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Programas de Fidelidade
Programas de Fidelidade

Publicado por Marketing Farmarcas • 27 de julho de 2017

Programas de fidelidade aumentam ticket médio em farmácias

Contar com programas de fidelidade pode aumentar ainda mais os resultados da sua farmácia. Descubra como!

 

Os programas de fidelidade em farmácias são muito comuns e contribuem diretamente para a retenção de clientes. Além de garantir uma relação ainda melhor com o consumidor, esse tipo de alternativa também valoriza aqueles que valorizam o seu estabelecimento.

Em um mercado tão competitivo, onde os preços são a principal razão para a decisão de compra e o reconhecimento da marca pelo consumidor, promover a fidelização é fundamental para garantir que o cliente retorne à farmácia.

 

Compreendendo o programa de fidelidade

 

Um conceito bastante famoso em marketing é o de que é mais fácil manter clientes do que conquistar novos consumidores. Isso acontece porque o esforço de trazer novos clientes e conseguir que eles comprem certamente é muito maior do que atender bem e oferecer o que uma pessoa já familiarizada com a loja e os funcionários busca na sua farmácia.

Neste cenário, programas de fidelização se consagraram como uma ótima estratégia de consolidação, aumento de marketing share na região da loja e, principalmente, no aumento do ticket médio de cada cliente.

 

Como implantá-lo na farmácia

 

Antes de tudo, é preciso definir como os clientes acumularão pontos dentro do programa de fidelidade. Entretanto, também é possível gratificar o consumidor com outros tipos de ações, como download de aplicativos, compartilhamento de conteúdos nas redes sociais, entre outros.

Além disso, também é essencial explicar o nome do programa, quais serão as recompensas, qual o valor dos pontos, de que forma eles podem ser acumulados e, finalmente, como eles serão resgatados.

Uma muito importante: mantenha seus clientes engajados. Elabore campanhas de marketing e aproveite as redes sociais para ganhar ainda mais tração para o seu programa de fidelidade. Lembre-se clientes satisfeitos, sempre irão indicar o seu estabelecimento para novos clientes.

Por fim, nunca deixe de manter um bom relacionamento com os clientes. Isso permite que você aproveite informações para enviar felicitações em datas importantes, como seu aniversário, Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outras,

 

Aumento do ticket médio

 

Os programas de fidelidade, além de proporcionarem o retorno dos clientes à farmácia, também elevam o gasto no momento da compra.

Isso acontece porque normalmente está relacionado a produtos de perfumaria e a medicamentos de venda livre ao consumidor, conceder descontos maiores nesses produtos faz com que o cliente leve mais produtos do que somente o que procurava quando entrou na loja. É uma decisão inconsciente, mas a possibilidade de ter mais descontos influencia na tomada de decisão e na escolha de mais produtos no momento da compra.

Além disso, o aumento do ticket médio também ocorre quando o valor agregado ao programa fidelidade é entregue ao cliente. Por exemplo, imaginando que a sua farmácia venda produtos para auxiliar em uma alimentação saudável. Nesse caso, uma dica é disponibilizar uma nutricionista para tirar dúvidas durante um ou dois dias. Isso faz toda a diferença!

 

 

Fidelizar o consumidor é fundamental. Com os programas de fidelidade, é possível traçar um perfil mais assertivos dos clientes, reforçar a sua marca, otimizar os resultados e se destacar da concorrência, tornando-se cada vez mais forte no mercado.

Por isso, aproveite para implantar um programa de fidelidade na sua farmácia e alavanque os resultados do seu negócio.

 

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