Conheça 7 erros na gestão da farmácia que prejudicam as vendas

Quando as vendas vão mal, o lojista logo pensa que deve ser por causa dos preços altos ou da falta de promoções na farmácia. Mas nem sempre esse é o principal causador do problema. É possível encontrar muitos erros comuns que são capazes de prejudicar os resultados da loja. Fizemos uma seleção dos principais erros na gestão da farmácia cometidos por empreendedores do setor. Confira:

Falta de mercadorias em todas as seções

Quando o cliente entra na loja e percebe que alguns produtos estão faltando na prateleira, isso pode levá-lo a crer que o dono da loja não tem dinheiro para comprar mais produtos ou que os funcionários são desleixados e não arrumam a loja como deveriam.

Bom mix de produtos na farmácia é essencial para atender necessidades do cliente

Não há autosserviço na farmácia

Os consumidores gostam de autonomia de decisão na hora da compra e o autosserviço é uma forma deles escolherem os produtos que precisam sem a necessidade de pedir ajuda aos funcionários. A falta do autosserviço desestimula a compra desse perfil de cliente e acaba diminuindo as vendas. Nas drogarias, é possível criar seções de autosserviço com produtos de perfumaria e MIPs. Não ter essa seção na loja é um grande erro na gestão da farmácia.

Disposição dos produtos na farmácia facilita compra do cliente

Entenda a importância de identificar o público-alvo da farmácia

Falta de serviço de entrega

Comodidade e conforto são itens essenciais para fidelizar clientes. Por isso, se você não tem um serviço de entrega, verifique seus concorrentes e procure adequar o seu negócio às necessidades do seu público-alvo.

Estudar hábitos de compra ajuda a fidelizar o cliente à farmácia

Funcionários mal treinados e mal remunerados

É um grande erro contratar pessoal despreparado para cuidar da sua farmácia e atender seus clientes. Qualquer deslize ou falta de atenção pode prejudicar a imagem da sua loja. Um cliente insatisfeito não voltará a comprar na sua farmácia e não vai indicá-la para ninguém. Isso pode se tornar uma verdadeira bola de neve e prejudicar o seu negócio na região. Esse é um erro crucial na gestão da farmácia.

Postura dos colaboradores da farmácia reflete a imagem da loja

Qualidade no atendimento ao cliente gera crescimento da farmácia

Farmácia que parece uma mercearia

Em muitas regiões do país a legislação permite que farmácias e drogarias comercializem produtos de bomboniere e mercearia, mas isso não quer dizer que a loja precisa ficar lotada somente destes tipos de produtos. As gôndolas devem ser planejadas para ter espaço e dar visibilidade para os produtos característicos de drogaria. Do contrário, o cliente vai achar que está fazendo compras em um mercado.

Saiba posicionar os produtos na farmácia e venda mais

Farmácia muito sofisticada

Assim como no caso de produtos de bomboniere e mercearia, a farmácia também não pode dar ênfase apenas nos produtos sofisticados de perfumaria, como no caso dos dermocosméticos. É preciso ter bom senso e prezar pelo seu tipo de varejo. Além disso, normalmente esses produtos têm valor mais elevado, o que pode prejudicar a imagem de preço do seu negócio.

Qualidade da comunicação posiciona a farmácia perante o consumidor

Falta de serviços dentro da loja

Atender bem é primordial para qualquer tipo de varejo, ainda mais quando falamos de farmácia, em que o cliente tem necessidades específicas, principalmente relacionadas à saúde e cuidados pessoais. Se você cobra algum valor para ele usar a balança ou medir a pressão, ele pode usar isso como fator de decisão para não ser um cliente fiel da sua farmácia. Entre ir a uma drogaria que não cobra pelo serviço ou ir à sua, você já sabe qual ele vai escolher, não é?

Conhecer os produtos é essencial para conquistar a confiança do cliente

Bem, estes são apenas alguns dos diversos erros cometidos por donos de farmácia. O empresário que pretende se manter competitivo precisa ficar atento aos mínimos detalhes para não perder clientes e ver a sua loja perder para a concorrência.

Saiba como administrar sua farmácia com mais eficiência e melhore os seus resultados.