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saúde do seu negócio
saúde do seu negócio

Publicado por Marketing Farmarcas • 24 de junho de 2020

3 atitudes para manter a saúde do seu negócio no atual cenário

Uma das características de pessoas que comandam seus negócios e tem sucesso é saber identificar oportunidades e tomar decisões da maneira certa

Claro que o otimismo é uma das bases importantes para o enfrentamento de desafios, a positividade tem um papel muito importante perante nossa postura. Mas só pensamento positivo não basta. Ter atitude e empenho é fundamental para atravessar todas as dificuldades e sair ainda mais fortalecido.

Porque acredite: é na adversidade que evoluímos.

 Olhar a empresa como um organismo vivo, que precisa de atenção diária, é premissa para saúde do seu negócio. Ter organização e planejamento estratégico para superar cenários adversos deve fazer parte da lição de casa de todo gestor que atua no varejo farmacêutico.

Mas nem todo empresário se sente preparado para identificar as oportunidades e tomar as melhores decisões.

Nesse caso, separamos 3 atitudes imprescindíveis para manter a saúde do seu negócio no atual cenário de mercado.

#1 Coloque mais agilidade e efetividade no seu dia a dia

Para manter a saúde do seu negócio busque otimizar processos em todas as frentes possíveis, desde o momento da compra de insumos e estoque, até nas atividades mais comuns na loja. Padronize rotinas, treine sua equipe, diminua o desperdício de tempo buscando fazer com a máxima qualidade e eficiência o trabalho.

Reduza custos desnecessários e compartilhe com a equipe o que pode ser melhorado, sua equipe precisa ser sua maior aliada.

Garanta um bom atendimento ao consumidor e busque melhorar as experiências de compra. Cumpra os prazos de entrega, mantenha a qualidade dos produtos e serviços e faça um pós-atendimento que fidelize o cliente.

#2 Fuja do óbvio e crie diferenciais para a sua drogaria

Como você quer que a sua marca seja lembrada pelo consumidor? Num mercado competitivo como o de varejo farmacêutico, você precisa destacar suas vantagens e aprimorar o que acredita que ainda precisa de ajustes.

Se você resume a sua atuação em propaganda de ofertas, dizer que presta um bom atendimento ou que faz serviços de entregas, é bom lembrar que isso é prioridade em todos os negócios.

O que você pode oferecer de diferente? Não precisa pensar tão longe, às vezes é num ato simples e singelo que está o seu diferencial.

A criação de diferenciais precisa estar relacionada a algo a mais, ou seja, além das expectativas do seu cliente. Para chegar a isso, conheça o perfil do seu consumidor, veja o que ele mais valoriza em uma farmácia, faça pesquisas de opinião.

Ouvir o seu cliente é uma ótima maneira para obter informações que possam ajudar a repensar a sua atuação como empreendedor do varejo farmacêutico e criar diferenciais que tragam mais valor à sua marca.

#3 Programe e implemente estratégias de crescimento

Seja qual for o tamanho da sua drogaria, você precisa ter um planejamento estratégico para direcionar o crescimento da empresa. Para evoluir é preciso determinar a direção, o passo e o caminho a percorrer.

Se as diretrizes estão traçadas e as metas estabelecidas, fica mais fácil você readequar alguma estratégia num momento de crise para suprir necessidades inesperadas. Programe-se para curto, médio e longo prazo. E revisite seus planos periodicamente para saber como está evoluindo e se é preciso fazer algum ajuste.

Divida esses planos traçados com seu time, como metas a se percorrer. Assim o seu funcionário estará feliz em ter um objetivo claro e poderá até ser bonificado caso te ajude a superar algum objetivo, por exemplo.

Um empresário de sucesso tem a capacidade de se adequar às mudanças de cenário e encontra grandes oportunidades de aprendizado onde os outros só encontram problemas. Escolha a evolução!

Gostou desse conteúdo? Então confira nosso blog e fique por dentro dos principais assuntos do varejo farmacêutico!

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