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Perfil do Cliente
Perfil do Cliente

Publicado por Marketing Farmarcas • 20 de julho de 2017

Conheça o perfil do cliente para oferecer o que ele busca na loja

No mercado atual, conhecer o perfil do cliente é fundamental para criar ações que possam alavancar as vendas na farmácia. Diariamente os consumidores são expostos a uma grande quantidade de informações sobre os mais diversos assuntos, com isso fica cada vez mais difícil “empurrar” produtos à moda antiga, sem entender os hábitos de compra e interesses do consumidor.

Estudar hábitos de compra ajuda a fidelizar o cliente à farmácia

Em primeiro lugar, é preciso entender quem é o seu cliente. Ou seja, definir para quem você está vendendo, com quem você quer conversar e, a partir disso, definir como você poderá impactar o seu consumidor. Por exemplo, não é possível atingir adolescentes e senhoras de mais idade em uma mesma comunicação. São públicos com interesses diferentes e modo de vida diferentes.

Depois de conhecer o seu público-alvo você deve começar a analisar o comportamento de compra dessas pessoas. Entender os gostos e a maneira como eles consomem é fundamental para planejar a divulgação da sua farmácia, principalmente quando falamos de diferentes tipos de mídia, como TV, rádio, mídias sociais, panfletagem, entre outros.

Consumidor ou shopper?

Quando o assunto é perfil do cliente, vale ressaltar que existe uma diferença entre consumidor e shopper. Muitos empresários do varejo farmacêutico se esquecem que nem sempre quem vai à loja é quem realmente usa o produto. Conhecer essas características é essencial na hora de falar com quem realmente vai à loja.

O consumidor é aquele que, como o nome já diz, consome, ou seja, usa o medicamento ou outro produto adquirido na farmácia. Já o shopper é aquele que vai à farmácia, efetua a compra, mas não utiliza o produto. São mães, esposas, pais, avôs ou avós, por exemplo, que compram um produto para o filho (a), marido ou esposa, e assim por diante.

Entender que um tipo de cliente compra determinado produto para que um familiar ou outra pessoa próxima utilize é muito importante, até mesmo para saber posicionar os produtos na farmácia.

Disposição dos produtos na farmácia facilita compra do cliente

Fique de olho no seu cliente

Fique atento às compras de cada cliente. Se você possui uma farmácia pequena, isso é ainda mais importante, porque você consegue se aproximar ainda mais do seu consumidor, talvez até indicando produtos que possam interessar a ele ou a alguém próximo.

Tudo o que o cliente compra é fonte de informação para você otimizar suas vendas. Fique atento, trabalhe e analise esses dados e você certamente conseguirá melhores resultados!

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