Farmarcas 12 anos: uma trajetória de conquistas coletivas
No aniversário de 12 anos da Farmarcas, celebramos mais um ciclo repleto de sucesso, parceria e conquistas coletivas.
Neste mês de abril, a Farmarcas completou seu 12º aniversário e sentimos orgulho por tudo que fizemos. As conquistas coletivas refletem a dedicação e o empenho de cada frente envolvida nesse processo.
É o momento de celebrar, sem perder o foco na conquista de novos objetivos que ainda virão. Quer saber mais sobre a trajetória da Farmarcas ao longo dos últimos anos? Então confira abaixo!
Uma história escrita por muitas mãos
Falar sobre Farmarcas, é falar sobre a força do associativismo no varejo farmacêutico e como, em tão pouco tempo, uma empresa conseguiu conquistar a posição de quarto maior agrupamento de farmácias no segmento.
A primeira sede do que viria a se tornar a Farmarcas foi estruturada na Avenida Paulista, 777 e por ali permaneceu até meados de 2014. Na época, a empresa ainda respondia pelo nome Ultra Popular e continha uma pequena equipe de, no máximo, 15 pessoas.
Transformar a vida das pessoas e proporcionar oportunidades para que elas escrevam suas próprias histórias de sucesso sempre foi o principal objetivo do Edison Tamascia, presidente da Farmarcas.
Assim que a empresa absorveu outras redes, como a Entrefarma, a Bigfort e a Farma100, sentiu-se a necessidade de criar uma marca que representasse o “guarda-chuva” em que as marcas administradas estavam contempladas. E foi nesse contexto, surgiu a Farmarcas.
Evolução nítida e conquistas coletivas
Na Farmarcas, algo que sempre chamou a atenção de todos, é o quanto a empresa consegue se manter atualizada com o mercado e desenvolver melhorias constantes.
Costumamos dizer que o associativismo promovido pela Farmarcas tem sido uma referência para inúmeros outros nichos do mercado. Aliás, isso sempre se deu por conta de uma visão estratégica bem definida e um fator principal: a força do coletivo.
Somente entre 2019 e 2023 o crescimento obtido foi de 121,6% acima do mercado. Isso não apenas consolidou o associativismo como um modelo de negócio forte, mas também gerou benefícios para todos aqueles que fazem parte dele.
Esses resultados s]ao frutos de investimentos significativos em um planejamento estratégico assertivo e, principalmente, na digitalização dos processos. Harmonizar de maneira orgânica o planejamento, a organização e o crescimento é um desafio considerável.
Internamente, a Farmarcas criou um ecossistema sustentável, com investimento na educação corporativa, bolsas de estudos e bolsas de idiomas. Essas, e diversas outras iniciativas visam a evolução dos colaboradoresn e preparam um caminho fértil para o seu desenvolvimento.
Esse ecossistema de aprendizado contínuo também se estende aos associados, com projetos como o Associado do Futuro sendo colocado em prática. Trata-se de um momento de reflexão sobre o que tem sido feito nas lojas e como cada empresário pode se preparar para estar presente na fotografia do futuro.
E por falar em futuro…
Nosso presidente, Edison Tamascia, costuma evitar “prever” o futuro, porém uma coisa é certa: devemos estar preparados para ele, seja lá como ele for.
Com isso em mente, a Farmarcas tem apostado na digitalização dos processos. Por meio dela, é possível integrar de forma inteligente ferramentas e dados.
Assim, associados, gerentes de loja, analistas e líderes poderão estar sempre à frente dos desafios que apareçam. Essa frente é muito forte dentro da empresa e seguirá sendo um objetivo estratégico para os próximos anos.