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estratégias de marketing
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Publicado por Marketing Farmarcas • 1 de fevereiro de 2020

Veja como planejar as estratégias de marketing da drogaria

Saiba como aplicar estratégias corretas de marketing corretas e melhorar ainda mais os resultados da sua farmácia!

 

Se você é dono de farmácia e pretende elaborar um planejamento completo, é preciso saber que as estratégias de marketing são uma parte fundamental. Foi-se o tempo em que as drogarias eram apenas estabelecimentos destinados a compra de remédios. Atualmente elas também entregam experiências únicas.

 

Existem redes que tornaram-se praticamente lojas de conveniências, e o farmacêutico é, atualmente, uma figura de confiança, que auxilia e instrui o público na hora em que ele precisa cuidar da saúde.

 

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas estratégias que podem contribuir para melhorar os resultados da sua loja. Quer saber quais são elas? Então confira abaixo.

 

Calendário de ações de marketing

 

Antes de tudo, precisamos destacar a importância de um calendário específico para estabelecimentos de vendas. O volume de vendas da drogaria depende de diversos fatores, entre eles o período de sazonalidade.

 

Por isso, antes de começar o seu plano de estratégias de marketing da drogaria, programe as compras de produtos de acordo com o tipo de produto mais vendido em cada época do ano.

 

A ideia é que o planejamento da verba seja destinado para adquirir esses itens e também para as ações de vendas.

 

 

Sazonalidade como estratégia de marketing

 

O fator sazonalidade interfere nos hábitos de compra do consumidor, por isso fique atento às épocas do ano e às mudanças na preferência do seu cliente. Assim você conseguirá aumentar o ticket médio na farmácia.

 

Um exemplo são os períodos de inverno e verão,  ótimas oportunidades para alavancar as vendas de alguns tipos de itens. Na época de clima mais frio, por exemplo, aposte em hidratantes e óleos corporais, pastilhas, hidratantes labiais, vitamina C, etc. Já no período de calor, repelentes, bronzeadores e protetores solares são grandes aliados nas vendas.

 

Você também pode incluir no seu calendário as datas comemorativas com maior movimento no comércio em geral. Isso vai ajudar a incrementar as vendas com ações promocionais para públicos específicos.

 

Algumas das principais datas que você pode incluir na estratégia de marketing da drogaria são:

 

Carnaval

Há um aumento da venda de preservativos, linha de desodorantes, maquiagem e MIPs da categoria Sistema Digestivo.

Dia da Mulher

É possível aumentar o ticket em produtos de higiene e beleza, dermocosméticos, perfumes, suplementos vitamínicos voltados para o público feminino.

Dia de Combate à Hipertensão

Ações de prevenção e atenção à saúde podem atrair mais clientes com doenças crônicas e fidelizar a sua carteira já existente.

Dia das Mães

É um bom momento para montar kits com produtos cosméticos voltados para mães.

Dia dos Avós

É uma data bastante divulgada na mídia e que você pode utilizar para fazer ações promocionais e de atenção farmacêutica para o público idoso.

Dia dos Pais

Da mesma forma que no Dia das Mães, você pode fazer kits com produtos de higiene e cuidados pessoais para o público masculino. Os suplementos e vitaminas também são bastante procurados pelos homens.

Dia do Cliente

É uma data que você pode fazer uma ação para estreitar o relacionamento com seus clientes, na forma de agradecimento pela preferência em comprar na sua drogaria.

Outubro Rosa

Uma época bastante divulgada na mídia em geral que você também pode incluir a marca da sua drogaria.

Novembro Azul

É uma época cuja importância das ações tem aumentado nos últimos tempos e você pode atrelar ações de prevenção à sua marca.

Black Friday

Uma ótima época para planejar descontos vantajosos para os seus clientes.

Natal

Além dos períodos de comemoração, é uma época de férias em família. Por isso, lembre-se de incluir produtos para adultos e crianças na estratégia de marketing da drogaria.

 

 

Invista no marketing digital

 

Não existe estratégia que funcione melhor atualmente do que o marketing digital. Diferente das mídias tradicionais (televisão, revistas, rádio, jornais, etc), o marketing digital tem se provado a melhor alternativa para atingir o público-alvo de uma marca.

 

Muito disso se dá pela possibilidade de segmentar e filtrar os consumidores que serão impactados com anúncios e conteúdos. Atualmente, o Instagram conta com mais de 113,5 milhões de usuários e o Facebook 130 milhões.

 

Além de realizar ações nessas redes sociais, lembre-se de promover um atendimento de qualidade via WhatsApp. Você pode criar listas de transmissão com o seu público, divulgando promoções e ofertas exclusivas.

 

Atenção à legislação

 

Ao fazer o seu planejamento de marketing, é importante consultar a legislação brasileira sobre propaganda e promoções.

 

Consulte o site da Anvisa para conhecer as normas vigentes. A assessoria de especialistas também pode ajudar você a fazer uma campanha promocional conforme a Lei determina. Depois de verificar todos os detalhes e estabelecer a verba, é hora de executar o seu planejamento e aumentar as vendas!

 

 

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