

Diretoria de Inovação da Farmarcas e o processo de aprendizagem
Saiba como a Diretoria de Inovação da Farmarcas tem investido na execução de melhorias tecnológicas e de processos.
Quem acompanha o blog da Farmarcas, sabe que a Diretoria de Inovação é responsável por melhorar ainda mais a experiência dos associados e colaboradores.
Ao longo dos últimos 10 anos, houve inúmeras pesquisas para descobrir como não apenas inovar na tecnologia, mas principalmente, no processo de digitalização como um todo.
Pensando nisso e aproveitando a realização da última edição do Associado do Futuro, hoje iremos abordar um pouco sobre como a Diretoria de Inovação tem sido essencial para trazer esse olhar moderno e repleto de novidades.
Continue lendo para conferir!
Por dentro da área de Inovação
A área de Inovação vai além da simples busca de novidades no mercado para aplicações na empresa.
O trabalho é muito mais amplo, buscando entender a fundo os objetivos, as estratégias e o funcionamento de todos os departamentos, proporcionando aperfeiçoamentos constantes.
A ideia do departamento surgiu da necessidade de melhoria de processos, ocasionando numa otimização dos trabalhos e minimizando o desperdício de tempo e de recursos. Para isso, sempre soubemos que o melhor caminho era a inovação, justificando assim a criação da área.
O resultado efetivo é a melhora da qualidade de serviços para o associado, que hoje já pode ser sentido ao acessar as informações e tirar dúvidas com muito mais agilidade e de forma automatizada, dando vida ao pilar “Aprender Sempre” da Farmarcas.
Essa facilidade surgiu de um projeto da área: o Radar, um ambiente online para interação entre o associado e a rede, que simplifica a comunicação e solicitações por meio de uma ferramenta que utiliza inteligência artificial e que permite facilidade de interação, centralização de acesso e chats instantâneos.
Como a Diretoria de Inovação pensa
Para compreender qual é a forma como a Diretoria de Inovação pensa e de que forma ela possui uma atuação estratégica na Farmarcas, conversamos com o Diretor de Inovação, Marcelo Dantas. Acompanhe abaixo:
Você sente que os associados têm assimilado a necessidade da Digitalização 360 nas lojas?
R: Sim e o evento tem ajudado muito em mostrar todas as ferramentas disponíveis, criando uma aproximação com os associados.
O principal ponto é fazê-los entender que a digitalização é algo que não possui um começo, meio e fim. Uma vez que estão dentro desse processo, eles entendem que aquilo agora é uma constante.
Como você enxerga a importância do evento Associado do Futuro para os empresários donos de farmácia?
R: Acho fundamental, pois nosso intuito é mostrar o quanto eles precisam se integrar com a gente. Não falamos apenas das ferramentas, mas como eles precisam pensar em inovação lá na ponta.
Queremos mostrar que esse tema é muito mais simples do que tecnologia. É tudo sobre como ela pensa na melhoria de processos no dia a dia. Pensar em inovação é pensar no que ele precisa fazer no presente, para estar adaptado ao futuro.
Quais são os principais temas abordados sobre a sua diretoria durante o evento?
R: O principal tema é demonstrar a importância de pensar em Inovação, olhando para o futuro e gerenciando o presente.
Outro tema que abordamos é sobre o processo de digitalização, não como sendo simplesmente a adoção de ferramentas de tecnologia. Nós trazemos 4 âmbitos: melhorias de processos, conectividade com o consumidor, análise de dados e modernização do negócio.
O último ponto que o Associado do Futuro aborda é a questão de criarmos uma empresa “a prova de futuro”, ou seja, estarmos devidamente preparados para os desafios que o mercado apresente.
Como você enxerga o futuro do associativismo farmacêutico quando o assunto é inovação?
R: Hoje eu digo, sempre com muita humildade, que não existe outra empresa que ofereça a quantidade de serviços e tecnologia que a Farmarcas oferece atualmente.
Inovar é algo vital e certamente as empresas que não investirem na inovação irão ficar pelo meio do caminho. Todo esse olhar que nós trazemos para os associados, levando informação, tecnologia e estratégias permite que possamos criar o que eu chamo de “associados a prova de futuro”.
A Farmarcas valoriza a capacidade de adaptação e a resiliência diante das mudanças. O mercado farmacêutico passa por transformações constantes, tanto pela evolução das tecnologias, quanto pelas demandas dos consumidores.
Nesse sentido, seguimos encorajando cada um dos nossos associado a estarem abertos a novas ideias, experimentarem novas abordagens e aprenderem com os desafios enfrentados.