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Engajamento de equipe
Engajamento de equipe

Publicado por Marketing Farmarcas • 18 de junho de 2021

Engajamento de equipe utilizando o responsograma

O responsograma pode melhorar ainda mais o engajamento de equipe dentro de uma farmácia. Veja como!

 

O engajamento de equipe é um ponto fundamental e que todo dono de farmácia deve se atentar. Afinal, é por meio de uma equipe alinhada e motivada que o empreendimento atingirá as metas desenhadas no início do projeto.

Existem algumas formas de melhorar a harmonia do grupo, e utilizar o responsograma é uma delas. Com essa ferramenta, é possível levar transparência, alinhar as expectativas perante os funcionários e analisar o que pode ser melhorado em cada etapa do processo.

 

Como funciona o responsograma

 

O responsograma nada mais é do que uma ferramenta de gestão, usada para definir e mapear as principais responsabilidades de cada colaborador dentro de uma drogaria (ou uma empresa de outro nicho).

Por meio dele, é possível estruturar todas as atividades que a função ocupada possui, além dos requisitos, diferenciais, preparos técnico e comportamental que um funcionário precisará para ocupar o cargo.

Vale lembrar que, ao definir o responsograma do colaborador, é extremamente importante ser transparente. Isso o ajudará a compreender suas entregas, as expectativas que a empresa tem sobre ele e como ele poderá evoluir na hierarquia da farmácia.

 

Estruturando um bom responsograma

 

Para montar um responsograma de qualidade para a sua farmácia, primeiramente é preciso se atentar em alguns pontos essenciais que ele deve conter:

Responsabilidades do colaborador

São as responsabilidades que os funcionários devem ter durante o dia a dia na farmácia. Engloba a pontualidade, o respeito aos outros colaboradores, a proatividade e a honestidade no desempenho de suas funções.

– Principais atividades

Trata-se da descrição detalhada de todas as funções que serão desempenhadas. É fundamental que a empresa seja transparente e mostre quais são as expectativas da drogaria com o colaborador. Dessa forma, é possível evitar futuros equívocos e discordâncias.

– Requisitos exigidos

Em seguida, é preciso apresentar todos os requisitos exigidos para o cargo que o colaborador ocupa (ou deseja ocupar). É mais uma maneira de levar transparência para a gestão da equipe e compreender se o funcionário possui a capacidade técnica para desempenhar a função.

– Diferenciais

Buscar profissionais que se diferenciem dos comuns é um desafio e tanto. Porém, uma equipe com colaboradores diferenciados se destaca ainda mais, principalmente quando falamos da busca por resultados em vendas, por exemplo.

– Preparo Comportamental

Por fim, mas não menos importante, é preciso deixar claro qual o nível de preparo comportamental que o funcionário precisará ter para ocupar a função. Isso é muito útil, principalmente para cargos nos quais é necessário delegar tarefas e administrar uma equipe.

 

Indicadores auxiliam no engajamento de equipe

 

É comum que muitos lojistas se baseiem em “achismos” para saber como anda a performance da sua farmácia. Entretanto, elaborar indicadores técnicos e comportamentais pode trazer ainda mais assertividade e eficiência no engajamento de equipe.

Os indicadores permitem uma análise completa sobre o desempenho de cada funcionário e facilita enxergar em quais aspectos é possível melhorar. Além disso, eles também funcionam como um registro para futuros feedbacks que serão aplicados.

Já mostramos aqui no blog a importância do responsograma e do organograma na gestão de pessoas. Esses tipos de indicadores mostram, de maneira clara, qual competência o colaborador precisa melhorar para se desenvolver dentro da farmácia.

O mais interessante é que, de acordo com a evolução do gestor e sua equipe, é possível evoluir esses indicadores até chegar na implantação de um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Nesse estágio, cada colaborador consegue ter uma visão ainda mais detalhada de cada ponto que ele progrediu e o que ainda falta para alcançar o próximo nível hierárquico.

 

A sua farmácia já conta com um indicador de desempenho? Olha, pode ter certeza que esse tipo de ferramenta só tem a acrescentar para um engajamento de equipe ainda melhor!

 

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