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Publicado por Jennifer Cruz • 8 de janeiro de 2024

Mídias sociais: como posicionar sua farmácia

Aumente o nível de relevância da sua farmácia mantendo uma presença ativa nas mídias sociais

 

As mídias sociais proporcionam uma excelente oportunidade de negócio, tendo em vista que a nossa sociedade tem se tornado cada vez mais digital e conectada.

 

A utilização dessa ferramenta possibilita que sua farmácia se envolva com os clientes, promova produtos e serviços, além de fornecer informações sobre saúde e bem-estar.

 

Explore o conteúdo que preparamos e descubra como construir uma marca sólida nos meios digitais.

 

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A influência dos canais digitais

 

A consolidação da tecnologia e do consequente uso das mídias sociais é incontestável.

 

O Brasil se destaca no consumo de telas, entre celulares e computadores, sendo o maior tempo de uso para as mídias sociais.

 

Segundo um levantamento da Electronics Hub, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking, com um tempo médio de tela de nove horas.

 

O uso de smartphones teve um crescimento significativo de 45% no país entre 2019 e 2021.

 

É de extrema importância manter um olhar estratégico para o seu negócio, em busca de potencializar sua comunicação a fim de manter um alinhamento estratégico da marca com o meio digital.

 

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Tornando sua presença ativa nas mídias sociais

 

Uma abordagem estratégica é o primeiro passo para alcançar uma presença ativa da sua marca nos meios digitais.

 

Para te auxiliar nesse processo, listamos um passo a passo detalhado para que você construa sua presença online de maneira assertiva e eficaz:

 

Defina objetivos claros e mensuráveis

Primeiramente, é necessário estabelecer metas específicas. Portanto, pense: qual a necessidade principal para sua marca crescer?

 

Esses objetivos podem incluir aumentar a conscientização da marca, gerar leads, impulsionar as vendas ou fortalecer o engajamento.

 

Se, por exemplo, o objetivo for aumentar o engajamento, defina métricas como número de curtidas, comentários e compartilhamentos mensuráveis em um determinado período.

 

Identifique seu público-alvo e escolha as plataformas adequadas

Quando falamos em mídias sociais, as possibilidades podem ser inúmeras, além das redes que são as mais utilizadas, como Instagram, Facebook, Tik Tok, Twitter, WhatsApp.

 

Também podemos citar as mais diversas mídias sociais como grandes oportunidades de negócios, dentre elas estão: Google Meu Negócio, Google Shopping, LinkedIn, Sites, Blogs, Podcasts, Telegram, YouTube, Google ADS e muito mais.

 

É imprescindível conhecer sua audiência, pesquisar e identificar as características demográficas, interesses e comportamentos online do seu público-alvo, para que você possa fazer uma escolha assertiva de em qual rede estar presente e atingir o seu público de maneira efetiva.

 

Planeje um calendário de conteúdo relevante

Desenvolva um plano de conteúdo consistente e valioso. Isso pode incluir postagens regulares, curiosidades, dicas de cuidado e bem-estar, vídeos, e até mesmo colaborações.

 

Mantenha a consistência para manter a audiência interessada e engajada ao longo do tempo, por exemplo, poste ao menos três vezes por semana, alternando entre conteúdo educacional, promocional e interativo.

 

Utilize estratégias de engajamento, como promoções e concursos

Uma ótima estratégia de engajamento para despertar o desejo e interesse do seu público é a realização de promoções e concursos.

 

Como por exemplo, utilize suas mídias sociais para realizar um concurso de fotos relacionadas a um determinado produto ou serviço, incentivando seus seguidores a compartilharem esse conteúdo.

 

É importante que os prêmios ofertados sejam atraentes para incentivar esse público a participar de forma ativa.

 

Faça a análise dos resultados para definir estratégias

Por fim, é primordial que seja realizado o monitoramento do desempenho de todas essas ações.

 

Faça  análises para avaliar o alcance, o engajamento e o impacto das suas ações. Com base nos dados, ajuste sua estratégia para otimizar o desempenho.

 

Caso nessas análises perceba, por exemplo, um aumento no engajamento durante promoções, considere incorporar mais dessas iniciativas em suas estratégias.

 

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Consolidando sua marca nas mídias sociais

 

É sabido que as plataformas digitais de marcas e empresas se tornaram mais que simples canais de divulgação de produtos.

 

Nesse sentido, podemos utilizar as mídias sociais como um canal de atendimento para criar um relacionamento de maior proximidade com seu público, com a finalidade de posicionar sua farmácia.

 

Esse estreitamento da relação com seus clientes, consequentemente trará um crescimento expressivo resultando em mais vendas para sua loja.

 

Só para ilustrar, na América Latina, o Brasil é o país que mais consome mídias sociais, o que mostra uma grande oportunidade de negócio.

 

O atendimento nas plataformas digitais é conhecido como SAC 2.0, essa ferramenta é mais rápida, ágil e dinâmica que outros canais de atendimento.

 

Além disso, você tem a oportunidade de:

 

I. Aprimorar a experiência do cliente no pré e pós-venda;

II. Simplificar a comunicação entre o cliente e a empresa;

III. Melhorar a comunicação e compreender mais sobre o perfil, preferências e expectativas dos consumidores;

IV. Tornar a imagem da sua marca mais positiva no mercado;

V. Promover a sua marca, produtos e serviços.

 

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Temas relevantes para as redes sociais da sua marca

 

Ao adotar uma abordagem estratégica nas mídias sociais, as farmácias podem melhorar sua presença online.

 

Isso ocorre por meio da construção de relacionamentos sólidos com os clientes, aumentando assim a conscientização sobre seus produtos e serviços.

 

Ademais, listamos alguns tópicos, para além do atendimento ao consumidor que são de extrema relevância para as redes sociais da sua farmácia:

 

Informação sobre saúde e bem-estar

As farmácias podem usar suas mídias sociais para compartilhar informações relevantes sobre saúde, prevenção de doenças, estilo de vida saudável e bem-estar.

 

Em parceria com especialistas da área, é interessante trazer conteúdos educacionais com dicas de saúde, notícias sobre medicamentos e conselhos farmacêuticos.

 

Promoção de produtos e serviços

Utilize a plataforma para promover produtos e serviços, como produtos de cuidados pessoais, suplementos vitamínicos e serviços farmacêuticos.

 

As redes sociais também são uma ótima oportunidade para disponibilizar ofertas especiais, descontos e programas de fidelidade.

 

Construção de comunidade

A criação de uma comunidade online em torno da farmácia pode fortalecer os laços com os clientes. Isso pode incluir grupos, fóruns ou chats onde os clientes compartilham experiências e conselhos relacionados à saúde.

 

Eventos online, como transmissões ao vivo sobre tópicos de saúde, também podem ser uma boa alternativa.

 

Conteúdos informativos

Vídeos informativos, infográficos e posts educativos podem ser compartilhados para esclarecer as dúvidas mais comuns.

 

Entretanto, é importante frisar que não é permitido a realização de postagens de medicamentos ou imagens simulando seu uso dentro das mídias sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp), pois a Anvisa e a Meta restringem posts dessa categoria.

 

Se o usuário não seguir as regras determinadas, ele pode ter sua conta banida, bloqueada ou receber outra penalidade determinada pela Meta por um período específico.

 

Campanhas de conscientização

Participar de campanhas de conscientização sobre saúde e questões farmacêuticas pode trazer destaque para sua farmácia, se consolidando como uma organização engajada e socialmente responsável.

 

Campanhas sazonais, como vacinação contra a gripe, podem ser promovidas nas redes sociais.

 

Ações de estratégias sazonais

Uma grande oportunidade de ação estratégica é utilizar períodos sazonais para criação de conteúdo, por exemplo:

 

• Primavera:

Exercícios ao ar livre para aproveitar a primavera e melhorar a saúde;

Alimentos sazonais para promover a saúde nesta estação.

 

• Verão:

Dicas de como manter a pele hidratada;

Importância do uso do protetor solar.

 

• Outono:

Alimentos ricos em nutrientes para fortalecer o sistema imunológico no outono;

Exercícios de fortalecimento para preparar o corpo para o inverno.

 

• Inverno:

Riscos de banhos em alta temperatura;

Como cuidar dos cabelos com as baixas temperaturas.

 

• Datas Comemorativas:

Cuidados com a saúde da mulher: informações no Dia Internacional da Mulher;

Atividades para promover a saúde mental no Dia Mundial da Saúde Mental;

A importância da prevenção em datas como o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

 

Acompanhamento de tendências

As mídias sociais permitem o monitoramento de tendências de mercado, compreendendo as necessidades dos clientes e obtendo feedbacks em tempo real.

 

A análise de dados dessas interações pode orientar estratégias futuras, sempre mantendo o alinhamento com a persona e critérios do seu negócio, sem interferir nos valores da marca.

 

Conformidade com regulamentações

É importante que a sua farmácia esteja seguindo as regulamentações relacionadas à promoção de produtos farmacêuticos.

 

Pontuando que, por lei, é proibida a veiculação de propagandas de medicamentos e leites formulados.

 

Como manter a marca presente nas mídias sociais

 

Definitivamente, todos os passos dentro de um canal digital envolvem estratégias para manter sua marca ativa.

 

Mesmo com a implementação de todas as ideias e processos que mostramos aqui, é essencial manter uma comunicação aberta e próxima com o seu público.

 

Dessa forma, você fará com que a sua marca seja sempre lembrada pelos seus consumidores. Pensando nisso, siga as seguintes dicas:

 

Responda os comentários e mensagens de maneira ágil

Estabeleça uma política de respostas rápidas, para que os seus seguidores se sintam valorizados e ouvidos.

 

Se necessário, faça a padronização do seu atendimento, com as principais dúvidas dos clientes, para que essas respostas estejam sempre com fácil acesso aos atendentes.

 

Entretanto, mantenha o atendimento autêntico e personalizado, por exemplo, inserindo o nome do cliente ou tirando uma dúvida específica, isso mostra que a sua farmácia está atenta às necessidades e preocupações dos seguidores.

 

Compartilhe informações úteis sobre saúde e bem-estar

Desenvolva um calendário de conteúdo com temas relevantes para a saúde, destacando informações importantes, dicas de bem-estar e notícias relacionadas à farmácia.

 

Utilizar vídeos para tornar o conteúdo mais envolvente e fácil de entender, pode ser uma boa estratégia.

 

Incentive a participação dos seguidores, através das ferramentas das redes sociais, pedindo dúvidas e sugestões para futuros conteúdos.

 

Traga humanidade para o meio digital, compartilhe histórias e experiências

Apresentar a equipe da sua farmácia, compartilhando perfis e bastidores do dia a dia é uma ótima tática para humanizar seu perfil no meio digital.

 

Você também pode contar histórias de clientes que tenham se beneficiado de algum serviço ou produto da sua loja.

 

Uma outra boa opção é mostrar os eventos da comunidade ou iniciativas sociais apoiadas pela farmácia, demostrando o engajamento e compromisso com a comunidade local.

 

Acompanhe as tendências para se manter relevante

Esteja sempre atento as atualizações nos algoritmos das plataformas sociais para otimizar o alcance orgânico.

 

Portanto, monitore as tendências de hashtags e esteja dentro dos principais e mais relevantes assuntos para a área da saúde.

 

Mantenha-se atualizado sobre as mudanças nas políticas de publicidade e utilize estratégias pagas de maneira eficaz para alcançar um público mais amplo.

 

Em síntese, um dos pontos fundamentais para uma presença ativa da sua marca nas mídias digitais, é a consistência, lembre-se daquele ditado “quem não é visto, não é lembrado”.

 

Entretanto, é necessário um estudo aprofundado sobre a persona da sua marca e seu público-alvo, a fim de trazer para os seus seguidores um conteúdo assertivo e que converta.

 

Não se esqueça de se atentar as métricas dos resultados das ações para analisar quando for necessário adaptar suas estratégias de mídia.

 

Leve sempre em consideração o feedback dos seus clientes e seguidores, para garantir que suas estratégias e conteúdos estejam atendendo as expectativas da sua comunidade online.

 

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