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método PDCA
método PDCA

Publicado por Felippe Lopes • 13 de maio de 2024

Método PDCA: saiba como aplicar na sua farmácia

Utilizar o método PDCA contribui diretamente na melhora da gestão de processos na farmácia

 

Assim como a análise SWOT e o método 5W2H, o método PDCA é uma ferramenta extremamente eficiente para a gestão de muitos negócios, e nas farmácias, não é diferente.

 

Quer saber mais sobre como ele funciona e de que forma ele pode contribuir para tornar os processos internos ainda mais eficazes? Então vem com a gente, você vai se surpreender.

 

Afinal, o que é o método PDCA?

 

O método PDCA, também conhecido como ciclo PDCA, é uma ferramenta de desenvolvimento que tem como principal objetivo a melhoria contínua dos processos em um negócio.

 

Ao ganhar eficiência em uma atividade, os gestores conseguem executá-la de maneira simples, rápida e com um custo menor.

 

A sigla PDCA vem do inglês Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar) e ACT (Agir em função do resultado). Dessa forma, ela é uma técnica ininterrupta e que precisa ser realizada de forma frequente.

 

O PDCA traz inúmeros benefícios. Entre os principais, podemos destacar a melhoria contínua, a solução de problemas, o aumento de eficiência, a melhoria da qualidade, o envolvimento da equipe e a assertividade nas tomadas de decisão.

 

Aplicando o método PDCA na farmácia

 

Seguindo os passos do PDCA, a primeira coisa que deve ser feita é o planejamento. Nesse momento, é essencial fazer uma pergunta: “o que está acontecendo?”. Para respondê-la, levante o histórico do problema, as perdas causadas por ele e proponha uma data para solucioná-lo.

 

Na segunda etapa, executamos o plano de ação que foi criado. Aqui, colocamos efetivamente em prática as ações planejadas. Portanto, é fundamental que façamos anotações sobre os resultados de cada tarefa concluída, sejam eles bons ou ruins.

 

Em seguida vem a verificação, que consiste em confirmar se tudo o que foi planejado já está implantado nas rotinas da farmácia. Esse é o momento de comparar o antes e o depois em relação à meta.

 

Por fim, mas não menos importante, é hora da ação. Nessa etapa, analisamos os resultados verificados anteriormente e determinamos se precisamos executar o método novamente ou se vamos padronizar as boas práticas. Além disso, é crucial compartilhar o resultado obtido com todos da equipe.

 

Usando a tecnologia como uma aliada

 

Você já deve ter percebido o quanto o PDCA é essencial para identificar e corrigir deficiências na sua farmácia. Entretanto, o que pouca gente sabe é que é possível utilizar da tecnologia para complementar essa estratégia.

 

Nesse sentido, contar com um sistema de gestão empresarial permite acompanhar integralmente o desempenho da loja. As redes associadas à Farmarcas contam com o Radar, um ecossistema que possui diversas ferramentas para fazer esse acompanhamento de maneira prática e assertiva.

 

Nele, é possível realizar encartes online, elaborar estratégias de trade marketing, acessar dados de mercado, realizar cursos e muito mais.

 

Não há dúvidas de que o segredo para aplicar o método PDCA na sua farmácia, é manter os gestores e líderes capacitados. Por isso, sugira que realizem cursos e workshops para que estejam devidamente atualizados sobre novas formas de incorporar melhorias na loja.

 

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de baixar nosso material sobre Análise SWOT e conferir abaixo outros assuntos que podem te interessar:

 

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