Sazonalidade de Produtos
Sazonalidade de Produtos

Publicado por farmarcas • 13 de julho de 2017

Aproveite a sazonalidade de produtos na farmácia e venda mais!

A sazonalidade de produtos interfere bastante nos hábitos de compra do consumidor. Se estiver atento às épocas do ano e às mudanças que podem ocorrer na preferência do consumidor, você conseguirá aumentar o ticket médio na farmácia e incrementar as suas vendas.

Períodos como o Inverno e o Verão são ótimas oportunidades para aumentar as vendas de alguns itens específicos. Aproveite a sazonalidade de produtos e faça um planejamento de compras de acordo com a sua expectativa de vendas na farmácia. Ter a estimativa de compra (baseado no ano anterior + a expectativa de crescimento da loja) você ainda conseguirá melhores condições comerciais para comprar bem e poder vender mais.

Boa negociação na compra de produtos melhora resultado da farmácia

Exposição de produtos sazonais

De acordo com cada época do ano, o consumidor busca determinados tipos de produtos na farmácia. No Verão, por exemplo, a procura por repelentes, hidratantes e protetores solares aumenta. No Inverno, inaladores, vitamina C, antitérmicos e antigripais ganham a preferência nas cestinhas dos clientes.

Disposição dos produtos na farmácia facilita compra do cliente

É importante que você conheça a sazonalidade de produtos na farmácia para melhorar a exposição destes produtos na loja. Uma dica é usar os cestões de ofertas para melhorar a visibilidade dos itens na farmácia.

Promoções na farmácia

Além das estações do ano, as datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, dos Pais e das Crianças também podem ser aproveitadas para colocar produtos sazonais em promoção.

Localização dos produtos na gôndola pode otimizar vendas na farmácia

Aproveite a sazonalidade dos produtos e dê mais destaque aos itens na farmácia, como maior espaço nas prateleiras ou empilhados em formatos criativos próximos à área de grande circulação de pessoas na loja. Uma sugestão é elaborar kits de perfumaria para presentes e colocá-los sobre o balcão da farmácia. Use a criatividade e boas vendas!

download ebook administrar com eficiência - financeiro da farmácia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *