fbpx
setor farmacêutico
setor farmacêutico

Publicado por Jennifer Cruz • 19 de fevereiro de 2024

De estudante a empresário: a história de Gracielio no setor farmacêutico

Com uma trajetória de sucesso, Gracielio Pimentel, fez seu nome e se tornou referência no setor farmacêutico do interior do Piauí

 

Trilhando o mesmo caminho de seu pai, Gracielio Pimentel entrou bem jovem para o setor farmacêutico.

 

Com apenas 17 anos já era gestor da loja de seu pai e aos 20 anos se tornaram sócios. De lá para cá, consolidou uma carreira de grande sucesso.

 

Dando continuidade à editoria “Histórias que inspiram”, continue a leitura para conhecer essa incrível trajetória.

 

Influência no início da jornada farmacêutica

 

O início da trajetória de Gracielio no setor farmacêutico se deu por conta de seu pai, que até o início da sua juventude era dono de um mercadinho em Valença, no interior do Piauí.

 

Em um dado momento, seu pai levou Gracielio e seu irmão para estudarem em Teresina. Esse foi o precedente que marca o início da transformação na vida de toda a família.

 

Após seis meses morando na capital, seu pai teve a oportunidade de comprar uma farmácia de um amigo que não tinha se encontrado no ramo e estava repassando o negócio.

 

Depois desse grande passo, a família resolveu vender o mercadinho lá no interior e se mudaram de vez para a capital, nessa época, Gracielio costumava ajudar seu pai na farmácia alguns dias após a escola.

 

Posteriormente, compraram uma segunda farmácia, em um bairro próximo. Entretanto, após seis meses dessa decisão, seus pais se separaram e Gracielio, junto ao seu pai retornam para Valença e reabrem sua farmácia lá no interior.

 

Foi nesse momento que Gracielio iniciou de vez sua jornada profissional no setor farmacêutico. Aos 18 anos assumiu a gestão de loja, cuidando de todos os processos e aos 20 tornou-se sócio de seu pai.

 

setor farmacêutico

 

Desafios iniciais, adaptação e crescimento

 

No início desse percurso, Gracielio não tinha a menor noção sobre farmácia ou se quer sabia o básico sobre medicamentos. Portanto, ele nos diz que o seu maior desafio foi aprender o básico da farmácia.

 

Para acompanhar as transformações no setor farmacêutico, Gracielio buscou estar antenado ao mercado, fazendo cursos, palestras e buscando informatizar os processos da farmácia.

 

Ele também se mantém próximo dos fornecedores, participa de treinamentos e cursos, troca experiências com outras pessoas do setor e busca feedbacks. Além disso, ele destaca a importância do associativismo.

 

Dentro dos seus mais de 20 anos de atuação, implementou um ciclo de transformação, geralmente de três a cinco anos, com intuito principal de reestruturar as lojas e realizar mais contratações.

 

Gracielio diz que o setor farmacêutico é um dos que mais cresce dentro do varejo e por ser um setor muito organizado, isso facilita o processe de se manter atualizado.

 

O cliente como o cerne do negócio

 

“O cliente é o centro da nossa empresa. Nossos valores são voltados totalmente para isso, nossa principal missão é a satisfação do cliente.”, diz Gracielio.

 

Uma de suas principais estratégias é tornar o atendimento cada vez mais personalizado, utilizando ferramentas como a PEC (ferramenta exclusiva da Farmarcas) para entender o modo de consumo de cada cliente.

 

Ele também realiza treinamentos com seus colaboradores, voltados para a satisfação do cliente, na busca construir um bom relacionamento, para bons atendimentos.

 

Gracielio incorpora inovações e tecnologias na gestão da sua farmácia através de cursos, palestras e buscando estar antenado às tendências do mercado farmacêutico.

 

As mudanças e adaptações nas farmácias, desde os layouts até os sistemas, acompanham também o comportamento de compra do cliente.

 

setor farmacêutico

 

Conquistas e conselhos para o setor farmacêutico

 

No meio de nossas conversas, Gracielio nos diz “Sou muito grato pelo meu negócio, minha profissão e o dia a dia de ser dono de farmácia”.

 

Entretanto, há três momentos que marcaram muito sua trajetória, o 1º foi quando, com 18 anos, seu pai confiou-lhe a gestão da loja, o 2º quando se tornou sócio do negócio e o 3º foi quando conquistaram sua casa própria, depois de um longo tempo morando num cômodo no fundo da farmácia.

 

Ao tomar a decisão de passar as bandeiras de suas farmácias para a Farmarcas, ele pôde perceber o quão grande havia se tornado e tudo o que havia conquistado.

 

Seu principal conselho para que está pensando em iniciar uma carreira no ramo farmacêutico ou abrir sua própria farmácia são:

  1. Entender o mercado;
  2. Trocar informações;
  3. Dedicar-se integralmente;
  4. Buscar uma base como uma franquia ou rede associativista e
  5. Estar preparado para um início difícil.

 

Para ter sucesso no setor farmacêutico, Gracielio destaca a importância da constância, persistência, resiliência e, além disso, estar atento às mudanças do mercado.

 

Ele ressalta que é um setor que muda rapidamente e que é necessário ter um olhar estratégico quanto ao futuro da sua farmácia.

 

Gracielio diz que está criando uma base para evoluir. Além disso, ele planeja abrir mais lojas e se tornar referência na região interiorana do seu estado.

 

Gostou desse conteúdo? Então confira nosso blog e fique por dentro dos principais assuntos do varejo farmacêutico!

 

Aliás, aproveite para acompanhar as novidades que estão rolando na Farmarcas através do nosso Instagram.

 


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *