12 ações de marketing para a farmácia vender mais

Para ajudar você a fazer uma boa inauguração, separamos 12 ações de marketing para a farmácia vender mais. Aproveite as dicas para usar também nos eventos temáticos promovidos pela drogaria.

O universo do marketing oferece diversas possibilidades para você alavancar o seu negócio. É possível escolher um conjunto de ações de marketing e montar a melhor estratégia para sua farmácia.

Para as ações de marketing alcançarem resultados positivos, é fundamental fazer um bom planejamento e separar uma verba para investimento. Confira algumas ações de marketing para a farmácia vender mais:

Brindes com a logomarca da farmácia

Entre as ações de marketing para fazer na farmácia, a distribuição de brindes é a mais usada. Há várias opções do mercado, como chaveiros, lixas de unha, canetas, porta-cartões, entre outras.

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Você pode aliar essa ação com a compra de algum produto de perfumaria, por exemplo. Outra dica é colocar vários papéis dentro de bexigas presas ao balcão. Quando o cliente comprar, ele pode estourar uma bexiga e ver o brinde que ganhou.

Publicidade no ponto de venda

Coloque adesivos com a propaganda da marca em locais estratégicos na farmácia. Utilize espaços com bastante visibilidade para o consumidor, como os vidros da entrada, paredes ou cestões.

Nas peças, coloque informações sobre os valores máximos de descontos oferecidos. Se você oferece descontos em anticoncepcionais, invista em uma peça específica para o público feminino.

Aposte no trade marketing e evolua a sua farmácia

Utilize os espaços para ações de marketing de forma estratégica, sem poluir o visual da loja. Um número exagerado de anúncios e informações pode gerar confusão na cabeça do consumidor.

Divulgue os serviços oferecidos

Se a farmácia faz entregas delivery, uma dica é adesivar o baú da moto com o número do telefone em destaque. Divulgue o serviço em ímãs de geladeira e distribua os brindes na loja.

Saiba como divulgar a farmácia com sucesso

Outro ponto importante é que os materiais institucionais tenham essas informações. Folders, folhetos e encartes devem divulgar os benefícios que a drogaria oferece aos consumidores.

Pipoca e algodão-doce aos clientes

Oferecer guloseimas durante a inauguração ou em eventos temáticos promovidos pela farmácia é uma das ações de marketing que faz grande sucesso. Além disso, esse tipo de ação agrada tanto as crianças como os adultos. Geralmente os clientes fazem fila para pegar um doce e isso cria um grande movimento na frente da sua farmácia.

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Ofereça serviços de aferição e teste de glicemia

Oferecer algum serviço de atenção farmacêutica no dia da inauguração ajuda a atrair mais pessoas para a sua farmácia. Aferição de pressão e teste de glicemia geralmente chamam a atenção do público em eventos como inauguração, por exemplo.

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Os serviços agregam valor à imagem da farmácia e estreitam o relacionamento com os clientes. Completar o atendimento com orientações sobre prevenção de doenças e busca de orientação médica ajuda o cliente a ter uma boa imagem da farmácia.

Fazer campanhas e promoções sazonais

Dia as Mães, Dias das Crianças, Natal, Black Friday e férias escolares são períodos em que as ações de marketing ajudam a alavancar as vendas.

Você pode elaborar um calendário com as principais datas comemorativas do ano e fazer ações de marketing específicas. Aproveite as estações do ano para elaborar estratégias de vendas direcionadas para produtos de maior demanda.

Aproveite a sazonalidade de produtos na farmácia e venda mais!

Busque uma agência de publicidade para ajudar no planejamento e aproveitar o máximo do potencial de vendas que as épocas sazonais podem oferecer.

Coloque música ambiente ou locutores

A sonorização é uma das ações de marketing para fazer na farmácia que pode gerar ótimos resultados. É preciso conhecer bem o perfil do consumidor e optar por músicas de acordo com o gosto dos clientes.

Se você contratar locutores para anunciar ofertas, cuidado com a poluição sonora dentro da loja. O ideal é harmonizar o volume do som ambiente com os anúncios e chamadas de promoção.

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Lembre-se de consultar a legislação local sobre a necessidade de autorização e pagamento de taxas de publicidade aos órgãos competentes.

Use as redes sociais para divulgação

As redes sociais são uma plataforma bastante democrática e que podem ser incluídas nas ações de marketing para a divulgação da farmácia. Você pode criar uma fanpage e investir em anúncios pagos.

No início, faça investimentos menores e aumente conforme a sua possibilidade financeira. Lembre-se que as campanhas de divulgação precisam ter um bom planejamento que inclua metas, períodos e canais utilizados.

Comunicação integrada auxilia o consumidor a conhecer a sua farmácia

Além dos anúncios, você pode publicar posts com fotos e conteúdos relacionados à farmácia. No dia da inauguração você e os colaboradores podem tirar fotos com pessoas conhecidas, convidados e personalidades presentes no evento e compartilhar nas redes sociais da farmácia.

Compartilhar as fotos dos ganhadores dos sorteios pode gerar muitas curtidas na fanpage da farmácia. Lembre-se de pedir autorização de uso de imagem para as pessoas fotografadas.

Não se esqueça que o foco da equipe da farmácia e da gestão da loja é fazer a drogaria ter um bom desempenho. Para ações de publicidade, seja em mídia digital ou impressa, busque o suporte de uma agência especializada para ter um material com profissionalismo e não prejudicar a imagem da loja.

Tenha um site e um blog

A internet oferece muitas possibilidades para colocar em prática ações de marketing que tragam bons resultados para a farmácia. Atualmente ter um site é fundamental para qualquer negócio, e com uma farmácia não é diferente.

Hoje em dia a presença da marca no ambiente digital é fundamental para qualquer tipo de negócio. Você pode utilizar isso para divulgar a sua marca e ser encontrado mais facilmente pelo público.

Aplicativos para farmácia: resultado e acompanhamento do cliente

Lembre-se de criar um site com layout agradável e visual de acordo com a marca da farmácia. É importante que o site seja responsivo, ou seja, adaptado para ter uma boa visualização em qualquer dispositivo, seja celular, computador de mesa ou tablet.

Com um blog é possível oferecer aos consumidores algo muito valorizado atualmente: conteúdo de qualidade. Busque uma agência de marketing digital ou profissionais especializados para montar uma boa estratégia de marketing de conteúdo para todos os canais.

Faça demonstração de produtos vendidos na farmácia

A demonstração de produtos é uma das ações de marketing para fazer em eventos, como inauguração ou uma campanha específica. É utilizada para atrair a atenção dos clientes e oferecer uma oportunidade de experimentar o produto.

Conhecer os produtos é essencial para conquistar a confiança do cliente

Se a sua farmácia tiver uma grande variedade de maquiagens e perfumaria, você pode colocar uma maquiadora para fazer uma demonstração nas clientes que quiserem testar os produtos.

Geralmente as ações de marketing de demonstração de produtos agradam bastante o público feminino. Promover limpeza de pele e avaliação capilar também são ótimas ações de marketing para fazer na farmácia.

Leve a marca da farmácia para eventos no seu bairro

Aproveite os eventos realizados na região próxima à farmácia para tornar a sua marca conhecida pelo público. Uma dica é oferecer palestras sobre saúde e prevenção de doenças.

Se o evento permitir, você pode levar uma tenda inflável e também oferecer os serviços de aferição de pressão e teste de glicemia. Aproveite o momento para distribuir brindes e divulgar o seu negócio.

Atividades recreativas para as crianças

Ofereça entretenimento para as crianças no dia da inauguração. Geralmente os clientes levam parte da família para o evento, principalmente os filhos. Para incluir atividades recreativas infantis, contrate brinquedos como pula-pula. Você também pode distribuir bolas e bexigas para as crianças.

Em algumas cidades é possível usar parte da calçada ou da rua. Verifique o que é permitido para não levar multas ou ter de desmontar a estrutura durante o dia por conta de fiscalização.

 

Como você viu, é possível realizar muitas ações de marketing com pouco investimento. Estude o seu público e a região em que a farmácia atua. Faça um planejamento conforme a necessidade do seu negócio. Acompanhe o andamento das ações de marketing para mensurar os resultados e ajustar as estratégicas caso seja necessário. Bons negócios!

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