E-commerce de farmácia e a modernização da saúde
Explorando a jornada digital que o e-commerce de farmácia oferece para a saúde
O progresso da tecnologia trouxe consigo uma revolução no setor farmacêutico, impulsionando a ascensão do e-commerce de farmácia.
A primeira vista, essa transição para o digital apresenta um leque de benefícios para as farmácias, desde ampliar o alcance de seus produtos até aprimorar a experiência do cliente.
Descubra como essa transição revoluciona a experiência farmacêutica!
Comodidade e acessibilidade à saúde
Antes de tudo, a mudança do setor farmacêutico para o universo digital é evidente e o e-commerce de farmácia surge como protagonista nesse cenário.
Essa ferramenta surge com grande potencial para impulsionar e alavancar as vendas da sua farmácia, elevando a experiência de compra do cliente para um novo nível.
Quando o e-commerce de farmácia surgiu e cresceu de maneira inesperada, ele gerou uma grande e necessária transformação, principalmente quando falamos de acessibilidade à saúde.
Podemos dizer que globalização é a palavra-chave desse processo, já que a inserção das farmácias no universo digital trouxe acessibilidade coletiva e comodidade na aquisição de medicamentos.
A integração do e-commerce de farmácia ao dia a dia dos consumidores proporciona uma alternativa prática e segura para a obtenção de diversos produtos que podem ser encontrados na farmácia.
Transformando o atendimento através do e-commerce de farmácia
No cenário digital, o e-commerce de farmácia destaca-se pela capacidade de oferecer uma experiência personalizada aos clientes.
Esse artifício não é apenas uma adaptação à era digital, mas sim uma estratégia para otimizar e ampliar a presença da sua farmácia no mercado.
O e-commerce de farmácia permite que o seu negócio alcance novos horizontes e proporcione serviços farmacêuticos de qualidade, fortalecendo a conexão digital com os consumidores.
Dessa maneira, sua farmácia não apenas eleva a eficiência operacional, mas também contribui para uma sociedade mais conectada e com maior acessibilidade a saúde.
No Brasil, o e-commerce de farmácia é uma poderosa ferramenta de estratégia, já que o país está entre os 10 maiores consumidores de produtos farmacêuticos do mundo.
Segundo dados do MCC-ENET – plataforma de indicadores de vendas e faturamento do comércio online no país -, produtos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos representam 7% do market share do comércio online do país.
Com esses dados em mãos, é importante se atentar para não limitar as vendas da sua loja online apenas a medicamentos. Expanda sua oferta de produtos, oferecendo:
I. Medicamentos que não precisam de receita;
II. Suplementos e manipulados;
III. Cosméticos;
IV. Perfumaria;
V. Artigos de higiene pessoal;
VI. Alimentos com registro na ANVISA.
Por fim, é de suma importância que a sua loja esteja cumprindo as exigências do artigo 52 da RDC nº44/09 para atuar online no varejo farmacêutico, como:
Possuir uma loja física
Seu e-commerce de farmácia só pode existir no universo online, caso seu negócio conte com uma loja física e com um endereço devidamente autorizado e inspecionado pelas autoridades competentes.
Farmacêutico responsável
É imprescindível que ele esteja presente 100% do tempo e realize a liberação dos medicamentos.
Canal de atendimento
É necessário a presença ativa de um profissional autorizado para sanar as dúvidas dos seus clientes.
Registro online
Seu e-commerce de farmácia precisa ter um domínio “.com.br”
Informações obrigatórias
Sua loja virtual, obrigatoriamente, deve conter as informações de: razão social (ou nome fantasia), CNPJ, dados de contato, endereço da loja física, dados do farmacêutico responsável, autorização emitida pela Anvisa, mensagens de alerta e recomendações sanitárias (determinadas pela Anvisa), endereço e horário de funcionamento.
O e-commerce de farmácia não é apenas uma evolução, mas uma revolução na entrega de serviços farmacêuticos.
Ao integrar essa plataforma, as farmácias não apenas atendem às expectativas modernas, mas também promovem uma saúde mais acessível e personalizada.