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Clima Organizacional da Farmácia
Clima Organizacional da Farmácia

Publicado por Marketing Farmarcas • 12 de julho de 2018

Como tornar o clima organizacional da farmácia saudável

O clima organizacional da farmácia é muito importante para o resultado do negócio. A relação entre desempenho e clima organizacional é muito estreita. É notório que quem atua em uma empresa onde o ambiente é agradável apresenta um melhor desempenho tanto individual quanto em equipe.

O clima é o indicador do grau de satisfação dos colaboradores em relação aos aspectos da cultura da organização. Entre eles, políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação e valorização profissional, por exemplo.

Desenvolver um clima organizacional da farmácia saudável é um papel dos líderes da empresa, que devem proporcionar um ambiente agradável para se trabalhar. Esse clima gera mais motivação e estimula o desenvolvimento de novas ideias e soluções.

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Favorecer um ambiente propício para o alcance do bem-estar e satisfação no cotidiano de trabalho passa a ser tarefa obrigatória para o gestor do negócio.

Veja abaixo alguns fatores que podem influenciar o clima organizacional da farmácia e faça com que sua equipe tenha prazer e orgulho de fazer parte da empresa.

Líderes preparados

Uma empresa pode se tornar saudável quando tem um clima organizacional de satisfação e conta com líderes que saibam qual o papel junto aos colaboradores. Delegar ordens e exigir metas inatingíveis pode comprometer o andamento dos trabalhos. Os objetivos podem até ser alcançados, mas às custas de profissionais estressados e desmotivados.

Líderes despreparados podem gerar frustração nos colaboradores. E, além disso, na primeira oportunidade, podem sair de campo para conquistar novas oportunidades fora da empresa.

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Fique atento ao seu comportamento como líder e acompanhe constantemente o desempenho da sua equipe. Assim é possível redirecionar ações e otimizar feedbacks para estimular os funcionários e tornar o clima organizacional da farmácia mais saudável.

Espírito de equipe

Estimular o espírito de equipe para desenvolver o clima organizacional da farmácia é essencial. A colaboração entre todos da equipe deve prevalecer em busca dos objetivos da empresa. Por mais que cada um seja responsável por algumas atividades prioritárias dentro do cargo, quando há alguma demanda especial a ser atendida, é preciso levar em conta a necessidade da empresa.

Esse é um tipo de direcionamento que deve partir da liderança para orientar os colaboradores. Mas também é preciso buscar esse perfil de profissional na hora da contratação.

Quem em algum momento não precisou do auxílio de algum colega de trabalho para tirar uma dúvida ou mesmo para trocar ideias? O espírito de equipe aproxima as pessoas e é considerado uma das competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas.

Fofocas

O clima organizacional da farmácia pode ser comprometido com fofocas e comentários de julgamento e crítica. Um dos motivos que mais comprometem o ambiente de trabalho é a fofoca que circula pelos corredores.

O papel do líder é não incentivar esse tipo de comportamento. E tudo deve começar com as suas próprias atitudes. Criticar alguma ação para outro funcionário ou fazer comentários sobre outras pessoas demonstra que você está de acordo com esse tipo de postura.

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Faça a reflexão sobre as suas atitudes e estimule seus colaboradores a fazerem o mesmo. O espírito de equipe deve prevalecer. Se há algum problema entre duas pessoas ou com alguma atividade que um colaborador não está executando da maneira desejada, a conversa deve ser o primeiro caminho a ser seguido.

Uma das principais falhas que levam às fofocas é a falta de comunicação. Desenvolva essa cultura na drogaria para proporcionar um clima organizacional da farmácia saudável.

Bom humor e simpatia

É ótimo chegar a um ambiente em que seja visível o bom humor das pessoas. Isso, no entanto, não significa que o local de trabalho seja perfeito para piadas e brincadeiras fora de hora.

Além disso, dar um “bom dia” ou “olá, tudo bem?” ajuda a quebrar o gelo entre as pessoas. Isso demonstra educação e companheirismo, que devem prevalecer no dia a dia.

O bom humor e a simpatia são valores importantes, inclusive para o atendimento. Dificilmente um balconista mau humorado consegue desempenhar bem o papel de vendas. Busque conversar com sua equipe para entender por quais problemas e situações cada funcionário está passando.

Não se esqueça que julgar ou criticar sem saber o que está ocorrendo pode gerar conflitos desnecessários. Os feedbacks e as trocas de ideias com seus funcionários devem ser frequentes. Assim você se aproxima de cada um deles, entende as necessidades e proporciona um clima organizacional da farmácia cada vez melhor.

Limpeza

É preciso deixar claro que a limpeza é responsabilidade de todos. Porém, como empresário, você precisa ter o entendimento que a sua equipe de vendas está ali no dia a dia para VENDER. Claro que existem outras tarefas e responsabilidades, como receber produtos e recolocar mercadorias nas gôndolas, por exemplo. Mas é preciso ter clareza de que a principal responsabilidade é vender.

Colocar outras atividades como a limpeza da loja pode impactar no resultado de vendas de determinado funcionário. É essencial ter as responsabilidades bem definidas. Normalmente existe uma pessoa responsável somente pela limpeza da farmácia.

Mas também é de responsabilidade de todos manter o ambiente limpo. A maioria dos profissionais passa mais tempo nas empresas do que em suas próprias residências. Mesmo que a organização conte com uma equipe de limpeza que coordene a higienização dos ambientes, todo colaborador deve ajudar com a limpeza do local, com copos de café, folhas de rascunho e lanches.

O balcão da drogaria deve estar sempre muito limpo. Trabalhamos num estabelecimento de saúde. Portanto, a limpeza e a organização devem ser impecáveis.

Estrutura

A estrutura de trabalho também é parte de um clima organizacional da farmácia. É preciso fornecer todas as ferramentas e necessárias para os funcionários desempenharem suas funções.

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Todas as necessidades devem ser avaliadas, mas esteja sempre aberto a sugestões de melhoria que podem otimizar o trabalho. É importante ouvir os comentários dos colaboradores sobre atividades que poderiam ser melhor executadas se houvesse determinada estrutura. E isso pode variar desde um computador, um sistema, ou qualquer outra sugestão que seja dada.

Comunicação para Farmácias


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