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construção do futuro
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Publicado por Felippe Lopes • 18 de outubro de 2022

A construção do futuro pelos Diretores da Farmarcas

Chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre a construção do futuro, pela visão da diretoria da Farmarcas.

 

A comemoração de 10 anos da Farmarcas levantou importantes debates, assim como oportunidades de conhecer melhor um pouco do que está por trás do sucesso do quarto maior agrupamento do varejo farmacêutico. Para a construção de um futuro tão promissor, um pilar essencial é a estruturação da liderança, que alinhada aos valores da empresa, possibilitam o trabalho pleno de suas equipes, inovações e projeções de estratégias.

 

Segundo o Diretor Geral, Paulo Costa “nada que vem por aí será inventado a partir de agora, pois já estamos construindo nosso futuro”.

 

Continue lendo e conheça o que cada diretor tem planejado para a construção do futuro da Farmarcas.

 

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A construção do futuro – Paulo Costa, Diretor Geral

 

Relações consolidadas com a indústria

 

Para o Diretor Geral, Paulo Costa, um dos pontos-chave para o sucesso dos próximos anos da Farmarcas está no fortalecimento do relacionamento com os parceiros na indústria e na distribuição. Uma vez que a empresa possui uma cultura relacional por excelência, é certo de que os próximos passos continuarão direcionados ao propósito de cuidar das pessoas para inspirá-las a escreverem suas melhores histórias.

 

“O outro lado da moeda é nos posicionarmos no mercado como um player forte não somente no mundo farmacêutico, mas principalmente, dentro do associativismo. Somos uma empresa de vanguarda, que transformou e evoluiu o poder do associativismo, que se coloca notoriamente como a melhor rede associativista do varejo farmacêutico brasileiro”, afirmou Paulo.

 

Além disso, um fator que continuará ganhando atenção é a aceleração da jornada digital que envolve o cliente e associados. “A segunda alavanca é a aceleração da jornada digital que envolve o nosso cliente, nossos associados e a melhoria incremental de todos os nossos processos internos. A terceira é ter um canal de comunicação forte com os nossos associados e com os seus respectivos colaboradores, engajando-os nos processos, propósitos e ferramentas da Farmarcas”.

 

Nesse sentido, Paulo concluiu “Queremos ser uma empresa que usa a digitalização para melhorar a sua estrutura gerencial, seu posicionamento estratégico, com muitas vantagens competitivas para se manter em evolução.”

 

Comunicação – Ângelo Vieira, Diretor de Comunicação e Operações

 

Capacitação é a chave de tudo

 

Para o Diretor de Comunicação e Operações, Ângelo Vieira, capacitação faz parte do processo de evolução em todos os sentidos. “Dentro da gerência de Sucesso do Associado, que inclui 43 colaboradores – inclusive os nossos Anjos -, seguimos em plena capacitação, em consonância com a nossa certificação GPTW. Como parte do Projeto de Evolução do Sucesso, que deve levar ainda mais 2 anos, queremos que nossos colaboradores se sintam participativos e reconhecidos, felizes em satisfazer os associados, chegando também a novos patamares salariais e de responsabilidades.” Comentou Ângelo Vieira.

 

 

Sendo assim, há um esforço em engajar associados e colaboradores na utilização das ferramentas disponibilizadas exclusivamente pela empresa.

 

 

“Junto com o Departamento de Capacitação, que cria e constrói a nossa trilha de aprendizado, o nosso time de Eventos administra o nosso estúdio, toda a parte de tecnologia de vídeo e constrói treinamentos para os colaboradores dos nossos associados. Também há outras iniciativas, como o Churrasco da Firma, que passou a ser anual e serve para motivar esses colaboradores em relação às nossas solicitações, premiando-os pelo engajamento com as nossas ferramentas ao longo do ano.”

 

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Ângelo também aproveitou a oportunidade de reforçar o papel e importância do setor de Marketing na entrega de valor para os associados. “O departamento de Marketing hoje conta com aproximadamente 30 colaboradores, espalhados por oito núcleos, qualificando a layoutização das lojas, oferecendo suporte às redes na comunicação comercial, mobiliário específico, no campo estratégico, passando por criação publicitária, criação de vendas, administração dos ambientes sociais das redes e da Farmarcas, além da figura do presidente Edison Tamascia no LinkedIn, todo o conteúdo pros nossos blogs, Campanha Nacional, entre outras responsabilidades. É uma área que deve continuar entregando valor para os nossos associados e colaborando para a entrega dos objetivos da Farmarcas.”

