Supere as Expectativas do Cliente
Supere as Expectativas do Cliente

Publicado por brenno • 1 de agosto de 2019

9 dicas de como gerar valor para o cliente da farmácia

Gerar valor para o cliente da farmácia é essencial para se diferenciar dos concorrentes e alcançar os objetivos no varejo. Para isso, há muitos fatores que o consumidor pode identificar como diferenciais do seu negócio para escolher a sua drogaria ao invés de comprar nos concorrentes.

É preciso lembrar que apenas o valor do produto não é suficiente para conquistar os consumidores. A localização da loja, o sortimento de produtos e a qualidade no atendimento são também essenciais para o sucesso do negócio.

Com o mercado extremamente competitivo e os consumidores mais exigentes, entender as necessidades reais do cliente da região em que atua é fundamental para se destacar e atingir as metas de crescimento de vendas.

Entenda os principais indicadores de vendas da drogaria

Hoje o atendimento ao cliente da farmácia vem se destacando como um ativo estratégico e um diferencial para fidelizar mais os consumidores. Para isso, é preciso capacitar a equipe da loja para oferecer o que o cliente da farmácia espera e tirar as dúvidas que ele possa ter.

É importante lembrar que se o cliente sair insatisfeito, seja pelo mal atendimento ou pela falta de um produto, certamente acarretará na escolha de outro estabelecimento caso precise fazer compras futuramente.

É mais importante manter os clientes já fidelizados do que conquistar novos. Isso é uma grande premissa quando o objetivo é prosperar no varejo. Atender bem o cliente da farmácia é essencial para que ele retorne numa próxima necessidade.

Abaixo selecionamos nove dicas para encantar o cliente com ações práticas que podem gerar grande satisfação ao consumidor. Confira!

Conhecer o seu cliente

Conhecer bem o cliente da farmácia faz toda a diferença na fidelização. Antes de abrir o negócio é preciso fazer um mapeamento da persona para identificar o público-alvo da marca e como ele deve ser abordado. Esse primeiro requer bastante atenção, pois a empresa precisa conhecer os hábitos, interesses e receios do cliente para oferecer a solução mais assertiva.

4 dicas para aumentar a fidelização de clientes na drogaria

E isso inclui desde a escolha do ponto comercial até o relacionamento da equipe da loja com o cliente da farmácia.

Valorizar os colaboradores

Engajar os colaboradores é fundamental para o sucesso do negócio. Se o colaborador não se sente prestigiado e ouvido, cria-se uma contínua e crescente desmotivação que reflete diretamente no atendimento ao cliente da farmácia.

Se a farmácia possui um equipe insatisfeita e sem treinamento adequado haverá pouco empenho em fazer o melhor para o cliente, e isso pode prejudicar os resultados da drogaria.

Essa insatisfação também pode surgir por uma liderança insatisfatória, ausência de uma política de valorização profissional e ausência de feedback sobre as ações. Portanto, é preciso verificar as estratégias de gestão de pessoas da drogaria para avaliar o que tem sido feito e o que pode ser melhorado!

Cuidar das pessoas

O ponto chave para fidelizar o cliente da farmácia é ter colaboradores que se empenham em manter uma boa relação com o consumidor. É preciso ter mais empatia com as necessidades do cliente para que ele se sinta mais acolhido. Demonstrar atenção, cuidado e zelo pela opinião dele é fundamental para reverter situações ruins e ainda fidelizá-lo com um bom atendimento.

Conheça como medir a satisfação do cliente da farmácia

Entender o valor do cliente

Quando a empresa entende o quanto o cliente é fundamental para sua existência, consegue transmitir essa importância aos funcionários que passam a ter mais autonomia em cuidar do cliente de forma mais personalizada e eficaz.

Manter constante análise do negócio

Nem sempre o gestor acerta em todas as ações, mas é possível aprender muito com os erros. Ao estudar as atitudes tomadas e o quanto elas repercutiram, o gestor consegue evitar que os erros sejam repetidos, assim como avaliar o que deu certo para que a gestão seja aperfeiçoada.

Saiba como criar uma atmosfera de compra na farmácia

Avaliar frequentemente os processos na drogaria é essencial para reduzir custos, seja de dinheiro ou de tempo, além de aprimorar o contato e a abordagem com o cliente da farmácia.

Resolver rápido

Quando o cliente tem uma experiência negativa sobre o produto ou a empresa, é preciso resolver a situação mais rapidamente possível. As empresas tendem a não reconhecerem a insatisfação do cliente e isso agrava mais os problemas e até abre caminho para o cliente escolher a drogaria concorrente.

Mas quando o gestor reconhece a falha e busca resolver qualquer impasse, o cliente da farmácia entende que recebeu toda a atenção devida e passa a considerar a situação apenas como um incidente.

Evitar filas

Esperar muito tempo pelo atendimento é uma situação muito desagradável que gera grande insatisfação ao cliente. Drogarias que possuem uma longa fila de espera só pioram a sensação de falta de cuidado com o consumidor.

Aumentar os postos de atendimento e oferecer mais informações no ato da venda são algumas sugestões para diminuir o tempo de espera.

Além disso, resolver de maneira rápida também envolve melhorar a qualidade técnica do atendimento da loja. Se o cliente da farmácia precisa esperar muito tempo para ser atendido, talvez seja interessante avaliar se não é necessário treinar ou contratar mais pessoas para a drogaria. Instalar um painel de senhas para organizar a espera na loja também é outra alternativa que pode ser viável.

Surpreender positivamente

Quando o cliente tem seu problema resolvido e ainda é surpreendido positivamente no final do atendimento, com certeza se sente importante e valorizado.

A fidelização é um dos principais fatores de sucesso no varejo farmacêutico. Portanto, o gestor pode pensar em trabalhar com descontos para clientes frequentes, programas de fidelidade ou até distribuição de brindes em datas comemorativas, por exemplo.

Mas deve sempre lembrar que há uma série de legislações que regulam as ofertas e promoções para medicamentos. É preciso ter muito cuidado com esse tipo de ação de marketing para garantir boas vendas sem problemas com fiscalizações.

 


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