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como certificar uma campanha promocional
como certificar uma campanha promocional

Publicado por Felippe Lopes • 11 de outubro de 2022

Como certificar uma campanha promocional na sua farmácia!

Saber como certificar uma campanha promocional é fundamental para garantir que essa estratégia seja executada corretamente. Veja como!

 

Ao longo dos últimos anos, as campanhas de vendas tem sido estratégias cada vez mais utilizadas em inúmeros modelos de negócio. Nas farmácias elas possuem uma enorme importância e podem alavancar os resultados da loja. Entretanto, antes de criar uma, é preciso saber como certificar uma campanha promocional da forma correta.

 

Quer saber como esse processo funciona? Então confira abaixo algumas dicas que irão te ajudar a organizar e estruturar uma promoção da melhor forma na sua drogaria!

 

A importância das campanhas promocionais

 

Dentro de um plano de marketing, as campanhas promocionais exercem uma importância gigantesca. Além de aumentar as vendas, elas também oferecem ferramentas que aumentam o engajamento e a fidelização dos clientes, além de amplificar o reconhecimento da marca junto ao mercado.

 

Existem diversos tipos de campanhas diferentes, cada uma com um objetivo específico e elas podem visar resultados no curto, médio e longo prazo. O modelo escolhido depende da intenção da empresa ao desenvolver a ação.

 

Além disso, é possível optar por realizar campanhas sazonais, como a de Dia das Mães, Black Friday e Natal, ou criar uma ação personalizada de acordo com o objetivo em questão.

 

Como certificar uma campanha promocional

 

Chegou a hora de saber como certificar uma campanha promocional e aproveitar ao máximo tudo o que essa estratégia pode trazer para a sua farmácia.

 

Para facilitar, listamos alguns dos pontos principais nos quais é preciso se atentar antes de criar a sua. Quer saber quais são eles? Então confira abaixo!

 

Organização 

 

A organização inicial de uma promoção é fundamental para que você consiga avaliar qual será o orçamento disponível e se ela será realizada em território nacional ou apenas regional.

 

Além disso, é durante essa organização inicial que você deverá definir a premiação, quantos prêmios serão entregues e de que forma isso será feito.

 

Regulamento

 

Ao elaborar uma campanha de vendas, é preciso pensar em toda a legislação regente e quais são as regulamentações para que ela entre em vigor dentro dos conformes. No Brasil, a instituição responsável por esse processo é a SAE (Secretaria de Acompanhamento Econômico).

 

Atualmente, existem assessorias de promoção que podem auxiliar durante todos os trâmites necessários, adequando às normas da LGPD e definindo todas as regras de participação (download do aplicativo, cupons promocionais etc.).

 

Kits

 

Depois de realizar a regulamentação da campanha perante os órgãos competentes, chegou a hora de pensar sobre a logística envolvendo os kits.

 

A produção dos kits pode envolver a confecção de camisetas, bottons, bexigas, mobiles e outros itens que carreguem a comunicação visual da campanha.

 

Para que esse processo seja ainda mais fluido, é importante realizar boas negociações com parceiros (gráficas e distribuidoras) para evitar surpresas.

 

Treinamentos

 

Treinar a equipe da farmácia faz toda a diferença e é fundamental para garantir que a sua campanha promocional tenha ainda mais sucesso. É uma forma de instruir os colaboradores sobre as principais informações referentes á ação.

 

Uma das maiores vantagens que os associados da Farmarcas possuem, são os treinamentos realizados periodicamente. Eles instruem, tiram dúvidas e mantém todos atualizados sobre a campanha.

 

Comunicação

 

Dentro de qualquer ação de vendas, estabelecer uma comunicação alinhada faz toda a diferença. Ela está presente no encarte,  nas redes sociais e na decoração do ponto de venda.

 

Além disso, a comunicação também se aplica ao site com o regulamento da campanha, nos canais de atendimento ao consumidor e até mesmo nos influenciadores que possam ser contratados para fazer a divulgação.

 

Essas estratégias de comunicação pautam o quanto a campanha irá engajar, tanto os consumidores, quanto os próprios atendentes das farmácias.

 

Premiação

 

Por fim, mas não menos importante, chegamos no momento de falar sobre a entrega dos prêmios. Nesse momento, é preciso entender como será realizada a premiação (barras de ouro, crédito em cartões de benefícios etc.).

 

Outro ponto importante, é garantir que a comprovação de todos os prêmios que serão entregues seja feita com pelo menos 8 dias de antecedência da data do sorteio.

 

A divulgação dos ganhadores e os resultados da campanha podem ser feitos no site oficial, desde que seja validada a coleta dos direitos de imagens dos participantes.

 

 

Agora que você já sabe como certificar uma campanha promocional, sugerimos que seja feito um acompanhamento periódico para saber sobre o engajamento que ela teve e analisar tudo o que ainda pode ser melhorado.

 

Se você tem interesse sobre esse tema, aproveite para fazer o download do nosso mais novo material “Dicas para criar uma campanha de vendas na sua Farmácia“.


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