Planejamento é segredo para o sucesso da farmácia

O sucesso da farmácia está inteiramente ligado ao planejamento e a excelência nas atividades realizadas. Quando falamos de excelência, isso deve englobar todos os aspectos da drogaria. O departamento de compras, a negociação, a reposição de produtos, a organização da loja, o atendimento e os processos da loja.

Além disso, é preciso levar em conta a análise dos indicadores. Com eles é possível alinhar os resultados e atuar no que pode ser melhorado.

Uma drogaria não pode ser conduzida apenas pelo faro do gestor. É preciso ter planejamento, estratégia, e os dois juntos nortearão um caminho sustentável para o sucesso da farmácia.

O sucesso da farmácia é responsabilidade de todos

O planejamento é muito importante e deve ser compartilhado com mais pessoas da equipe. Você já deve ter ouvido que várias cabeças pensam melhor do que uma. E isso é a pura verdade quando falamos de planejamento para o sucesso da farmácia.

Envolver os gerentes e até algumas pessoas da equipe operacional pode ser importante para saber onde é preciso agir para ter melhores resultados no próximo ano.

Saiba como montar o calendário de compras da drogaria

Você deve traçar metas a curto, médio e longo prazo para manter a melhoria contínua das atividades. Muitos empresários do varejo farmacêutico pensam apenas em vender mais a qualquer custo. Mas há muitos outros fatores que devem ser considerados. O valor do CMV, o ticket médio dos clientes, a frequência de cada cliente são exemplos disso.

O sucesso da farmácia está diretamente ligado às vendas, mas apenas analisar o valor final a cada mês pode não ser o ideal. É preciso entender a fundo a situação da loja para desenvolver ações e evoluir a maneira de trabalho em cada frente.

Saiba como melhorar o fluxo de caixa da farmácia

Para o sucesso da farmácia, acompanhar os indicadores e analisar o que está sendo realizado com frequência é essencial. Esse tipo de ação reduz o risco de decisões equivocadas, que podem comprometer o sucesso da farmácia.

O planejamento deve envolver a criação de metas, como por exemplo: ganhar market share na região, aumentar as vendas em alguma categoria, reduzir as despesas em algum ponto específico, entre outras atividades.

Acompanhe as atividades com frequência

O sucesso da drogaria está relacionado a rever os processos e repassar as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Durante o planejamento estratégico, a equipe da drogaria deve rever os fatores que podem impactar os resultados. É preciso analisar a concorrência, as tendências do mercado e definir os objetivos para o próximo ano.

Além disso, é preciso levar em conta que o comportamento do consumidor mudou. Agora as pessoas estão mais preocupadas com a prevenção da saúde, estética e bem-estar. Sem falar que têm muito mais acesso à informação.

Principais erros de CMV na farmácia – Custo de Mercadoria Vendida

Para atender a esse tipo de necessidade, a loja deve oferecer um bom mix de produtos de não-medicamentos, como perfumaria, higiene, beleza, cosméticos e vitaminas, por exemplo. Mas também deve ter uma equipe capacitada para oferecer informações valiosas e tirar dúvidas de consumidores, cada vez mais exigentes, no momento da compra.

E por isso que o planejamento é fundamental para o sucesso da drogaria. Ter em mente essas evoluções no mercado e no comportamento do consumidor é muito importante para traçar os planos de ação.

A dica é para você estudar seu mercado, seu cliente e seus concorrentes. O planejamento estratégico da drogaria certamente levará à construção desse caminho para o próximo ano. Aproveite as dicas para desenvolver o sucesso da farmácia em 2019!




2 Comentários

Deixe uma resposta