fbpx
e-commerce de farmácia
e-commerce de farmácia

Publicado por Jennifer Cruz • 4 de dezembro de 2023

E-commerce de farmácia e a modernização da saúde

Explorando a jornada digital que o e-commerce de farmácia oferece para a saúde

 

O progresso da tecnologia trouxe consigo uma revolução no setor farmacêutico, impulsionando a ascensão do e-commerce de farmácia.

 

A primeira vista, essa transição para o digital apresenta um leque de benefícios para as farmácias, desde ampliar o alcance de seus produtos até aprimorar a experiência do cliente.

 

Descubra como essa transição revoluciona a experiência farmacêutica!

 

e-commerce de farmácia

 

Comodidade e acessibilidade à saúde

 

Antes de tudo, a mudança do setor farmacêutico para o universo digital é evidente e o e-commerce de farmácia surge como protagonista nesse cenário.

 

Essa ferramenta surge com grande potencial para impulsionar e alavancar as vendas da sua farmácia, elevando a experiência de compra do cliente para um novo nível.

 

Quando o e-commerce de farmácia surgiu e cresceu de maneira inesperada, ele gerou uma grande e  necessária transformação, principalmente quando falamos de acessibilidade à saúde.

 

Podemos dizer que globalização é a palavra-chave desse processo, já que a inserção das farmácias no universo digital trouxe acessibilidade coletiva e comodidade na aquisição de medicamentos.

 

A integração do e-commerce de farmácia ao dia a dia dos consumidores proporciona uma alternativa prática e segura para a obtenção de diversos produtos que podem ser encontrados na farmácia.

 

e-commerce de farmácia

 

Transformando o atendimento através do e-commerce de farmácia

 

No cenário digital, o e-commerce de farmácia destaca-se pela capacidade de oferecer uma experiência personalizada aos clientes.

 

Esse artifício não é apenas uma adaptação à era digital, mas sim uma estratégia para otimizar e ampliar a presença da sua farmácia no mercado.

 

O e-commerce de farmácia permite que o seu negócio alcance novos horizontes e proporcione serviços farmacêuticos de qualidade, fortalecendo a conexão digital com os consumidores.

 

Dessa maneira, sua farmácia não apenas eleva a eficiência operacional, mas também contribui para uma sociedade mais conectada e com maior acessibilidade a saúde.

 

No Brasil, o e-commerce de farmácia é uma poderosa ferramenta de estratégia, já que o país está entre os 10 maiores consumidores de produtos farmacêuticos do mundo.

 

Segundo dados do MCC-ENET – plataforma de indicadores de vendas e faturamento do comércio online no país -, produtos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos representam 7% do market share do comércio online do país.

 

Com esses dados em mãos, é importante se atentar para não limitar as vendas da sua loja online apenas a medicamentos. Expanda sua oferta de produtos, oferecendo:

 

I. Medicamentos que não precisam de receita;

II. Suplementos e manipulados;

III. Cosméticos;

IV. Perfumaria;

V. Artigos de higiene pessoal;

VI. Alimentos com registro na ANVISA.

 

e-commerce de farmácia

 

Por fim, é de suma importância que a sua loja esteja cumprindo as exigências do artigo 52 da RDC nº44/09 para atuar online no varejo farmacêutico, como:

 

Possuir uma loja física

Seu e-commerce de farmácia só pode existir no universo online, caso seu negócio conte com uma loja física e com um endereço devidamente autorizado e inspecionado pelas autoridades competentes.

 

Farmacêutico responsável

É imprescindível que ele esteja presente 100% do tempo e realize a liberação dos medicamentos.

 

Canal de atendimento

É necessário a presença ativa de um profissional autorizado para sanar as dúvidas dos seus clientes.

 

Registro online

Seu e-commerce de farmácia precisa ter um domínio “.com.br”

 

Informações obrigatórias

Sua loja virtual, obrigatoriamente, deve conter as informações de: razão social (ou nome fantasia), CNPJ, dados de contato, endereço da loja física, dados do farmacêutico responsável, autorização emitida pela Anvisa, mensagens de alerta e recomendações sanitárias (determinadas pela Anvisa), endereço e horário de funcionamento.

 

O e-commerce de farmácia não é apenas uma evolução, mas uma revolução na entrega de serviços farmacêuticos.

 

Ao integrar essa plataforma, as farmácias não apenas atendem às expectativas modernas, mas também promovem uma saúde mais acessível e personalizada.

 


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *