Publicado por Marketing Farmarcas • 6 de novembro de 2020

Ações que podem alavancar as vendas da Farmácia na Black Friday

Aproveite a Black Friday para garantir vendas de sucesso e fidelizar muitos clientes.

O mês de novembro chegou e com ele, uma das épocas mais esperadas por diversos segmentos comerciais que desejam impulsionar suas vendas: a Black Friday!

Entender o comportamento do consumidor e investir em ações estratégicas assertivas, tem se mostrado um excelente caminho para quem busca melhorar o desempenho do seu negócio, inclusive no setor farmacêutico.

 

O que é a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e abre a temporada de compras natalinas no país. A data traz ofertas para os consumidores, com preços extremamente atrativos.

Aqui no Brasil, ela foi realizada pela primeira vez em 2010 e teve um início mais calmo, com foco nas vendas online. Atualmente tem crescido consideravelmente ano após ano, sendo 2019 o melhor de todos, com um crescimento de 23%.

 

Ações estratégicas de marketing

É possível investir em diferentes ações para ampliar as vendas da sua farmácia e aproveitar ainda mais a Black Friday. Dentre elas, podemos destacar:

 

Foco na equipe:

Segundo a Zendesk, 61% dos consumidores brasileiros afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.

Como sua  farmácia poderá ter uma grande movimentação durante essa data, sua equipe precisa estar muito bem preparada para atender os clientes com excelência. A experiência que o consumidor terá em seu PDV na Black Friday pode ser um fator determinante para o sucesso.

Além disso, o time também precisa ter conhecimento sobre os produtos oferecidos, as políticas da loja e como funcionam os descontos.

Organização do estoque:

Outro fator essencial para aproveitar os períodos de maior movimentação da loja. O ideal é que não sobrem, nem faltem itens;

Foco em promoções reais:

Jamais subestime a inteligência do consumidor, pois eles costumam acompanhar os preços. Procure investir em descontos reais;

Pós-venda de qualidade:

É importante lembrar que a venda não termina quando o cliente sai da farmácia. Manter o contato com o consumidor garante o retorno e a fidelização;

Organize sua vitrine:

Qualquer ponto de venda também têm um espaço de comunicação que ajuda muito a atrair vários clientes: a vitrine. Tanto no interior da loja quanto no mostruário, é importante que os artigos em oferta sejam expostos de forma clara.

Além de chamar a atenção das pessoas que passam pelo seu estabelecimento, a exibição dos itens também ajuda o cliente a identificar as promoções. Por ser um evento especial de vendas, vale até fazer um cartaz para incluir na fachada e outros materiais impressos que ajudem a aumentar as vendas.

 

Aproveite a Promoção Farmarcas

Por ser uma data única no ano e com descontos extremamente apelativos, a Black Friday é a oportunidade ideal que muitas pessoas esperam para comprar os produtos que desejaram ao longo do ano.

Se você é associado Farmarcas, aproveite esse momento para combinar as ações estratégicas da Black Friday junto com a Promoção Farmarcas. Lembre-se que o lucro em si, está atrelado ao consumo indireto.

Então invista em ofertas para produtos de perfumaria e outros não-medicamentos que o consumidor possa desejar e aumente suas chances de realizar mais vendas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Black Friday, seu impacto no comércio varejista e algumas estratégias para auxiliar nas vendas, vai ficar muito mais fácil vender!


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