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Publicado por Felippe Lopes • 3 de janeiro de 2023

Rebranding das redes associadas Farmarcas

Saiba como o processo de rebranding das redes associadas Farmarcas contribuíram para a evolução da comunicação e estratégia das marcas

 

Nos últimos anos, as redes associadas Farmarcas passaram por muitas evoluções. Nesse sentido, todas as mudanças foram impulsionadas pelas principais transformações e tendências do mercado. Esse fator, certamente, foi o principal responsável pelo crescimento das redes associadas ao 4º maior agrupamento do varejo farmacêutico.

 

Além de acompanhar as novidades do mercado, a Farmarcas está sempre atenta às mudanças no comportamento do consumidor para que os próximos passos tanto da empresa, quanto das redes associadas, sejam assertivos e gerem resultados concretos.

 

Desse modo, uma mudança que se mostrou necessária para a evolução de algumas marcas foi o rebranding das redes associadas, que contribuiu para aprimoramento não apenas da comunicação, mas também das estratégicas dessas bandeiras.

 

Diante do impacto e importância do rebranding, este artigo vai explicar melhor o processo como um todo, desde a identificação da necessidade de realizá-lo até o resultado. Continue a leitura e saiba mais!

 

Leia também: Acompanhe a evolução das farmácias associadas à Farmarcas

 

Entendendo o processo de rebranding das redes associadas Farmarcas

 

Antes de mais nada, é preciso entender de fato o que é o rebranding e, para isso, precisamos abordar o conceito de branding. Branding é o processo de gestão contínua de uma marca, ou seja, é responsável por desenvolver a percepção dos ideais de determinada empresa, assim como do que ela oferece e de seus valores.

 

Sendo assim, o processo de rebranding é a “mudança de marca” e acontece quando se percebe que a comunicação não está mais alinhada com o momento atual da marca ou do mercado. É importante saber que rebrandings são bastante complexos e devem ser apoiados em informações e estudos concretos para que sejam bem-sucedidos.

 

Dessa forma, o rebranding das redes associadas passou por diversas etapas, começando pela identificação da necessidade dessa mudança.

 

Identificando a necessidade de rebranding

 

Conforme dito anteriormente, a Farmarcas é uma empresa que está constantemente acompanhando o mercado, desde o movimento de concorrentes até as mudanças no comportamento de compra.

 

A partir disso, com tantas mudanças e transformações também acontecendo internamente, a Farmarcas sentiu a necessidade de passar por um processo de rebranding que, posteriormente, também chegou às redes associadas.

 

“Nem todas as marcas serão reformuladas, pois algumas já têm boas plataformas de marca, necessitando apenas de algumas atualizações.” afirmou o Gerente de Marketing da Farmarcas, Augusto Zavarelli, na edição 2022 da Revista Farmarcas.

 

Rebranding Entrefarma

A Entrefarma, rede associada Farmarcas, passou por um rebranding em 2021.

 

O processo de rebranding das redes associadas

 

Um ponto que vale a pena reforçar é que muito além do design, um bom trabalho de marca é focado em estratégia. Ou seja, as necessidades do negócio estão em primeiro lugar.

 

Nesse sentido, assim como no trabalho de rebranding da Farmarcas, o comportamento do consumidor, identidade de marca e os legados de cada rede foram analisados em conjunto. As mudanças mais evidentes nem sempre são visuais, mas o objetivo de manter uma unidade de comunicação em todos os sentidos é respeitado.

 

“Na verdade, já iniciamos um trabalho de mudança de marca nas três bandeiras populares. Os logotipos faziam sentido para aquele consumidor e para aquela categoria das lojas quando elas foram lançadas. Hoje, porém, as diferenças de conceito, layout, mix de produtos e apresentação entre as drogarias populares e convencionais é muito sutil. Isso quando existe alguma diferença!” explica Zavarelli.

 

Através de extensos processos, o rebranding das redes tem o associado no centro da discussão. Contudo, o público consumidor também é ouvido, assim como as lideranças das redes e as diretorias da Farmarcas.

 

Aproveite para saber mais e baixe o material gratuito sobre “Como utilizar a identidade visual para alcançar o sucesso da farmácia

 

O impacto do trabalho de rebranding

 

Para entender o resultado do processo de rebranding é preciso saber que cada marca tem a sua personalidade. No caso das redes associadas Farmarcas, o Designer de Branding, Lucas Matos, explica:

 

“Enquanto a Farmavale está muito ligada a atendimento, sendo ‘a farmácia do coração’, a Entrefarma é a farmácia dos amigos. A Ultra, por sua vez, se posiciona como a farmácia mais barata do Brasil, aquela que dá mais descontos. O público consegue distinguir as propostas. Algumas pessoas preferem a economia da Ultra, outras prezam pelo carinho da Farmavale ou pelo relacionamento da Entrefarma. Assim, conseguimos atingir diferentes mercados”.

 

Desse modo, podemos perceber que o trabalho de marca tem impactos positivos nos planos de expansão e crescimento das redes em novos territórios, transformando comunicações muito regionalizadas em posturas mais abrangentes.

 

Na edição 2022 da Revista Farmarcas, você encontra uma matéria completa sobre o rebranding das redes associadas. Clique aqui e confira!


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