fbpx
Exposição na Vitrine
Exposição na Vitrine

Publicado por Marketing Farmarcas • 25 de maio de 2017

Farmácia também pode se beneficiar da exposição na vitrine

A vitrine faz parte da ambientação da loja. Quando a vitrine está voltada para o lado externo, ela tem a função de atrair o cliente para dentro do estabelecimento. Já as vitrines internas são utilizadas para informar e criar uma atmosfera favorável para o cliente comprar.

Vitrine não é estoque. Portanto, a decoração com produtos e elementos deve respeitar o bom senso e também a proposta de vendas, como promover apenas uma linha de lançamento de cosméticos, conceituar a loja num estilo premium de produtos de perfumaria, ou trabalhar com uma data sazonal, como o Dia da Mães, por exemplo.

Ambientação Promocional e Institucional

Existem dois tipos de ambientação: a promocional e a institucional. A farmácia precisa trabalhar com as duas e não apresentar informações conflitantes ou desatualizadas entre elas.

A ambientação promocional é aquela realizada para aumentar a venda de um produto específico, de uma linha ou categoria inteira. Por exemplo, uma decoração de verão que dê ênfase na linha de bronzeadores e protetores solares.

Na ambientação institucional, a intenção é criar uma atmosfera favorável e cativar a simpatia do cliente. Este tipo de ambientação visa trazer benefícios para a loja e não apenas para o produto que está à venda.  Por exemplo: Aniversário da Loja, Inverno, Dia das Mães, Copa do Mundo, etc.

Fique atento à legislação

Diferentemente de lojas de moda, a vitrine de uma drogaria deve respeitar leis específicas sobre exposição de produtos. Fique atento sobre a regulamentação de propaganda de medicamentos e outros produtos comercializados em farmácias. Produtos tarjados não devem ser promocionados, assim como é preciso ter cuidado para não cometer o deslize de “incitar a compra e o uso de medicamentos”.

Para não errar, consulte a Anvisa e um advogado de sua confiança, pois cada cidade pode apresentar diferenças em alguns termos da legislação.

Mude, experimente e analise

Provavelmente não será na primeira tentativa de decorar a vitrine que você vai conseguir ótimos resultados, principalmente se você não tem muita experiência nesta área.

Você não precisa gastar muito para fazer uma ambientação atraente para sua drogaria. Planeje várias opções de exposição de elementos e analise qual funciona mais para cada tipo de público e da loja. Aproveite os displays, use as embalagens para criar uma exposição que chame a atenção e não esqueça de uma boa iluminação sobre os elementos das vitrines.

Saiba como administrar sua farmácia com mais eficiência e melhore os seus resultados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *