Publicado por Farmarcas • 1 de março de 2020

Por que gerenciar a farmácia por indicadores?

Se você quer ter sucesso no mercado, precisa gerenciar a farmácia por indicadores. Isso porque os resultados dependem de muito estudo e análise dos números do negócio.

Trabalhar duro no dia a dia da farmácia é muito importante, mas você também precisa ser analítico para traçar metas e corrigir possíveis distorções no caminho para o crescimento.

Quando você avalia o que se passa na rotina da loja, certamente irá perceber pontos para serem otimizados.

Tenha o controle do seu negócio

Gerenciar a farmácia por indicadores é fator essencial para ter o controle do seu negócio. Por exemplo, só é possível analisar o giro de medicamentos e a demanda de determinado produto se você tem domínio do que entra e sai com frequência.

Essa análise é fundamental para manter o estoque da farmácia saudável, efetuar boas compras e, principalmente, a lidar com a sazonalidade dos produtos.

Quando você consegue gerenciar a farmácia com a análise de indicadores, é possível:

  • Medir os resultados do negócio de forma estratégica

  • Mensurar vendas por categoria de produtos

  • Analisar despesas fixas e variáveis

  • Verificar estoque

  • Controlar despesas

  • Controlar fluxo de caixa

  • Agir rapidamente na causa raiz do problema

Para mensurar todos estes indicadores é necessária a implantação de um sistema de aferição em todas as esferas administrativas da drogaria. Busque fornecedores de softwares que possam adequar o produto às necessidades do seu negócio. Ter a assessoria de profissionais especializados na área também pode ajudar você a atingir os objetivos de crescimento com maior rapidez e consistência.

Artigos que podem interessar

Qual a diferença entre despesas fixas e variáveis na farmácia?

Entenda a importância de conhecer a tributação para farmácias

9 dicas para desenvolver a gestão financeira da farmácia com eficiência


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *