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Por dentro da área de padronização da Farmarcas
Por dentro da área de padronização da Farmarcas

Publicado por Felippe Lopes • 19 de janeiro de 2023

Por dentro da área de padronização da Farmarcas

Saiba como o departamento de padronização tem sido fundamental para o sucesso das lojas associadas à Farmarcas!

 

 

Antes mesmo de carregar o nome Farmarcas, quando a empresa ainda se chamava Ultra Popular, sempre houve um enorme cuidado em garantir que a padronização das lojas estivesse devidamente alinhada. Para atuar nessa frente, foi necessária a criação de um departamento específico dentro do marketing da Farmarcas: a área de padronização.

 

 

Chegou a hora de descobrir tudo que ela abrange. Confira abaixo!

 

A importância de padronizar processos

 

 

Quando falamos das lojas associadas à Farmarcas, estamos falando do mais alto nível de padronização. Todos os materiais produzidos são norteados por uma identidade visual única.

 

 

Primeiramente, é preciso destacar que esse planejamento estratégico não se limita apenas ao logotipo , mas também é responsável por apresentar as redes ao público, assim como os produtos e os serviços que elas oferecem.

 

 

Dentro da padronização, podemos destacar aspectos como a tipografia, as cores e os símbolos utilizados na comunicação e dos materiais institucionais.

 

 

 

 

O departamento de padronização da Farmarcas

 

 

Dentro da Farmarcas, o Departamento de Padronização possui uma atuação estratégica nas lojas associadas. Cada rede possui uma layoutização personalizada e estruturada para refletir a identidade da loja.

 

 

Os processos da área podem ser classificados em três frentes:

 

 

1) Definição do padrão das lojas

 

 

Antes de tudo, o primeiro objetivo é garantir o padrão das lojas de cada uma das redes associadas. Isso vale para a identidade visual, o layout, os materiais gráficos, as artes de fachada e todas as principais características de cada uma.  todas as unidades, independente da região que elas estejam no país.

 

Inclusive, essa entrega é fundamental para que as lojas possuam uma comunicação bem definida, tanto no dia a dia, quanto em momentos específicos (inaugurações, ações sazonais, etc.).

 

 

2) Desenvolvimento dos modelos

 

 

Depois de definir as estratégias de comunicação visual e como elas serão realizadas, é o momento de definir a estrutura dos modelos de fachada.

 

Nesse sentido, existe uma equipe dentro do departamento que presta uma consultoria referente ao layout interno, indicando os locais onde os móveis ficarão, de que forma os produtos ficarão dispostos e como será feita a adesivação, por exemplo.

 

 

3) Garantir a aplicação do padrão

 

 

Por fim, a etapa final fica responsável por supervisionar para que essa padronização seja mantida e atualizada de acordo com as novas necessidades que surgirem.

 

Esse acompanhamento faz toda a diferença e é por meio dele que as novas lojas sejam reconhecidas pela sua identidade de rede, ganhando mais força na região.

 

 

 

 

O impacto da padronização na experiência do cliente

 

 

A visão do cliente possui um papel essencial para que o departamento de padronização possa ser continuamente melhorado. Seja por meio de sugestões dos associados ou novas solicitações, tudo é analisado com o objetivo de tornar a sua experiência ainda mais exclusiva.

 

 

A padronização também traz a tranquilidade de que, independentemente de qual loja da rede o cliente entrar, ele possa se sentir acolhido em um ambiente familiar, reconhecendo onde cada produto fica localizado.

 

 

Finalmente, é preciso falar que a padronização é o alicerce que diferencia as marcas populares entre os consumidores, de outras marcas que tentam imitar.

 

Inaugurando a loja 1000 da Ultra Popular

 

Entregar a milésima loja da Ultra Popular carrega consigo um significado especial, refletindo o propósito da marca, o empenho de todos os envolvidos, a dedicação aos resultados e, principalmente, a confiança do cliente.

 

Durante a inauguração, que aconteceu em Goiânia, o público presente pode vivenciar uma verdadeira  festa, repleta de alegria e que contou com inúmeras atrações. Além de pipoca, algodão doce, carro de som, “robô dançarino”, os preços baixos não podiam deixar de estar presentes.

 

Isso se refletiu nos resultados apresentados no grande dia. Foi registrado um faturamento de R$ 59.600,00.

 

 

 

 

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