Importância de Identificar o Público
Importância de Identificar o Público

Publicado por farmarcas • 6 de setembro de 2017

Entenda a importância de identificar o público-alvo da farmácia

Conhecer bem o público-alvo da farmácia não é mero capricho, mas sim o principal recurso para investir com qualidade e segurança em ações de marketing que tragam retornos ao negócio.

Para saber quem é o público-alvo da farmácia é preciso fazer uma pesquisa na sua região de atuação. Qual a faixa etária das pessoas que moram próximas à sua farmácia? São, em sua maioria, homens ou mulheres? Possuem filhos? Quais são seus hábitos de consumo? Qual é a renda média destas pessoas? Elas possuem planos de saúde? Onde trabalham?

Obtendo o máximo de informações possível você poderá construir um perfil mais detalhado a respeito do seu público em potencial, podendo direcionar suas ações e estratégias para este nicho de mercado.

Segmentando o seu público

Mesmo sendo uma farmácia, você precisa verificar qual é o perfil de compradores que você deseja para o seu negócio. Será que adolescentes entre 12 e 20 anos consomem seus produtos? Crianças compram na sua farmácia? Possivelmente não, então você deve focar seus esforços principalmente em homens e mulheres economicamente ativos, por isso excluirá boa parte deste grande público conhecido. Feita essa segunda seleção, você pode afunilar ainda mais o público alvo da farmácia, construindo um modelo ideal de consumidor.

Construindo uma persona

Uma persona é uma representação do seu público consumidor, uma personagem que reunirá todas as características que o seu consumidor ideal tem. Por exemplo: Maria, 42 anos, casada, com dois filhos; ela busca medicamentos específicos e produtos de higiene, mas também produtos de beleza. A partir daí você terá como focar seus esforços de marketing e alinhar seu discurso focando nesta “pessoa”. Assim é possível direcionar esforços para conquistar mais clientes e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Direcionando sua comunicação

Com o auxílio dessa persona, ou avatar, como alguns profissionais chamam, toda vez que você for criar uma estratégia de comunicação com o público-alvo da farmácia, pensará nessa “pessoa”. Como ela receberá sua comunicação, como irá interagir com ela, quais recursos são mais chamativos para ela, como atendê-la melhor etc.

Como você pode perceber, ao conhecer o público alvo da farmácia com mais profundidade é possível concentrar seus esforços e investimentos em clientes de verdade, que não vão apenas fazer volume na sua pesquisa de mercado. Identificando exatamente o seu nicho de mercado é possível fazer promoções direcionadas, atingir as pessoas de fato, criando valor para elas por meio de um atendimento personalizado e ainda aumentar seu nível de fidelização.

Estudar hábitos de compra ajuda a fidelizar o cliente à farmácia

Você conhece bem o público da sua farmácia? Aproveite as nossas dicas e evolua o seu negócio!

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