fbpx
localização estratégica
localização estratégica

Publicado por Felippe Lopes • 12 de fevereiro de 2024

Localização estratégica é essencial ao abrir uma farmácia

Realizar uma análise e definir a localização estratégica é fundamental para a abertura de uma nova farmácia. Acompanhe como fazer isso da melhor forma!

 

Ao abrir um novo ponto de venda, é muito importante saber como escolher o local. A localização estratégica para uma farmácia é um fator crucial para o sucesso do negócio. Isso porque, ela pode impactar diretamente no número de clientes, na visibilidade da loja e até mesmo na competitividade do mercado.

 

Pensando nisso, hoje traremos algumas dicas para te auxiliar durante esse processo, garantindo que o seu empreendimento tenha boas chances de sucesso desde o início. Quer saber mais? Então acompanhe abaixo!

 

Conheça o público-alvo da região

 

Já mencionamos aqui no blog o porque é preciso conhecer o público-alvo da região e isso vale para qualquer tipo de negócio. Porém, no caso de farmácias esse ponto é ainda mais importante.

 

Por isso, compreenda o perfil demográfico do seu cliente, como a idade, a renda, suas necessidades de saúde e, principalmente, as preferências culturais da região.

 

Avalie o potencial de crescimento

 

Outro fator que deve ser levado em consideração para garantir a melhor localização estratégica da sua loja, é o potencial de crescimento da região onde a farmácia será aberta. Investir em um local com uma ascensão robusta pode trazer benefícios no longo prazo.

 

Além de valorizar o seu imóvel, isso também garante que uma maior variedade de consumidores frequentem a sua loja.

 

Tenha em mente os custos

 

Sempre priorize o orçamento que você possui, considerando custos como aluguel (ou compra do espaço), aquisição de mobiliário, equipamentos, mix de produtos e a própria viabilidade do negócio.

 

Ao realizar uma análise detalhada dos custos envolvidos, é possível tomar decisões assertivas sobre a precificação de medicamentos, produtos e serviços. Dessa forma, você garante preços competitivos no mercado, enquanto cobre todas as despesas operacionais.

 

Veja a viabilidade de um estacionamento

 

Um estacionamento conveniente e acessível é um fator que pode influenciar diretamente na escolha dos consumidores em buscar produtos farmacêuticos. A comodidade de encontrar um local para estacionar próximo à farmácia torna a experiência do cliente mais agradável e conveniente, especialmente em áreas urbanas onde o estacionamento pode ser escasso.

 

A acessibilidade do estacionamento também é fundamental para atrair idosos, pessoas com mobilidade reduzida e clientes que precisam de atendimento emergencial.

 

Opte por um local seguro

 

A escolha de uma área com baixos índices de criminalidade é um passo essencial na criação de um ambiente seguro. A segurança também desempenha um papel crucial na proteção dos produtos farmacêuticos, que muitas vezes são alvos de furtos.

 

Garantir a integridade desses produtos não apenas evita prejuízos financeiros, mas também preserva a confiança dos clientes na qualidade e segurança dos medicamentos adquiridos.

 

Avalie a possibilidade de parcerias na região

 

Explorar oportunidades de estabelecer parcerias com outros estabelecimentos locais, como clínicas médicas, academias ou supermercados, é uma estratégia muito inteligente para impulsionar o fluxo de clientes da sua farmácia.

 

Ao colaborar com clínicas médicas, por exemplo, a farmácia pode fortalecer sua posição como referência para que os clientes comprem medicamentos prescritos. Inclusive, isso promove uma relação de confiança com os pacientes e atrai um público ainda mais amplo.

 

Analise quem são os seus concorrentes

 

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de se atentar a concorrência da região. Ela é essencial e proporciona informações valiosas para o planejamento e operação eficaz de uma farmácia.

 

Além disso, conhecer os seus concorrentes também ajuda a minimizar riscos e a maximizar as oportunidades no mercado local.

 

Gostou dessas dicas? Listamos abaixo alguns outros temas que podem ser úteis para a gestão da sua farmácia e elaboração de estratégias assertivas. Confira:

 


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *