Aplicativos para farmácia: resultado e acompanhamento do cliente
As novas tecnologias estão cada vez mais dominando o varejo farmacêutico. Os aplicativos para farmácia agora são muito utilizados para aproximar mais os consumidores das empresas.
Manter a sua marca na mente dos clientes é uma tarefa que necessita muito empenho. Bom atendimento e maiores descontos são premissas básicas para atuar no mercado farma. A alta competitividade levou à busca da fidelização, que também vai além de programas de fidelidade, tanto com a indústria (com PBMs), quanto com os consumidores, por meio dos cartões de fidelidade.
Comunicação via plataforma digital
Atualmente, o mundo digital é o principal meio de comunicação com o cliente final, seja via redes sociais ou por aplicativos para farmácia em smartphones. Os meios digitais agilizam o relacionamento com o consumidor, permitem o rastreamento do comportamento do cliente e, acima de tudo, do comportamento de compra na sua loja.
Um aplicativo de farmácias, além de facilitar a comunicação direta com o consumidor, também pode mostrar o que ele está comprando e com qual frequência essa compra acontece. Por exemplo, se o cliente compra um desodorante a cada 20 dias, é possível enviar comunicações para ele, lembrando que o desodorante está para acabar e talvez enviar uma oferta para incentivá-lo a ir à farmácia comprar um novo produto.
CRM ou Relacionamento com o Cliente da Farmácia
Hoje em dia muito se fala sobre CRM (Customer Relationship Management), em português, Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor). Saber analisar os dados e as informações é fundamental para segmentar ações de comunicação com clientes em específico para, cada vez mais, ser assertivo e alcançar as metas da farmácia.
Quanto mais específica for a sua ação, ou seja, quanto mais você conhecer o seu consumidor e conseguir segmentar para esse target, maiores serão as chances de sua campanha aumentar as vendas da sua farmácia.
Essa é a principal vantagem de trabalhar com CRM, pois é possível disponibilizar o produto certo para a pessoas que desejam comprá-lo, no momento em que elas querem comprá-lo.
Busca pela Inteligência Competitiva
Vale ressaltar que informação e dados são duas coisas diferentes. A informação está disponível em vários lugares. Mas para ter os dados é preciso saber analisá-los e, principalmente, conseguir trabalhá-los em benefício da empresa.
Ao conseguir fazer isso, a sua empresa gera mais inteligência competitiva, o que a coloca a frente das concorrentes, pois conhecerá o público e se aproximará cada vez mais dele, principalmente com a utilização dos aplicativos para farmácia. Só entendendo o mercado e os consumidores é que se consegue analisar riscos e oportunidades para tomar decisões mais conscientes para o seu negócio prosperar.
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