fbpx
Diretoria de Inovação
Diretoria de Inovação

Publicado por Felippe Lopes • 26 de setembro de 2023

Diretoria de Inovação da Farmarcas e o processo de aprendizagem

Saiba como a Diretoria de Inovação da Farmarcas tem investido na execução de melhorias tecnológicas e de processos.

 

Quem acompanha o blog da Farmarcas, sabe que a Diretoria de Inovação é responsável por melhorar ainda mais a experiência dos associados e colaboradores.

 

Ao longo dos últimos 10 anos, houve inúmeras pesquisas para descobrir como não apenas inovar na tecnologia, mas principalmente, no processo de digitalização como um todo.

 

Pensando nisso e aproveitando a realização da última edição do Associado do Futuro, hoje iremos abordar um pouco sobre como a Diretoria de Inovação tem sido essencial para trazer esse olhar moderno e repleto de novidades.

 

Continue lendo para conferir!

 

Por dentro da área de Inovação

 

A área de Inovação vai além da simples busca de novidades no mercado para aplicações na empresa.

 

O trabalho é muito mais amplo, buscando entender a fundo os objetivos, as estratégias e o funcionamento de todos os departamentos, proporcionando aperfeiçoamentos constantes.

 

A ideia do departamento surgiu da necessidade de melhoria de processos, ocasionando numa otimização dos trabalhos e minimizando o desperdício de tempo e de recursos. Para isso, sempre soubemos que o melhor caminho era a inovação, justificando assim a criação da área.

 

O resultado efetivo é a melhora da qualidade de serviços para o associado, que hoje já pode ser sentido ao acessar as informações e tirar dúvidas com muito mais agilidade e de forma automatizada, dando vida ao pilar “Aprender Sempre” da Farmarcas.

 

Essa facilidade surgiu de um projeto da área: o Radar, um ambiente online para interação entre o associado e a rede, que simplifica a comunicação e solicitações por meio de uma ferramenta que utiliza inteligência artificial e que permite facilidade de interação, centralização de acesso e chats instantâneos.

 

Como a Diretoria de Inovação pensa

 

Para compreender qual é a forma como a Diretoria de Inovação pensa e de que forma ela possui uma atuação estratégica na Farmarcas, conversamos com o Diretor de Inovação, Marcelo Dantas. Acompanhe abaixo:

 

Você sente que os associados têm assimilado a necessidade da Digitalização 360 nas lojas?

 

R: Sim e o evento tem ajudado muito em mostrar todas as ferramentas disponíveis, criando uma aproximação com os associados.

 

O principal ponto é fazê-los entender que a digitalização é algo que não possui um começo, meio e fim. Uma vez que estão dentro desse processo, eles entendem que aquilo agora é uma constante.

 

Como você enxerga a importância do evento Associado do Futuro para os empresários donos de farmácia?

 

R: Acho fundamental, pois nosso intuito é mostrar o quanto eles precisam se integrar com a gente. Não falamos apenas das ferramentas, mas como eles precisam pensar em inovação lá na ponta.

 

Queremos mostrar que esse tema é muito mais simples do que tecnologia. É tudo sobre como ela pensa na melhoria de processos no dia a dia. Pensar em inovação é pensar no que ele precisa fazer no presente, para estar adaptado ao futuro.

 

Quais são os principais temas abordados sobre a sua diretoria durante o evento?

 

R: O principal tema é demonstrar a importância de pensar em Inovação, olhando para o futuro e gerenciando o presente.

 

Outro tema que abordamos é sobre o processo de digitalização, não como sendo simplesmente a adoção de ferramentas de tecnologia. Nós trazemos 4 âmbitos: melhorias de processos, conectividade com o consumidor, análise de dados e modernização do negócio.

 

O último ponto que o Associado do Futuro aborda é a questão de criarmos uma empresa “a prova de futuro”, ou seja, estarmos devidamente preparados para os desafios que o mercado apresente.

 

Como você enxerga o futuro do associativismo farmacêutico quando o assunto é inovação?

 

R: Hoje eu digo, sempre com muita humildade, que não existe outra empresa que ofereça a quantidade de serviços e tecnologia que a Farmarcas oferece atualmente.

 

Inovar é algo vital e certamente as empresas que não investirem na inovação irão ficar pelo meio do caminho. Todo esse olhar que nós trazemos para os associados, levando informação, tecnologia e estratégias permite que possamos criar o que eu chamo de “associados a prova de futuro”.

 

A Farmarcas valoriza a capacidade de adaptação e a resiliência diante das mudanças. O mercado farmacêutico passa por transformações constantes, tanto pela evolução das tecnologias, quanto pelas demandas dos consumidores.

 

Nesse sentido, seguimos encorajando cada um dos nossos associado a estarem abertos a novas ideias, experimentarem novas abordagens e aprenderem com os desafios enfrentados.

 


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *