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Posição dos Produtos na Farmácia
Posição dos Produtos na Farmácia

Publicado por Marketing Farmarcas • 17 de agosto de 2017

Saiba como posicionar os produtos e aumentar as vendas da sua farmácia!

Planejar onde os produtos serão posicionados no ponto de venda faz toda a diferença na hora de chamar a atenção dos clientes. Veja como!

A organização dentro de uma drogaria é um fator fundamental para garantir o sucesso do empreendimento. Isso se aplica não apenas na gestão do negócio, mas na estrutura que ele segue e que impacta diretamente nas vendas.

Pensando nisso, é extremamente importante saber como posicionar os produtos na farmácia, uma vez que isso pode influenciar e facilitar a escolha deles por parte dos clientes.

Porque organizar os produtos faz a diferença?

Para o consumidor, é nítido quando uma loja está mal organizada. Além de dificultar sua locomoção, expor os produtos de maneira confusa impede que ele encontre o que procura.

Existem algumas formas de chamar a atenção dos clientes e, consequentemente, vender ainda mais. Quer saber como? Então confira algumas dicas que preparamos para posicionar os itens corretamente na farmácia!

Avalie com cuidado o espaço disponível

Entender o tamanho da sua loja vai facilitar o planejamento para expor os produtos da forma correta. Se o espaço for muito limitado, é preferível colocar apenas uma gôndola no centro com um mix de produtos.

Entendendo a profundidade dos móveis

Produtos de baixo giro costumam não ocupar muito espaço, então vale a pena optar por gôndolas de pouca profundidade. Já para produtos de alto giro e que ocupam maior espaço, como as fraldas, utilize gôndolas de maior profundidade e cestões de ofertas.

Organizando a ponta de gôndola

A ponta de gôndola é um dos locais mais importantes dentro de uma drogaria. Isso porque ela é um ponto de passagem, ou seja, recebe um grande fluxo de pessoas e recebe muita atenção por parte do consumidor.

Ela é um local excelente para posicionar materiais de PDV com descontos especiais, como promoções, por exemplo. Entretanto, é preciso ficar atento ao giro destes produtos para não ser surpreendido com a falta deles no estoque.

Balcão para chamar a atenção dos clientes

Assim como a ponta de gôndola, o balcão também é uma região de grande movimentação dentro da farmácia. Uma dica é posicionar nele os itens em promoção ou que você tenha maior interesse em vender (como itens de marca própria, por exemplo).

Aproveite para utilizar os displays de divulgação de sua farmácia e chamar ainda mais a atenção e a curiosidade dos clientes.  A qualidade da comunicação é o que posiciona a farmácia perante o consumidor, portanto esse é o momento de caprichar no layout.

O cestão de ofertas pode melhorar as vendas na farmácia

Nesse lugar da farmácia utilize produtos de baixo custo, que satisfaçam necessidades momentâneas do cliente. Também é importante garantir que todos os produtos estejam precificados para facilitar a escolha do consumidor.

Saiba como posicionar os medicamentos

Existem diferentes tipos de medicamentos e cada um deles deve ser posicionado em locais específicos.

  • Medicamentos de tarja preta e uso controlado

Precisam ser posicionados em lugares de acesso restrito e, de preferência, sob a responsabilidade imediata do farmacêutico. A sugestão é coloca-los em um cômodo separado no fundo da loja e que possa ser constantemente vigiado.

  • Medicamentos com prescrição médica e sem retenção de receita

Também devem ser expostos no fundo da loja, atrás do balcão de atendimento e em gavetas ou prateleiras de acesso exclusivo dos funcionários.

  • Cosméticos, produtos de higiene pessoal e beleza

Podem ser distribuídos em gôndolas da loja, na altura do campo de visão dos clientes. Uma dica é organizar os produtos por gênero, como por exemplo, hidratantes de todas as marcas, desodorantes de todas as marcas, etc.

  • Boa forma e saúde

Itens como shakes, vitaminas, chás para emagrecimento, entre outros podem ser posicionados próximos à balança. Isso ajuda a influenciar a decisão das pessoas para compra-los.

Aproveite o checkout para fechar vendas

O checkout de uma farmácia é um excelente lugar para se colocar determinados produtos que o cliente não havia lembrado de levar. Em lojas menores, geralmente ficam juntos ao balcão de atendimento, porém também podem ser posicionados em um dos lados da farmácia.

Também existem modelos de layout que utilizam o formato ilha, onde o caixa fica no meio da loja. Lembre-se que todos os consumidores passam por ali, por isso aproveite esse local para fechar ainda mais vendas.

Planta de Zonas Quentes da Drogaria


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