanto o seu estabelecimento poderá faturar em determinada região.

Cuidados ao analisar o potencial de mercado da farmácia

Uma região com grande potencial não garante o sucesso da expansão. Há diversos fatores, tanto internos quanto externos, que influenciam no resultado de uma loja.

Prestação de serviço, mix de produtos e qualidade no atendimento são os relacionados ao negócio. Fluxo de pessoas na rua, presença de placas ou pontos de ônibus que escondam a fachada da loja, se é uma rua de comércio, e até o fluxo da rua são fatores externos.

Potencial de mercado da farmácia e a concorrência

A concorrência também é um fator externo que deve ser levado em consideração na hora de planejar a expansão. Entender o potencial de mercado da farmácia passa por disputar clientes com os concorrentes mais próximos.

A dica é para que fique atento à presença da concorrência, tanto em quantidade (quantos são) como em qualidade (quem são). É preciso se preocupar com relação à estratégia que cada um adota. Muitas vezes todos atuam no mesmo segmento, mas utilizam estratégias diferentes para públicos distintos.

A presença dos concorrentes indica que há potencial de mercado para a farmácia, mas deve-se levar outros pontos em consideração. Além de mapear a presença de todos os concorrentes na região, é indicado também identificar polos geradores de tráfego, que são responsáveis por atrair um fluxo de pessoas para um determinado local (agências bancárias, estações de metrô e trem, escolas e universidades, entre outros). Isso aumenta o potencial de mercado da farmácia, mas ainda recomenda-se fazer a contagem de fluxo de pessoas em frente à loja para ter a certeza de que o ponto comercial é indicado para o seu negócio.

Ebook Como Montar uma Drogaria


Comentários estão fechados.