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divulgar a farmácia
divulgar a farmácia

Publicado por Marketing Farmarcas • 16 de julho de 2020

Saiba como divulgar a farmácia e vender mais

Se você quer conquistar mais clientes e vender mais, precisa divulgar a farmácia. Quando falamos de divulgação da farmácia, você pode pensar apenas em mídias tradicionais, como jornais, outdoors e rádio.

Antes de executar qualquer ação de publicidade na drogaria, pesquise sobre as várias opções de materiais de marketing que existem e analise os tipos mais adequados para o seu negócio.

Dentro da farmácia, por exemplo, é possível instalar banners, displays, móbiles e adesivar paredes. Fora da loja, as paredes, fachada e a calçada podem receber peças de comunicação para atrair a atenção do cliente que passa em frente à farmácia.

Em todos os casos, é preciso cuidado para respeitar a legislação vigente e também evitar a poluição visual na loja. Busque materiais de comunicação visual com boa qualidade e fique atento para renová-los com frequência.

Além disso, todos as ações que você fizer para divulgar a farmácia, lembre-se de treinar a sua equipe e manter a qualidade no atendimento aos clientes. Assim, você alcançará mais facilmente os objetivos planejados.

Conheça os principais tipos de materiais para você divulgar a farmácia e vender mais:

 

Há diversos tipos de materiais de comunicação visual que podem ser usados tanto na parte interna como externa da farmácia. Separamos aqui os principais tipos de peças para você conhecer mais e utilizar nas suas estratégias de marketing:

 

» Adesivo

Podem ser feitos para aplicação em painéis, balcões, cestos, parede, etc. Outro recurso é o adesivo de chão, específico para aplicação no piso do PDV. Além disso, podem ser utilizados também para reforçar o serviço delivery no baú da moto.

» Banner

O banner pode servir para estampar o logo da sua marca e também para indicar as especificidades da ação (promoção, localização, objetivos, descontos). Cuidado ao posicionar o banner para manter a visibilidade dos produtos e chamar a atenção dos consumidores.

» Cubos promocionais

Os cubos são uma solução prática para compor a decoração de vitrines do ponto de venda. Podem também fazer parte de um pacote de trade oferecido com materiais promocionais por determinado fabricante ou marca.

» Testeira de Monitor

A testeira de monitor é um local que passa despercebido pelos empresários, mas é o que chamamos de ponto quente da farmácia. Todos os consumidores passam por esse ponto da drogaria, seja para falar com o balconista ou com o farmacêutico, ou para fazer o pagamento da compra. É um ótimo local para posicionar ações institucionais ou promoções.

» Totem

Muito utilizado pelos laboratórios quando têm um garoto ou garota propaganda famoso na ativação de um produto, é uma maneira diferente para destacar os produtos, marcas e imagens.

» Faixas de Gôndola

Permitem que os seus produtos sejam destacados a partir da personalização de uma área da gôndola dentro do PDV. O destaque nas gôndolas e prateleiras são diferenciais muito grandes que chamam a atenção dos consumidores para determinado produto. Lembre-se de adequar a comunicação de acordo com o perfil do consumidor de cada categoria da loja.

» Móbiles

São peças um pouco mais caras, mas permitem que sejam penduradas no teto e, assim, atraiam o olhar do público para a sua marca ou produto, bem como as ações dentro do espaço da drogaria. Muitas lojas utilizam o espaço aéreo da loja para posicionar as categorias e facilitar a localização do consumidor dentro da loja.

» Outdoor

Dentre as peças de ativação do ponto de venda, o outdoor é uma das mais conhecidas. Aqui é necessário ficar atento ao fluxo de pessoas na cidade para utilizar um outdoor que traga resultado para o seu negócio do varejo farmacêutico. A dica é divulgar uma ação promocional ou um diferencial da loja, como o cartão fidelidade ou um desconto específico em uma categoria de produtos, como o anticoncepcional, por exemplo.

» Jornal ou Revista

Pode ser uma mídia um pouco mais cara também, dependendo do tamanho do veículo que você deseja anunciar. Mas nesse tipo de mídia a recomendação é fazer anúncios institucionais ou uma promoção “fixa”, como fazemos com nossas lojas, a “xx-feira do Genérico”, por exemplo.

» Carro de Som ou Rádio local

Esse é um tipo de veiculação com um custo relativamente baixo para o empresário. Aqui o que acaba tendo um custo mais alto é a produção de áudio, caso a sua rede já não possua um material desse tipo. Porém, para diminuir o custo, é possível colocar um locutor falando no carro de som, que deve circular na região da farmácia e nos bairros próximos, conhecida como a região de atuação da farmácia.

 

Planejamento: primeiro passo para vender mais e prosperar

Todo tipo de divulgação necessita de planejamento e organização. Por isso, inclua essa primeira etapa na sua gestão se você quer divulgar a farmácia e vender mais.

Para usar uma mídia como outdoor, jornal ou revista, é preciso de tempo para negociar com o comercial da empresa, sem falar na antecedência do envio da arte.

Se você quer instalar uma peça promocional no seu ponto de venda, é preciso planejar o período em que a ação ocorrerá. Com base na data de início da ação, você deve planejar a confecção da peça junto ao seu fornecedor, assim como outros materiais como panfletos, anúncios e encartes.

O mix de peças vai depender do tipo de ação promocional que você quer fazer e a verba disponível para investir. Aproveite para melhorar o seu planejamento e desenvolva mais ações na sua farmácia para conquistar clientes da região onde você atua!

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