Para você elaborar um planejamento completo para a sua farmácia, é essencial incluir estratégias de marketing. Obviamente isso também envolve o departamento financeiro, pois qualquer ação que você for realizar terá uma verba envolvida.
Para você elaborar um planejamento completo para a sua farmácia, é essencial incluir estratégias de marketing. Obviamente isso também envolve o departamento financeiro, pois qualquer ação que você for realizar terá uma verba envolvida.

Publicado por Farmarcas • 1 de fevereiro de 2020

Veja como planejar as estratégias de marketing da drogaria

Para você elaborar um planejamento completo para a sua farmácia, é essencial incluir estratégias de marketing. Obviamente isso também envolve o departamento financeiro, pois qualquer ação que você for realizar terá uma verba envolvida.

Se você faz parte de alguma rede ou associação, verifique se a central já disponibiliza um calendário de ações que você possa utilizar. Se você é um empresário independente, que tal criar o seu calendário de ações para compor as estratégias de marketing da drogaria?

Calendário de ações de marketing

O volume de vendas da drogaria depende de diversos fatores, entre eles o período de sazonalidade. Para começar o seu plano de estratégias de marketing da drogaria, programe as compras de produtos de acordo com o tipo de produto mais vendido em cada época do ano.

A ideia é planejar a verba e destinar valores para a aquisição de produtos e também para as ações de vendas.

Sazonalidade dos produtos vendidos na farmácia

O fator sazonalidade interfere nos hábitos de compra do consumidor, por isso fique atento às épocas do ano e às mudanças na preferência do seu cliente. Assim você conseguirá aumentar o ticket médio na farmácia e incrementar as suas vendas.

Um exemplo são os períodos de Inverno e Verão, que são ótimas oportunidades para alavancar as vendas de alguns tipos de itens. Na época de clima mais frio, aposte em hidratantes e óleos corporais, pastilhas, hidratantes labiais, vitamina C, etc. Já no período de calor, repelentes, bronzeadores e protetores solares são grandes aliados nas vendas.

Inclua no seu calendário as datas comemorativas com maior movimento no comércio em geral, isso vai ajudar a incrementar as vendas com ações promocionais para públicos específicos.

Algumas das principais datas que você pode incluir na estratégia de marketing da drogaria são:

Carnaval

Há um aumento da venda de preservativos, linha de desodorantes, maquiagem e MIPs da categoria Sistema Digestivo.

Dia da Mulher

É possível aumentar o ticket em produtos de higiene e beleza, dermocosméticos, perfumes, suplementos vitamínicos voltados para o público feminino.

Dia de Combate à Hipertensão

Ações de prevenção e atenção à saúde podem atrair mais clientes com doenças crônicas e fidelizar a sua carteira já existente.

Dia das Mães

É um bom momento para montar kits com produtos cosméticos voltados para mães.

Dia dos Avós

É uma data bastante divulgada na mídia e que você pode utilizar para fazer ações promocionais e de atenção farmacêutica para o público idoso.

Dia dos Pais

Da mesma forma que no Dia das Mães, você pode fazer kits com produtos de higiene e cuidados pessoais para o público masculino. Os suplementos e vitaminas também são bastante procurados pelos homens.

Dia do Cliente

É uma data que você pode fazer uma ação para estreitar o relacionamento com seus clientes, na forma de agradecimento pela preferência em comprar na sua drogaria.

Outubro Rosa

Uma época bastante divulgada na mídia em geral que você também pode incluir a marca da sua drogaria.

Novembro Azul

É uma época cuja importância das ações tem aumentado nos últimos tempos e você pode atrelar ações de prevenção à sua marca.

Black Friday

Uma ótima época para planejar descontos vantajosos para os seus clientes.

Natal

Além dos períodos de comemoração, é uma época de férias em família. Por isso, lembre-se de incluir produtos para adultos e crianças na estratégia de marketing da drogaria.

Atenção à legislação

Ao fazer o seu planejamento de marketing, é importante consultar a legislação brasileira sobre propaganda e promoções.

Consulte o site da Anvisa para conhecer as normas vigentes. A assessoria de especialistas também pode ajudar você a fazer uma campanha promocional conforme a Lei determina. Depois de verificar todos os detalhes e estabelecer a verba, é hora de executar o seu planejamento e aumentar as vendas!

 

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