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Publicado por Marketing Farmarcas • 17 de novembro de 2016

Estudar hábitos de compra ajuda a fidelizar o cliente à farmácia

Fidelizar o cliente é um dos grandes desafios do mercado farmacêutico, mas também é uma ótima oportunidade para garantir o sucesso da loja. Existem várias teorias e “receitas”, mas o mais importante é conseguir atingir a expectativa do cliente (ou até superá-la).

Uma das maneiras de fidelizar o consumidor à farmácia é aliar bons preços e uma comunicação eficiente. Muitos lojistas pensam que, após o momento da venda, não têm mais relação nenhuma com o cliente, mas isso é um grande erro.

Pós-venda é fundamental na farmácia

A comunicação pós-venda é extremamente importante para aumentar as chances de retorno. Essa comunicação pode ser feita baseada no estudo da compra de cada pessoa. É por isso que a personalização dos serviços é essencial. Seguindo o conceito de frequência e recência, é possível saber o momento certo de entrar em contato com o cliente (e-mail, mensagem).

A teoria está relacionada aos hábitos de compra do consumidor. Com que frequência o cliente X compra determinado produto ou medicamento? A partir da segunda ou da terceira compra já é possível avaliar a periodicidade em que o consumidor retorna à loja para comprar o mesmo produto. Com isso, pode-se preparar mensagens para lembrá-lo que o medicamento que ele comprou acabará em alguns dias.

Essa questão é baseada na recência, na última vez em que ele veio à loja e adquiriu o produto. O pós-venda é essencial para a fidelização do consumidor, porque ele sente que a farmácia se preocupa com ele. É uma questão de humanizar um estabelecimento que normalmente “só” venderia o produto.

Experiência de compra do cliente na drogaria

A questão é que simplesmente entregar o medicamento ou perfumaria pelo qual o cliente busca já não é mais suficiente. Além de preços competitivos, a atenção com a experiência de compra e com o “ser humano” é extremamente importante para fidelizar o cliente.

Busque conhecer o perfil de compra do consumidor que frequenta a sua drogaria. Mantenha um bom relacionamento com um atendimento que priorize as necessidades e preferências do seu cliente.

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