Qual a diferença entre PBM e convênio de farmácia?

Muitos empresários do varejo farmacêutico não entendem a diferença entre PBM e convênio de farmácia. E isso pode prejudicar as vendas, pois a drogaria deixa de dar descontos aos consumidores em produtos de valores mais altos.

Saber a diferença entre PBM e convênio de farmácia é muito importante para fazer o planejamento da precificação da drogaria e orientar a equipe a comunicar os descontos aos consumidores.

Antes de mais nada, vamos entender os tipos de descontos que as drogarias podem oferecer aos consumidores:

Programas de Fidelidade

Os programas de fidelidade estão em alta no varejo farmacêutico. Muitas redes estão investindo nesse tipo de captação de clientes. Com a fidelidade o cliente consegue descontos em alguns produtos e, uma vez cadastrado, a chance de retornar à drogaria é maior. Isso pode aumentar a quantidade de visitas à loja, assim como o valor do ticket médio do consumidor.

Programas de fidelidade aumentam ticket médio em farmácias

Programas empresariais

Os programas empresariais nem sempre dão descontos em produtos, mas a vantagem é o desconto na folha de pagamento do cliente. É uma parceria com a empresa, que normalmente fica localizada próxima à farmácia, que permite que os colaboradores não paguem pelo produto no momento da compra.

Aplicativos para farmácia: resultado e acompanhamento do cliente

Dependendo da estratégia da drogaria, pode haver descontos nos produtos também, para estimular a compra de itens de higiene e beleza, por exemplo. Mas a vantagem é não precisar pagar pelo produto na hora.

Convênio Médico

Muitos planos de saúde também oferecem descontos para os consumidores na compra de produtos na farmácia. Ter esse tipo de parceria é importante para a drogaria, pois o consumidor busca o mesmo estabelecimento, já que sabe que consegue descontos naquela loja nos produtos que necessita.

PBM

O PBM (Programa de Benefício em Medicamentos) é um programa que oferece descontos em medicamentos, abrangendo tanto as variedades de produtos de marca quanto de genéricos. Os PBMs oferecem um conjunto de serviços para gerenciar o custo e a utilização de medicamentos, além de acompanhar a adesão ao tratamento medicamentoso por parte de pacientes com patologias crônicas.

Valor do desconto aumenta chance de fidelizar o consumidor

A drogaria que adere ao Programa de Benefícios em Medicamentos obtém descontos dos fabricantes de medicamentos e pode oferecer mais possibilidades aos clientes, o que consequentemente aumenta o número de vendas e fideliza o público, que continua comprando do mesmo estabelecimento.

Alguns PBM são pagos aos provedores, outros dependem apenas do cadastro. É importante entender quais laboratórios fazem parte de cada provedor ou programa e analisar as vendas dessas categorias de produtos na loja. Talvez sua farmácia poderia oferecer mais descontos e fidelizar mais clientes se obtivesse esse tipo de programa.

Qual a diferença entre PBM e convênio de farmácia?

Portanto, é muito importante saber a diferença entre as opções de programas de descontos para ter uma estratégia eficiente de descontos aos consumidores. Lembre-se que simplesmente oferecer descontos, sem um planejamento de precificação pode prejudicar a lucratividade da sua loja.

Oferecer descontos e preços baixos é essencial para se diferenciar dos concorrentes. Mas, além disso, o planejamento da estratégia é fundamental para não dar descontos além do necessário. É muito importante analisar a saída dos produtos e o comportamento do consumidor da sua drogaria.

Saiba o que fazer para melhorar as vendas da farmácia

Além disso, saber como os concorrentes atuam também pode auxiliar o seu negócio. Claro que a sua estratégia não deve se basear na concorrência, mas é recomendado estar sempre ciente de como as farmácias vizinhas estão trabalhando para não ser surpreendido.

A diferença entre PBM e convênio de farmácia está no que a sua drogaria pretende oferecer aos consumidores. Nem sempre oferecer todos os programas de PBM é válido, pois os produtos podem não ter uma saída suficiente para pagar a mensalidade de determinado provedor.

Por isso é muito importante saber analisar os indicadores da drogaria para ter um negócio eficiente. Entender o giro dos produtos por categoria é essencial para traçar estratégias de descontos e promoções. E os programas de fidelidade ou PBMs também devem fazer parte desse planejamento.

Lembre-se que dar descontos faz com que o consumidor se sinta cuidado pela farmácia e gera maior fidelidade. É preciso ter clareza que esse tipo de desconto não estimula a compra de remédios, mas sim permite maior acesso a produtos de alto custo, que muitas vezes estão vinculados a produtos de uso contínuo.

Gestão Financeira da Farmácia