Saiba analisar a concorrência no varejo farmacêutico
Para prosperar no varejo farmacêutico é importante saber como analisar a concorrência de forma assertiva. Aprenda como fazer isso e tome as melhores decisões para o seu negócio.
Se você é empreendedor ou realiza a gestão de um negócio, sabe que analisar a concorrência é essencial, não é mesmo? Pois é, no varejo farmacêutico isso não é diferente e existem alguns fatores que podem te ajudar a estar sempre a frente dos seus concorrentes.
Hoje você vai descobrir como analisar o cenário em que a sua farmácia está inserida, conhecer estratégias para fidelizar clientes e, principalmente, definir um plano de ação para se destacar dos concorrentes.
Por que analisar a concorrência?
Quando você faz uma análise detalhada dos seus concorrentes na região, fica mais simples tomar decisões sobre o lançamento de um determinado produto, por exemplo. Além disso, ela te permite enxergar erros e evitar repetí-los dentro da sua farmácia.
Ao mesmo tempo, conhecer a concorrência também é uma forma de identificar tendências no varejo farmacêutico e entender as mudanças no comportamento do consumidor.
Analisando a concorrência no varejo farmacêutico
Existem algumas formas de analisar seus concorrentes no varejo farmacêutico. A primeira delas, é buscar dados e estatísticas em várias fontes de pesquisa. Porém, é sempre bom ficar atento quanto a veracidade das informações pesquisadas, mantendo as ações dentro da ética e da legalidade.
Identifique quem são os seus concorrentes
Antes de tudo, você deve saber quem concorre com a sua drogaria na região. Faça uma pesquisa e veja quem vende os mesmos produtos ou serviços parecidos com o da sua loja. Além de conhecer como divulgam as ofertas e promoções, precisa descobrir se os consumidores estão satisfeitos com os produtos e serviços do seu concorrente.
Observe as estratégias utilizadas na sua região
Se você quer analisar a concorrência e estar à frente no mercado, é extremamente importante observar o que as outras farmácias da sua região estão fazendo e de que forma o consumidor está reagindo.
Consulte fontes confiáveis
Muitos dados sobre as indústrias, distribuidores, consumidores e fornecedores podem ser obtidos em associações do setor, através da internet, e com os próprios representantes de vendas das empresas.
Faça a análise SWOT da loja
Por fim, mas não menos importante, faça a análise SWOT da farmácia. Em outras palavras, defina quais são as Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) dentro dela.
Realize planos de ação
Para prosperar no mercado farmacêutico você precisa analisar a concorrência e fazer seu negócio superar. Dessa forma, ao conhecer a estratégia de preço e promoção das outras farmácias, você poderá elaborar um plano de ação que atenda as necessidades do público que não está sendo atendido pelo concorrente.
Junto com isso, programe o que você poderá fazer sem comprometer o seu fluxo de caixa. Lembre-se que para alcançar bons resultados, tudo o que você for alterar ou implantar na sua farmácia, precisa estar alinhado com os objetivos do seu negócio.
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