 

Quando o assunto é foco no cliente, as próximas estratégias já possuem um target bem definido: “Finalmente, nas nossas lojas, devem acontecer cada vez mais inovações de layoutização para o atendimento da população 50+. Além de já termos um equipamento específico para o produto, o Mobiliário Mais Longevidade, queremos evoluir para um atendimento mais humanizado, mais acolhedor para esse consumidor já mais idoso, mas com mais dinheiro e com a preocupação de se manter ativo e saudável”, finalizou o diretor.

 

Inovação – Marcelo Dantas, Diretor de Inovação

 

Sempre há lugar para novidades

 

Por falar em inovação, o Diretor de Inovação Marcelo Dantas não quer deixar nenhum stakeholder de fora: “Na minha visão de futuro, o objetivo é criar um ecossistema de produtos digitais, onde a gente consiga integrar todos os nossos stakeholders: associados, parceiros e consumidor final.”

 

Com a entrega do e-delivery (ferramenta desenvolvida pela Febrafar em parceria com a Farmarcas), o Diretor já tem os próximos passos traçados: “O próximo passo será oferecer ao consumidor um sistema de inteligência de ofertas, uma inteligência artificial unindo

dados transacionais e comportamentais para oferecer o melhor produto, no melhor momento de consumo para cada pessoa.”

 

Ainda segundo Marcelo, “o objetivo é justamente trabalhar na digitalização 360º do negócio, olhando sempre para o aperfeiçoamento dos processos dos times internos, melhorando a comunicação com os nossos associados, oferecendo ferramentas de gestão mais eficientes e, agora, também com soluções pensadas para o consumidor, ajudando a farmácia a entender e satisfazer o seu cliente para vender mais.”

Gente & Gestão – André Costa, Diretor de Gente & Gestão

 

Respeito à cultura em primeiro lugar

 

A inovação também é uma importante parte da gestão de André Costa, Diretor de Gente & Gestão. “Nosso principal objetivo é não travar o crescimento da Farmarcas. Para isso, não podemos ter processos engessados e morosos. Além disso, queremos crescer respeitando a nossa cultura. Se o faturamento vai dobrar, possivelmente nossa equipe também, representando um grande aumento de volume de trâmites administrativos e financeiros. Vamos usar a tecnologia em prol da flexibilização e da descentralização dos nossos processos, respeitando toda a política e o código de conduta da organização.”

 

Um dos diferenciais de maior destaque da Farmarcas é a cultura voltada para as relações, sempre focada nas pessoas, e quem faz toda a diferença nesse sentido é o Diretor de Gente & Gestão, André Costa. Pensando nisso, o Diretor afirma: “Ao longo dos próximos anos, trilhas de conhecimento contínuas para os nossos gestores e colaboradores devem ser lançadas. Em paralelo, vamos continuar buscando talentos alinhados à nossa cultura e aos nossos valores para suportar o crescimento da empresa.”

 

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Comercial – Fábio Chacon, Diretor Comercial

 

Prosperidade está no DNA

 

Quando o assunto é crescimento, ele é referência!  O Diretor Comercial, Fábio Chaco, demonstra valorizar as antigas parcerias, sem tirar o foco do futuro: “Na minha concepção, o futuro está muito ligado à prosperidade do nosso associado, que já é próspero. A tendência é levar a eles um serviço mais qualificado. A Farmarcas cresce a cada dia, sempre acima do mercado, porque a gente abre lojas e todos os steakholders têm oportunidade de crescer, de se desenvolver. O sucesso do associado fomenta o sucesso das outras pontas da cadeia, incluindo a indústria e a distribuição. Ninguém sai prejudicado. Do ponto de vista comercial, a gente sempre valoriza a anterioridade: as parcerias antigas. Queremos que elas sejam cada vez mais lucrativas.”

 

Para ele, a evolução nos próximos anos é evidente, principalmente com a ajuda de ferramentas que trazem uma relação comercial amigável, como o SIC (Sistema Integrado de Compras), que promove oportunidades para que os parceiros vendam mais dentro dos canais.

 

Além disso, Fábio Chacon enxerga grande potencial e crescimento de vendas em produtos de higiene, beleza e nutrição nas farmácias: “Certamente teremos um crescimento extremamente relevante das vendas de produtos de higiene, beleza e nutrição nas farmácias, portanto, estaremos gradativamente mais preparados para isso”, finalizou.

 

 

Por fim, podemos ver que a construção do futuro da Farmarcas e, consequentemente, do varejo farmacêutico brasileiro está muito bem estruturado e em boas mãos.

 

Estruturar uma empresa de destaque no cenário nacional é um projeto que precisa prioritariamente de pessoas capacitadas e com grande engajamento. Essa é uma preocupação da Farmarcas em relação a todos colaboradores. Em relação à diretoria essa necessidade se torna ainda mais crucial.

 


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