fbpx
Ter ferramentas de análise de desempenho é essencial para administrar sua farmácia com eficiência. É possível traçar metas e corrigir de pontos negativos.
Ter ferramentas de análise de desempenho é essencial para administrar sua farmácia com eficiência. É possível traçar metas e corrigir de pontos negativos.

Publicado por Marketing Farmarcas • 2 de fevereiro de 2017

Saiba como administrar sua farmácia com eficiência

Atuar no mercado farmacêutico exige muita habilidade de gestão do empreendedor ou dos sócios do negócio. Para administrar o negócio com eficiência, é saber utilizar corretamente as ferramentas de análise de desempenho da farmácia.

O cenário econômico atual influencia no aumento da competitividade entre as grandes redes, que já é muito alta e agressiva quando comparada ao número de farmácias independentes.

É possível que uma farmácia ainda consiga ter certa estabilidade financeira mesmo com uma má administração, mas este tipo de negócio, com o tempo, vai desaparecer. Os empreendedores que sabem administrar o negócio já estão expandindo a sua atuação enquanto aqueles que “apenas trabalham para sobreviver” estão ficando para trás.

Para ser um gestor de varejo farmacêutico, além de um alto nível de conhecimentos e profissionalização, para garantir o sucesso do negócio é preciso analisar minunciosamente todos os números responsáveis pelo rendimento da farmácia.

Tecnologia para farmácia

Há diversos softwares disponíveis no mercado que ajudam neste trabalho. Informações de vendas (geral e por categoria de produtos), campo para um cadastro completo dos clientes e do histórico de suas compras e a possibilidade de integração com outros sistemas da loja são algumas das funcionalidades essenciais importantes para o gestor cumprir o seu papel.

Administrar com eficiência também exige conhecimento de quais categorias de produtos você deve melhorar, seja pela aquisição da quantidade correta de estoque ou na disposição do produto no PDV, negociar as melhores condições com distribuidores de medicamentos para garantir um desconto atrativo ao seu consumidor, entre responsabilidades.

O importante é que você saiba que a análise dos indicadores da farmácia é essencial para você decidir sobre as melhorias necessárias ao negócio. Só assim você conseguirá resolver os problemas que surgirem, corrigir o que não está dando certo e atingir as metas planejadas.

Artigos que podem interessar

Posso delegar a gestão da farmácia para alguém de confiança?

Como reconhecer as oportunidades e ameaças para o seu negócio

Administrar com análise de indicadores melhora a gestão da farmácia

 


Comentários estão fechados.