Produtos na Gôndola
Produtos na Gôndola

Publicado por farmarcas • 11 de maio de 2017

Localização dos produtos na gôndola pode aumentar vendas na farmácia

Muitos donos de farmácia acreditam que colocar o mesmo produto em vários locais dentro da loja vai facilitar a compra e aumentar vendas na farmácia. Mas a realidade não é bem essa.

A falta de organização dos produtos nas gôndolas e a disposição desordenada em vários pontos da loja podem dificultar a localização e, inclusive, prejudicar as vendas.

Além da boa sinalização da seção e disposição das embalagens para facilitar a visualização, a disposição dos produtos também é fundamental para garantir uma boa experiência de compra. A correta localização pode seguir os seguintes critérios para aumentar vendas na farmácia:

Acima da cabeça

Os produtos colocados em locais altos, acima da altura da cabeça do cliente, representam 9% das vendas. Coloque nesta posição os produtos de pouca saída. Muitos deles ficam fora do alcance visual e das mãos dos clientes.

Altura dos olhos

Quando colocados na altura dos olhos, os produtos representam mais de 52% das vendas. Ao escolher quais itens incluir nessa área nobre das gôndolas, certifique-se que são mais rentáveis e têm maior saída.

Bom mix de produtos na farmácia é essencial para atender necessidades do cliente

Altura das mãos

Nesta localização o cliente tem mais facilidade em pegar os produtos. Por isso eles ocupam o segundo lugar em vendas em uma loja, respondendo por cerca de 26% do total. Produtos comprados por impulso são ideias para esta localização.

Conhecer os produtos é essencial para conquistar a confiança do cliente

Perto do chão

Os produtos situados na última prateleira, ao nível do chão, respondem por menos de 13% das vendas. Esse setor geralmente é constituído por artigos de baixo giro.

Lembre-se: o cliente quer facilidade na hora de consumir e isso inclui “encontrar o produto que ele quer rapidamente na gôndola”. Dê uma olhada em sua loja e circule como se fosse um cliente. Verifique se a localização dos produtos está de acordo com o nível de giro que ele representa nas vendas.

Entenda como o cestão de ofertas pode melhorar as vendas na farmácia
Quando você realizar alguma promoção, escolha a localização da prateleira que facilite a visualização do produto pelo cliente e boas vendas!
Os números e dados citados nessa postagem foram coletados do livro “Merchandising Farma”, de Regina Blessa, e a fonte da pesquisa é do espanhol Correo Farmacéutico.

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