fbpx
Alíquota do ICMS
Alíquota do ICMS

Publicado por Felippe Lopes • 14 de fevereiro de 2023

Alíquota do ICMS: Entenda tudo sobre o aumento

Confira o impacto que reajuste do imposto estadual terá nos preços de medicamentos.

 

Com o reajuste do ICMS em determinados produtos, é comum que surjam algumas dúvidas a respeito desse tema. Pensando nisso, hoje iremos tirar as principais dúvidas relacionadas a esse imposto.

 

Para nós, da Farmarcas, é fundamental compartilhar todos os tipos de informações relacionadas ao nosso segmento. Por isso, acompanhe abaixo como irá funcionar o aumento da alíquota do ICMS em medicamentos!

 

Afinal, o que é o ICMS?

 

A sigla ICMS se refere ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

 

De forma resumida, podemos dizer que a aplicação desse imposto é feita de forma indireta. Isso significa que o o valor é adicionado diretamente ao preço dos produtos comercializados e/ou serviços prestados.

 

Cada Estado brasileiro, juntamente com o Distrito Federal, possuem responsabilidade sobre a regulamentação do ICMS, estipulando a porcentagem cobrada nas regiões de atuação.

 

Compreendendo o reajuste

 

Recentemente, algumas mudanças no ICMS que podem deixar os remédios mais caros a partir deste mês (fevereiro). Além de alterações na base de cálculo do imposto em São Paulo, 12 estados aumentaram as alíquotas sobre medicamentos, de 19% para 22%.

 

Segundo o portal R7, associações da indústria farmacêutica e laboratórios já se mobilizaram, encaminhando ofícios aos estados com o objetivo de tentar reverter o aumento. No caso de São Paulo, desde o último dia do ano passado uma portaria publicada fixou a base de cálculo para cobrança do ICMS dos remédios com nova lista de PMPFs (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final).

 

De acordo com a SEFAZ-SP (Secretaria da Fazenda e Planejamento), o contato com o setor segue mantido com o objetivo de tratar casos pontuais, principalmente onde alguns preços de referência superam o preço máximo ao consumidor (PMC), fixado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

 

Alíquota do ICMS – O ajuste em cada estado

 

Confira abaixo como foi reajuste da Alíquota do ICMS de acordo com cada estado:

 

Acre
De 17% para 19%
A partir de 1/4

Alagoas
De 18% para 19%
A partir de 1/4

Amazonas
De 18% para 20%
A partir de 29/3

Bahia
De 18% para 19%
A partir de 22/3

Maranhão
De 18% para 20%
A partir de 1/4

Pará
De 18% para 19%
A partir de 16/3

Paraná
De 18% para 19%
A partir de 13/3


Piauí
De 18% para 21%
A partir de 8/3

Rio Grande Norte
De 18% para 20%
A partir de 1/4

Roraima
De 17% para 20%
A partir de 30/3

Sergipe
De 18% para 22%
A partir de 20/3

Tocantins
De 18% para 20%
A partir de 1/4

 

 

Fontes utilizadas:

 

 


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *