A exposição de produtos na farmácia é fundamental para o sucesso do negócio. Veja dicas para conseguir vender mais e ter sucesso com a sua drogaria.
A exposição de produtos na farmácia é fundamental para o sucesso do negócio. Veja dicas para conseguir vender mais e ter sucesso com a sua drogaria.

Publicado por Marketing Farmarcas • 1 de março de 2018

11 dicas sobre a importância da exposição de produtos na farmácia

Muitos empresários do varejo farmacêutico não dão a devida importância para a exposição de produtos na farmácia. Como são produtos de primeira necessidade, muitas farmácias não se importam com a maneira como expõem os itens da loja, pois sabem que muitos deles vão ser vendidos de qualquer jeito.

Essa é a principal diferença entre as drogarias que vendem para aquelas que vendem muito. Valorizar a exposição de produtos na farmácia é essencial para o resultado da loja.

É preciso ter em conta que um mobiliário específico para drogarias certamente trará mais opções de exposição de produtos na farmácia. Veja algumas dicas que preparamos sobre como expor melhor os itens da loja para alavancar as suas vendas:

Alguns produtos merecem uma exposição adicional

Além do ponto natural na loja, muitos produtos podem ser expostos com mais destaque. Isso acontece quando estão em promoção, em fase sazonal, ou ainda quando a dupla exposição é próxima de uma categoria correlata.

Isso dá ao produto mais visibilidade e maiores chances de venda. É possível trabalhar ações de trade marketing com a indústria farmacêutica. Ou, ainda, criar ações internas atreladas à comissão para os balconistas.

Produtos mais lucrativos devem ficar na altura dos olhos

Pesquisam mostram que a exposição de produtos na farmácia nas gôndolas é “mais nobre” quando na altura dos olhos do consumidor. Aproveite para divulgar as marcas líderes e os produtos de maior saída nessa localização.

Utilizar as comunicações da farmácia para chamar a atenção dos clientes a estes produtos é fundamental. Tags, apliques ou stoppers são indicados para ressaltar os itens na loja.

Lembre-se: a exposição de produtos na farmácia é muito importante para o resultado da loja. É preciso trabalhar muito bem os itens nas gôndolas para que o cliente os encontre com facilidade dentro do estabelecimento.

No início do fluxo ficam os itens mais lucrativos

São os itens de maior valor agregado e que também chamam a atenção do consumidor pela qualidade dos produtos e marcas à disposição do cliente.

No final do fluxo da gôndola, aqueles geradores de visitas na loja

A exposição de produtos na farmácia deve levar em conta o “caminho” do consumidor dentro da loja. Portanto, o ideal é fazer com que ele circule pelo espaço para conhecer os produtos e as categorias da drogaria.

Exemplo: no início da seção de produtos infantis de verão, podem ficar os acessórios, depois a perfumaria e, por último, as fraldas. Isso faz com que a mãe ou o pai andem pela loja e percorram o caminho de todos os produtos expostos.

Exposição de produtos na farmácia – altura das caixinhas

Uma caixa de 10 cm de altura não deve ser exposta em uma prateleira com 40 cm de altura, deixando um espaço de 30 cm. Isso é perda de espaço e de mercadoria exposta. Tente preencher o espaço nas gôndolas para melhorar a exposição de produtos na farmácia.

Posição dos produtos na gôndola

Não se deve deixar os produtos de lado, virados, deitados, com o nome ao contrário, ou em qualquer posição que dificulte a visão e a leitura do consumidor. Pode parecer simples, mas muitas farmácias tentam aproveitar o espaço para colocar produtos de qualquer maneira, sem pensar na experiência do consumidor.

Tentar expor produtos sem levar em conta o pensamento do cliente na loja. Além de perder um espaço de qualidade para posicionar outros itens, não deixar claro qual item está ali exposto prejudica as vendas deste produto em específico.

Uma farmácia mal organizada em relação à exposição de produtos na farmácia certamente não terá os mesmos resultados de uma drogaria com o mobiliário e a exposição de produtos bem planejados.

Entrada da loja

O espaço imediatamente em frente à entrada principal não é o mais apropriado às exposições de vendas. O consumidor, ao entrar, em geral, anda de três a quatro metros antes de diminuir seus passos. A partir daí, começará a prestar atenção nas mercadorias.

Ponta de gôndola

As pontas de gôndola são os principais locais de divulgação de produtos. Os pontos mais fortes para exposição são os que se encontram no final das passagens. Neles, os consumidores são forçados a fazer a curva e a passam em frente aos displays ou exposições promocionais por mais tempo.

Gerenciamento por categoria

As mercadorias expostas devem estar bem classificadas. Quanto mais claro estiver para o consumidor se encontrar na loja, melhor. Lembre-se que categorias correlatas devem estar mais próximas nas gôndolas. Isso pode levar o consumidor a comprar itens que ele não buscava na loja, pois já estão um ao lado do outro.

É preciso levar em conta também que todas as apresentações do mesmo produto devem estar próximas. Se estiverem distantes, o consumidor pode não encontrar o que buscava e desistir da compra.

Cores na exposição de produtos na farmácia

É interessante também manter distantes os itens de cores muito parecidas. O ideal é intercalar cores dentro da mesma categoria. Um bom exemplo disso são os shampoos. Uma prateleira super colorida, com uma grande variedade de produtos, com certeza chama a atenção de qualquer consumidor que entra na loja.

Deve-se, ainda, evitar a monotonia, separando as cores das embalagens semelhantes e arrumando as caixas por tamanho.

A sua loja é diferente das outras

Mesmo que você faça parte de uma rede e atue no mesmo estado ou cidade de outros membros do grupo, cada loja tem suas exclusividades, principalmente por conta do tamanho da loja e do espaço do ponto comercial para a exposição de medicamentos na farmácia. Você pode se orientar por outras lojas, mas jamais tente copiar um layout de exposição e aplicá-lo na sua farmácia.

Lembre-se: quem copia o concorrente sempre vai estar para trás. Tenha a sua estratégia, faça o seu planejamento e monte o seu projeto. Uma meta bem definida com um plano de negócio assertivo certamente te trará bons resultados.

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Comentários

  • ALEISSANDRA MARIA says:

    Estou adorando as publicações, estou aprendendo muitas coisas interessantes e colocando em prática na minha farmacia.