fbpx
empresário de sucesso
empresário de sucesso

Publicado por Felippe Lopes • 27 de março de 2024

Um empresário de sucesso que nunca mudou sua essência

Conheça a trajetória de José Lúcio e de que forma ela traz inspiração para quem deseja se tornar um empresário de sucesso!

 

Para muita gente do segmento farmacêutico, liderar uma rede de farmácias é um dos principais desejos. É comum que esse desejo seja compartilhado com entes queridos e a história do José Lúcio representa perfeitamente o caso. Quer acompanhar mais sobre a história desse empresário de sucesso?

 

Então continue a leitura e saiba como a determinação de alcançar seus objetivos foi fundamental nessa jornada.

 

O talento é uma herança de família

 

Com uma forte influência do pai, José Lúcio, apelidado carinhosamente de “Zé Lúcio”, testemunhou desde cedo o espírito empreendedor para os negócios.

 

Pedreiro de profissão, seu pai decidiu mudar de lado e abrir uma loja de materiais de construção. Em pouco tempo, o empreendimento se tornou um sucesso e ensinou valiosas lições para Zé Lúcio.

 

Toda jornada necessita do primeiro passo

 

Alguns anos atrás, o varejo farmacêutico vivia uma situação bem diferente da atual e os profissionais da área começavam suas carreiras muito cedo. Por isso, Zé Lúcio teve o seu primeiro contato com o balcão aos 12 anos e ali permaneceu até os 18, onde começou seus estudos de farmácias.

 

Inclusive, foi aí que descobriu seu primeiro interesse: as análises clínicas. “Foi um sonho desde que entrei na faculdade, mas naquela época eu não tinha recursos”, explica Zé Lúcio.

 

Foi no ano de 1992 que decidiu abrir sua primeira farmácia e o resultado não poderia ser diferente: sucesso total! “Começamos com uma abordagem diferente, que conquistou a população”, recorda José Lúcio.

 

Não uma rede de farmácias, uma rede de amigos!

 

O termo “rede de amigos” descreve os primeiros dias da Entrefarma. Aliás, com os desafios da concorrência local e desejado melhores condições de compra, um amigo foi chamando o outro.

 

Assim, o que começou como uma simples aliança de compras, evoluiu até se tornar uma rede mais estruturada, contando com 13 farmácias em Minas Gerais e a ajuda de especialistas noo associativismo.

 

Embora Jair Beloube tenha trabalhado no modelo associativista desde o início como uma “rede de amigos”, ele só introduziu o conceito a Zé Lúcio durante um curso, onde conheceu um empresário experiente na área.

 

Depois de algumas conversas com Jair Beloube, que é o atual conselheiro do Grupo Total e um executivo com vasta experiência neste tipo de negócio, eles realizaram a transição da “rede de amigos” para a rede de farmácias, o que também facilitou a entrada do grupo na Febrafar.

 

Assim, alguns anos depois, Edison Tamascia convidou Zé Lucio para ocupar um cargo de confiança na Febrafar, onde ele atua como vice-presidente da federação há quase uma década.

 

Essa proximidade incentivou Zé Lucio a buscar novos desafios. Ele solicitou a inclusão da Entrefarma nas redes da Farmarcas. “Quando vimos a estrutura da Farmarcas e surgiu a oportunidade, não hesitamos. São 300 pessoas trabalhando 24 horas por dia pelo nosso sucesso”, explica.

 

Prosperidade conquistada e compartilhada

 

José Lúcio gosta de falar sobre a cultura da Febrafar e da Farmarcas. “Você nunca encontra alguém reclamando sobre a concorrência ou outras coisas. Em tudo, eles enxergam oportunidades”, diz o empresário de sucesso.

 

Aliás, muitas dessas oportunidades são transformadas em ferramentas que contribuem para a gestão das lojas dos associados, e principalmente, a assertividade da equipe em sugerir melhorias para as redes.

 

“Costumo dizer que ninguém precisa inventar a roda. Se você seguir as ferramentas e as metodologias que a Farmarcas entrega, não tem como dar errado”, conclui José Lúcio.

 

É impressionante perceber o quanto o associativismo se prova, dia após dia, como um modelo de negócio que prospera junto com o coletivo. Trata-se de uma simbiose completamente enriquecedora para todas as partes da cadeia.

 

Gostou deste conteúdo? Então confira abaixo outras histórias inspiradoras de empresários de sucesso que prosperam com a Farmarcas!

 

Farmácia e empreendedorismo, uma jornada de sucesso

De estudante a empresário: a história de Gracielio no setor farmacêutico

As histórias de sucesso dos nossos associados, são nossas histórias de sucesso


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *