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A variedade de produtos na farmácia é um fator decisivo para ter um bom resultado nas vendas. O mix de produtos é um dos grandes diferenciais no layout interno da drogaria pois uma farmácia bem montada e com produtos diversificados atrai mais clientes.
A variedade de produtos na farmácia é um fator decisivo para ter um bom resultado nas vendas. O mix de produtos é um dos grandes diferenciais no layout interno da drogaria pois uma farmácia bem montada e com produtos diversificados atrai mais clientes.

Publicado por Marketing Farmarcas • 2 de outubro de 2019

Aumente suas vendas com mais variedade de produtos na farmácia

A variedade de produtos na farmácia é um fator decisivo para ter um bom resultado nas vendas. O mix de produtos é um dos grandes diferenciais no layout interno da drogaria pois uma farmácia bem montada e com produtos diversificados atrai mais clientes.
Além disso, ter uma boa variedade de produtos na farmácia oferece várias possibilidades de aumento de ticket médio do cliente, principalmente com os MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição) e a linha de perfumaria, higiene e beleza.
Ter seções específicas para expor os itens de perfumaria, com uma sinalização bem visível e atrativa, proporciona ao cliente uma ótima experiência de compra.

Quantidade de produtos

A quantidade de itens vendidos na farmácia deve ser sempre avaliada, principalmente com a utilização da Curva ABC da drogaria, pois é uma ferramenta importante para gerenciar o estoque da drogaria.

Veja um exemplo:

Se a venda é de apenas 2 unidades de determinado produto, às vezes vale ter pelo menos 5 unidades em estoque, pois pode ser que a farmácia não venda mais do que 2 ao mês por não ter o produto disponível.

Ruptura do estoque na farmácia

A ruptura de estoque é um dos principais fatores de decisão de mudança de loja por parte do consumidor. Se o cliente tem alguma dificuldade de encontrar o produto na drogaria, pode desistir da compra e buscar o concorrente mais próximo.

Por isso, é fundamental controlar o estoque e verificar constantemente os relatórios de vendas para determinar compras mais assertivas de estoque.

Mix atrativo de produtos

Para ter um bom mix é preciso compreender as preferências do público e a sazonalidade, atrelado a um estudo de demanda da farmácia. É preciso saber:

O que vendeu?
Quando vendeu?
Quanto vendeu?

Aumentar a variedade de produtos contribuirá com o aumento do faturamento da loja. Mas não basta colocar qualquer mercadoria à venda. É preciso saber quais os itens que atendem às necessidades dos clientes da farmácia.

Ter atenção também à sazonalidade é fundamental, pois traz economia na hora de adquirir produtos. Para isso, é preciso fazer a compra antecipada dos itens de verão ou de inverno, por exemplo. Planejar as compras desses produtos é muito importante para a loja estar abastecida com antecedência.
Além disso, o gestor precisa ficar atento às quantidades para estocar produtos suficientes. Os excessos podem prejudicar o giro dentro dessa sazonalidade.
Analisar as vendas com frequência e comparar períodos nos anos anteriores é essencial para comprar bem e ter uma boa variedade de produtos na farmácia para atender sempre as necessidades dos clientes.

Veja um vídeo: Saiba como comprar bem na sua farmácia e ter um mix de sucesso

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