fbpx
10 anos Farmarcas: O futuro é o nosso presente!
10 anos Farmarcas: O futuro é o nosso presente!

Publicado por Felippe Lopes • 9 de maio de 2022

10 anos Farmarcas: O futuro é o nosso presente!

A celebração de 10 anos Farmarcas marca uma trajetória de sucesso e aprendizado escrita por muitas mãos

 

Há uma década, a Farmarcas iniciou uma jornada que viria a se tornar um dos maiores cases de sucesso já vistos no associativismo farmacêutico brasileiro. A celebração de 10 anos Farmarcas traz uma história repleta de superação, inteligência de mercado, empatia e muito, muito esforço coletivo.

 

Venha conferir conosco tudo sobre os 10 anos da empresa que mais cresce no segmento farma, ano após ano!

 

O início de um sonho

 

Transformar a vida das pessoas e proporcionar oportunidades para que elas escrevem suas próprias histórias de sucesso. Esse sempre foi um objetivo do presidente da Farmarcas, Edison Tamascia.

 

Com grande influência no segmento farmacêutico, a ideia de montar uma federação associativista de farmácias com abrangência nacional sempre fez muito sentido. Nesse contexto, o apoio de um homem foi fundamental para colocar o objetivo em prática: José Abud Neto.

 

Com a criação da Febrafar, o contato com laboratórios e indústrias farmacêuticas se estreitou. Na ocasião, Edison se reuniu inúmeras vezes com representantes do varejo, alinhando a estrutura de um sistema onde as lojas poderiam fazer os pedidos com condições especiais diretamente com os laboratórios. Dessa forma, as ofertas poderiam ser customizadas de acordo com a demanda.

 

Embora fossem oferecidas condições repletas de benefícios, muitas redes dentro da Febrafar ainda não as utilizavam totalmente e esse era um ponto extremamente importante para que elas atingissem o seu potencial máximo.

 

Pouco tempo após a criação das marcas Ultra Popular, Super Popular, Maxi Popular e Mega Popular, Edison decidiu que essa seria a oportunidade ideal para implementar um modelo de gestão completo, com a utilização de todas as ferramentas e funcionalidades disponíveis.

 

Além disso, também havia sido definido que esse novo modelo deveria aliar uma boa administração, qualidade no atendimento e, principalmente, condições diferenciadas que seriam oferecidas aos consumidores.

 

A sementinha da Farmarcas estava plantada.

 

Uma empresa jovem com crescimento sem precedentes

 

O antigo escritório da Farmarcas ao lado do escritório atual

 

A primeira sede do que viria a se tornar a Farmarcas foi estruturada na Avenida Paulista, 777 e por ali permaneceu até meados de 2014. Na época, a empresa ainda respondia pelo nome Ultra Popular e continha uma pequena equipe de, no máximo, 15 pessoas.

 

Em pouco tempo, os resultados se tornaram perceptíveis, com inaugurações a todo vapor. Esse sucesso trouxe o interesse de novas redes, que já operavam dentro da estrutura associativista e também sentiram vontade de se juntar ao modelo associativista.

 

Assim que a empresa absorveu outras redes, como a Entrefarma, a Bigfort e a Farma100, sentiu-se a necessidade de criar uma marca que representasse o “guarda-chuva” em que as marcas administradas estavam contempladas. Nesse contexto, surgiu a Farmarcas.

 

Com o rápido crescimento da equipe, foi preciso expandir ainda mais e a Farmarcas ganhou um novo endereço, agora na Alameda Santos, 705. Em pouco tempo, o espaço ficou pequeno e novamente foi preciso mudar, desta vez para o endereço definitivo: a Av. Paulista, 2300.

 

O espaço contava com aproximadamente 500m² e se dividia entre as equipes do Sucesso do Associado, Marketing e Comercial. A inauguração desse escritório foi um grande marco para a Farmarcas, que imaginava que seria o suficiente por um bom tempo. Porém, atualmente já ocupamos 3 andares, com uma área total de 3.890m².

 

 

Inovação sempre foi a chave para a evolução

 

Área de tecnologia e os Squads do 16º andar

 

Chegar a uma posição de destaque no mercado não foi algo simples e, mais desafiador ainda foi manter uma posição vanguardista dentro do segmento.

