fbpx

Publicado por Felippe Lopes • 20 de setembro de 2023

Entenda as diferentes funções dos colaboradores de uma farmácia

Existem diferentes tipos de funções dos colaboradores dentro de uma farmácia. Quer conhecer quais são as principais? Então confira nosso artigo!

 

As funções dos colaboradores de uma farmácia são diversas e cada uma delas é fundamental para o bom funcionamento do estabelecimento. Pensando nisso, hoje listamos quais são as principais delas, suas responsabilidades e como contribuem para entregar o melhor serviço para os clientes.

 

Quantas áreas uma farmácia possui?

 

Antes de tudo, é preciso lembrar que a quantidade de áreas dentro de uma farmácia pode variar de uma loja para outra.

 

Entretanto, as que se destacam na maioria das lojas são as áreas de atendimento, estoque, vendas, manipulação e administrativa.

 

Compreendendo as funções dos colaboradores na farmácia

 

Chegou a hora de conhecer mais a fundo os cargos que os funcionários das farmácias ocupam. Veja abaixo quais são eles:

 

Atendentes

Dentro da área de atendimento, os atendentes ficam responsáveis por esclarecer as principais dúvidas do consumidor, dar a orientação adequada sobre medicamentos e verificar as receitas.

 

Vendedores

Já no setor de vendas, encontram-se os vendedores ou balconistas. Além de passar informações sobre itens variados, como produtos de higiene pessoal, saúde e bem-estar, eles também auxiliam na organização das prateleiras, na precificação e registro das vendas.

 

Estoquistas

Passando pela área de logística, os estoquistas são fundamentais para garantir a organização, armazenamento e distribuição dos produtos. Já falamos aqui no blog sobre a importância da gestão do estoque e o quanto ela evita o desperdício ou a falta de itens na farmácia.

 

Compradores

Os compradores são responsáveis por abastecer o estoque de produtos que serão vendidos. Esses profissionais são essenciais para garantir que a farmácia não pare de lucrar, estando sempre atentos para manter o estoque abastecido e realizando o contato com os fornecedores da loja.

 

Gestores

Por fim, mas não menos importante, temos os gestores. Esses profissionais se dividem entre a administração da loja e as questões mais burocráticas, como a emissão de notas fiscais, a gestão financeira, recursos humanos, entre outras.

Essa área faz toda a diferença, principalmente quando o assunto é garantir o bom funcionamento da loja e certificar de que ela esteja operando dentro das normas legais.

 

Você já conhecia todos os tipos de colaboradores que fazem parte de uma farmácia? Conta para a gente nos comentários.

 

Gostou desse conteúdo? Então confira nosso blog e fique por dentro dos principais assuntos do varejo farmacêutico!

https://www.farmarcas.com.br/artigos/

 

Aproveite e acompanhe as novidades que estão rolando na Farmarcas através do nosso Instagram.

https://www.instagram.com/farmarcas/

 


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *