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comportamento de compra
comportamento de compra

Publicado por Jennifer Cruz • 3 de abril de 2024

Comportamento de compra e a influência das gerações

Entenda os diferentes grupos geracionais e suas necessidades de compra na farmácia

 

Quando falamos de modo de consumo, é preciso saber que os diferentes grupos geracionais apresentam um comportamento de compra relacionado à sua geração.

 

Por isso, é de extrema importância compreender como cada um desses grupos age e de que forma eles buscam consumir. Para que, dessa maneira, sua farmácia se adeque as necessidades individuais de cada um.

 

Quer saber mais sobre grupos geracionais e comportamento de compra? Acompanhe a leitura do artigo!

 

O que é um grupo geracional e quais as suas preferências?

 

Antes de compreender o comportamento de compra de cada geração é preciso conhecer os diferentes grupos geracionais, suas individualidades e particularidades.

 

São exatamente essas preferências e necessidades características que irão influenciar diretamente como cada um desses grupos agem como consumidores de uma marca e/ou produto.

 

Dito isso, conheça o perfil e comportamento de compra na farmácia de cada geração:

 

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Baby Boomers – nascidos entre 1946 e 1964

Os Baby Boomers tendem a gastar mais em produtos farmacêuticos essenciais, relacionados à saúde, buscando por medicamentos prescritos e de venda livre, além de produtos para o cuidado com o envelhecimento, como vitaminas e suplementos.

 

Preferem realizar suas compras pessoalmente em lojas físicas, são atraídos por estratégias de marketing que destaquem qualidade e custo-benefício, além de programas de fidelidade.

 

Geração X – nascidos entre 1965 e 1980

A Geração X já é um grupo que dá mais valor à conveniência e qualidade, sendo assim, buscam por produtos que facilitem seu estilo de vida agitado, como remédios para alívio de sintomas de forma rápida e eficaz.

 

E assim como os Baby Boomers, também preferem realizar suas compras em lojas físicas e são atraídos por estratégias de marketing que destaquem qualidade e custo-benefício, além de programas de fidelidade.

 

Millennials – nascidos entre 1981 e 1996

O grupo dos Millennials já é mais propenso a buscar produtos naturais, orgânicos e sustentáveis, além de estarem interessados em novidades tecnológicas, como aplicativos de saúde e bem-estar.

 

Para esse grupo, o investimento em produtos de beleza, bem-estar e saúde preventiva é mais assertivo. Optam por compras online e serviços de entrega, valorizam experiências de compras personalizada e reagem bem ao meio digital.

 

Geração Z – nascidos entre 1997 e 2012

Os mais jovens, pertencentes a Geração Z optam sempre pela conveniência e acessibilidade das compras online, e é o grupo geracional mais aberto a produtos inovadores e novas formas de cuidar da saúde.

 

São muito voltados ao consumo de produtos de beleza, bem-estar e saúde preventiva, inclusive, o aumento da conscientização sobre saúde mental e bem-estar levou a um aumento na demanda por produtos relacionados, como vitaminas, suplementos e produtos de autocuidado.

 

Seus canais de compra preferidos são os digitais e é uma geração totalmente impactada por publicidades nas redes sociais e influenciadores que falam de marcas e/ou produtos.

 

Sabendo de tudo isso, independentemente da geração, é notório como o uso crescente de tecnologias e da internet  impactou a área da saúde.

 

O uso de aplicativos de rastreamento de saúde e de dispositivos wearables está influenciando todas as gerações, proporcionando uma maneira única e acessível de monitorar e melhorar a saúde e o bem-estar.

 

O que é comportamento de compra?

 

Os hábitos de consumo do cliente refletem suas preferências, influenciados por fatores geracionais, regionais e culturais, moldando seu comportamento de compra.

 

Desde o momento do desejo ou da necessidade, diversos motivos podem influenciar uma decisão de compra, incluindo fatores pessoais, sociais, racionais e irracionais.

 

Compreender como todas essas ações podem influenciar o comportamento de compra do consumidor é essencial para traçar um planejamento de marketing estratégico e assertivo para a sua farmácia.

 

comportamento de compra

 

Como adequar minha farmácia para cada geração?

 

Já sabemos que as gerações apresentam impactos diversificados no comportamento de compra dos consumidores, devido às suas necessidades, preferências e singularidades.

 

Enquanto os Baby Boomers focam mais em produtos de saúde e bem-estar relacionados a idade, os Millennials preferem produtos naturais e orgânicos e a Geração Z valoriza as experiências de compra personalizadas e de forma online.

 

Todas essas distinções irão influenciar no mix de produtos, estratégias de marketing e serviços que sua farmácia irá oferecer, buscando atender de maneira adequada cada uma das gerações.

 

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que podem tornar a jornada de consumo do seu cliente ainda mais atrativa, respeitando as preferências de cada geração:

 

Segmentação de produtos

A segmentação do mix de produtos da sua farmácia é uma das principais estratégias para melhor atender as necessidades de cada geração.

 

É necessário oferecer uma vasta gama de produtos, incluindo medicamentos, suplementos, produtos de beleza, bem-estar e saúde preventiva, bem como produtos naturais e orgânicos.

 

Estratégias de marketing digital

Investir em estratégias digitais eficazes é crucial para atrair os Millennials e a Geração Z, fortalecendo a presença da marca nas redes sociais.

 

Invista em publicidade, anúncios patrocinados, parcerias com influenciadores digitais relevantes e criação de conteúdos envolventes.

 

Experiência do cliente no PDV

Ainda que as gerações mais jovens estejam imersas no meio digital, é importante criar uma experiência de compra agradável para os clientes que optam pelas compras em loja física.

 

Crie um ambiente acolhedor, com atendimento humanizado e personalizado e, além disso, invista em programas de fidelidade que ofereçam descontos, brindes ou outros benefícios.

 

Investimento em tecnologia

Integre tecnologia na experiência da farmácia com sistemas de pedidos online, aplicativos móveis, entrega de medicamentos e dispositivos de autoatendimento na loja.

 

Educação do consumidor

Ofereça recursos educacionais para ajudar os clientes de todas as gerações a entender melhor os produtos disponíveis, seus benefícios e como usá-los corretamente. Além disso, isso pode incluir materiais impressos, conteúdo online, seminários e workshops.

 

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