 

Para que todo esse caminho fosse simplificado, a Farmarcas buscou alternativas para que o seu crescimento pudesse ser contínuo e sustentável. Esse contexto deu origem ao departamento de Inovação.

 

O trabalho realizado nessa área é extremamente amplo. As equipes são divididas em Capítulos, com profissionais especializados em cada área e que buscam entender a fundo os objetivos, estratégias que podem ser aprimoradas para entregar a melhor experiência para os associados.

 

De forma resumida, a área de Inovação atua como uma estrutura que prevê as necessidades e utiliza a inteligência artificial para entender as dores dos usuários.

 

Embora seja uma área que se reinventa dia após dia, já existem diversas ferramentas criadas pela Inovação e que levaram a Farmarcas a um novo nível de excelência.

 

A criação do Radar, plataforma de comunicação direta com os associados é um exemplo perfeito disso. Dentro dele, também estão disponíveis ferramentas de suporte aos associados, além de informações sobre diferentes áreas da Farmarcas, como Marketing, Administração, Comercial e Financeiro.

 

Além dele, a Inovação também foi responsável pelo desenvolvimento do Órbita, uma ferramenta de geolocalização que permite localizar os melhores pontos para as novas farmácias.

 

Essa vontade de aprender, melhorar e implementar novas tecnologias tem sido a chave para a Farmarcas ser uma empresa “jovem”, em tão alto patamar no mercado.

 

Promoção Farmarcas – A maior campanhado varejo farmacêutico

 

É impossível falar da história da Farmarcas, sem citar a Promoção Farmarcas, a maior campanha de vendas do varejo farmacêutico brasileiro. Desde o início, sempre houve uma preocupação em desenvolver formas de ajudar os associados a melhorarem os resultados das lojas.

 

Nesse sentido, foi criada a Promoção Farmarcas, uma campanha de vendas de grande porte e que permite que todos os associados ampliem o engajamento da equipe. Além de prêmios significativos, a Promoção Farmarcas também se destaca por 4 pilares:

 

1. Aumento de vendas

 

2. Engajamento das equipes

 

3. Fidelização dos clientes

 

4. Digitalização do negócio

 

Atualmente já foram realizadas 4 edições (2018, 2019, 2020 e 2021). A campanha se tornou um grande diferencial estratégico para as redes associadas à Faarmarcas e já faz parte da nossa rotina, executá-la anualmente, sempre melhorando em relação às anteriores.

 

Desafios superados todos os dias

 

Que 2020 foi um ano atípico para todos, não há dúvidas. Mas onde muitos enxergam obstáculos, a Farmarcas encontrou oportunidades. Oportunidades de crescer, de se adaptar e, principalmente, de criar novas maneiras de inovar frente ao mercado.

 

A pandemia foi um grande exemplo disso. Em meio a uma grande onda de confusão econômica, a Farmarcas se adaptou rapidamente e transformou o Encontro Farmarcas presencial, no Encontro Farmarcas Digital.

 

Além de manter a realização de um dos maiores eventos do varejo farmacêutico, a empresa também aumentou a frequência das edições, garantindo excelentes negociações para os associados das redes e para parceiros da indústria.

 

 

O melhor lugar para trabalhar

 

A história e as conquistas que citamos só comprovam que a Farmarcas é uma das melhores empresas para se trabalhar. Isso quem atesta é o próprio ranking Great Place To Work.

 

Em 2020, a empresa conquistou a 17ª colocação. Em 2021 foi a vez de alcançar a 6ª posição no raking geral e o 1º lugar no ranking saúde, mostrando que o investimento em inovação, qualificação e em proporcionar uma excelente atmosfera tem sido essencial.

 

 

Os 10 anos Farmarcas celebram uma empresa que sempre sonhou alto, desde o seu início. Essa determinação forçou a empresa a subir os degraus dos desafios, dos obstáculos e da superação.

 

Quem sonha alto, não se acomoda com o comum, transforma sonhos em realidade e assiste o futuro se tornando presente lá do alto!


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *