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Drogarias Ultra Popular
Drogarias Ultra Popular

Publicado por Felippe Lopes • 21 de agosto de 2023

Uma evolução natural das Drogarias Ultra Popular

Apostando em uma comunicação ainda mais alinhada, as Drogarias Ultra Popular se aproxima do consumidor

 

Ao longo dos últimos 10 anos, as Drogarias Ultra Popular se desenvolveu como uma das redes de maior sucesso em todo o território brasileiro. Muito disso se deve ao modelo inovador e disruptivo que a marca sempre apresentou, cativando o consumidor e proporcionando descontos.

 

Como todo tipo de negócio, a Ultra Popular se adaptou às mudanças e implementou melhorias que a elevaram ainda mais perante a concorrência. Com uma comunicação mais estratégica, a rede traz uma identidade alinhada ao consumidor.

 

Quer saber mais sobre essa evolução? Então confira abaixo!

 

Sobre as Drogarias Ultra Popular

 

A farmácia Ultra Popular surgiu com o objetivo principal de trazer uma boa administração, qualidade no atendimento e, principalmente, preços acessíveis para os clientes.

 

Quando a Ultra surgiu, a ideia era incorporar um modelo específico de farmácias populares, de acordo com a análise dos modelos de lojas existentes naquele momento. Essas lojas eram pequenas, com um mix de produtos mais focados em genéricos e similares, sem produtos não medicamentosos. Um mix mais simples, com layout simples e comunicação visual básica.

 

Foi graças ao altíssimo nível de assertividade apresentado pela rede que, em um curto espaço de tempo, foi possível ressignificar a prática do associativismo farmacêutico brasileiro.

 

A evolução da marca e da sua comunicação

 

A Ultra Popular é uma marca que já nasceu olhando para as oportunidades e benefícios que o seu modelo de negócio pode oferecer ao consumidor brasileiro.

 

Essa vocação em entender seu público, seu mercado e se movimentar rapidamente para continuar relevante em diversos contextos faz com que ela seja uma marca que evolui constantemente.

 

A evolução na comunicação vem como uma adequação ao momento que a marca já está vivendo, sendo uma forma de traduzir o que ela se tornou e prepará-la para um futuro muito promissor.

 

Compreendendo o processo

 

Antes de tudo, é importante destacar que o processo foi extremamente desafiador, uma vez que a capilaridade da Ultra Popular nos pede uma comunicação consistente com diferentes perfis de consumidores.

 

O Brasil é um país com dimensões continentais, com diferentes culturas e consumidores com diversas necessidades. Desde o início do projeto, nós nos propusemos a entender quem é o nosso consumidor, quais são suas necessidades e as experiências que ele busca no ponto de venda.

 

Dessa forma, o processo de criação das personas começou com uma ampla pesquisa de dados secundários, com informações de diversos institutos de pesquisa e até mesmo da própria Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE.

 

Além disso, nós olhamos para diversos dados que coletamos internamente, com as ferramentas da Farmarcas e da Febrafar e seu instituto de pesquisa, o IFEPEC. Ainda assim, fomos a campo aplicar pesquisas quantitativas e entrevistas em profundidade para compreender qual é o perfil de cliente ideal da Ultra Popular.

 

Tudo isso resultou em um trabalho envolvendo mais de 1.800 pessoas pesquisadas, que nos apontou seis perfis que representam grupos de consumidores e suas características comuns.

 

A forma como a Ultra Popular se comunica com o consumidor

 

Uma estratégia de comunicação como essa, ajuda a promover conversas entre a marca e seu público. Nós conseguimos entender o que há em comum entre a Ultra Popular e seu consumidor (e há muito em comum) e agora nós temos meios de nos comunicar com os assuntos que interessam o público. Assim, ele compreende nossa mensagem com uma linguagem muito própria da marca.

 

Em termos um pouco mais técnicos, nós introduzimos tons de voz, territórios de conteúdo, uma narrativa para a marca, um propósito que garante que o atendimento ao público vá além da venda de remédio, uma personalidade de marca que inspira e incentiva nosso público e, claro, uma marca que é conectada com cada brasileiro.

 

Mudanças sutis, que fazem toda a diferença

 

As mudanças foram muito mais sutis, quando comparadas a um rebranding ou uma mudança na identidade visual. Entretanto, os impactos serão enormes a longo prazo.

 

Foram várias pequenas atualizações, mas a grande virada de chave foi de uma marca com atributos e características totalmente direcionadas ao preço para uma marca que agora assume seu DNA, a sua brasilidade e traz para o jogo uma personalidade mais marcante e mais humana também.

 

 Um dos objetivos do projeto gira em torno do fortalecimento e consolidação da marca. O marco das 1.000 lojas mostrou a força da marca em território, capilaridade e modelo de negócio.

 

Agora a expectativa é ser grande, também na mente e no coração do brasileiro, além de crescer em valor de marca. O que veremos daqui em diante é uma marca do tamanho do Brasil, conectada com cada brasileiro!

 


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