Localização estratégica é essencial ao abrir uma farmácia
Realizar uma análise e definir a localização estratégica é fundamental para a abertura de uma nova farmácia. Acompanhe como fazer isso da melhor forma!
Ao abrir um novo ponto de venda, é muito importante saber como escolher o local. A localização estratégica para uma farmácia é um fator crucial para o sucesso do negócio. Isso porque, ela pode impactar diretamente no número de clientes, na visibilidade da loja e até mesmo na competitividade do mercado.
Pensando nisso, hoje traremos algumas dicas para te auxiliar durante esse processo, garantindo que o seu empreendimento tenha boas chances de sucesso desde o início. Quer saber mais? Então acompanhe abaixo!
Conheça o público-alvo da região
Já mencionamos aqui no blog o porque é preciso conhecer o público-alvo da região e isso vale para qualquer tipo de negócio. Porém, no caso de farmácias esse ponto é ainda mais importante.
Por isso, compreenda o perfil demográfico do seu cliente, como a idade, a renda, suas necessidades de saúde e, principalmente, as preferências culturais da região.
Avalie o potencial de crescimento
Outro fator que deve ser levado em consideração para garantir a melhor localização estratégica da sua loja, é o potencial de crescimento da região onde a farmácia será aberta. Investir em um local com uma ascensão robusta pode trazer benefícios no longo prazo.
Além de valorizar o seu imóvel, isso também garante que uma maior variedade de consumidores frequentem a sua loja.
Tenha em mente os custos
Sempre priorize o orçamento que você possui, considerando custos como aluguel (ou compra do espaço), aquisição de mobiliário, equipamentos, mix de produtos e a própria viabilidade do negócio.
Ao realizar uma análise detalhada dos custos envolvidos, é possível tomar decisões assertivas sobre a precificação de medicamentos, produtos e serviços. Dessa forma, você garante preços competitivos no mercado, enquanto cobre todas as despesas operacionais.
Veja a viabilidade de um estacionamento
Um estacionamento conveniente e acessível é um fator que pode influenciar diretamente na escolha dos consumidores em buscar produtos farmacêuticos. A comodidade de encontrar um local para estacionar próximo à farmácia torna a experiência do cliente mais agradável e conveniente, especialmente em áreas urbanas onde o estacionamento pode ser escasso.
A acessibilidade do estacionamento também é fundamental para atrair idosos, pessoas com mobilidade reduzida e clientes que precisam de atendimento emergencial.
Opte por um local seguro
A escolha de uma área com baixos índices de criminalidade é um passo essencial na criação de um ambiente seguro. A segurança também desempenha um papel crucial na proteção dos produtos farmacêuticos, que muitas vezes são alvos de furtos.
Garantir a integridade desses produtos não apenas evita prejuízos financeiros, mas também preserva a confiança dos clientes na qualidade e segurança dos medicamentos adquiridos.
Avalie a possibilidade de parcerias na região
Explorar oportunidades de estabelecer parcerias com outros estabelecimentos locais, como clínicas médicas, academias ou supermercados, é uma estratégia muito inteligente para impulsionar o fluxo de clientes da sua farmácia.
Ao colaborar com clínicas médicas, por exemplo, a farmácia pode fortalecer sua posição como referência para que os clientes comprem medicamentos prescritos. Inclusive, isso promove uma relação de confiança com os pacientes e atrai um público ainda mais amplo.
Analise quem são os seus concorrentes
Por fim, mas não menos importante, lembre-se de se atentar a concorrência da região. Ela é essencial e proporciona informações valiosas para o planejamento e operação eficaz de uma farmácia.
Além disso, conhecer os seus concorrentes também ajuda a minimizar riscos e a maximizar as oportunidades no mercado local.
Gostou dessas dicas? Listamos abaixo alguns outros temas que podem ser úteis para a gestão da sua farmácia e elaboração de estratégias assertivas. Confira:
- RDC: mantenha sua farmácia em conformidade com a legislação
- Mídias sociais: como posicionar sua farmácia
- E-commerce de farmácia e a modernização da saúde