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Veja como aumentar a fidelização dos clientes da drogaria
Veja como aumentar a fidelização dos clientes da drogaria

Publicado por Marketing Farmarcas • 22 de agosto de 2019

Veja como aumentar a fidelização dos clientes da drogaria

Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria é fundamental ter estratégias que possibilitem o desenvolvimento da gestão do negócio em relação aos consumidores. Isso é extremamente importante para o sucesso da farmácia.

Com o objetivo aumentar a fidelização dos clientes da drogaria, muitos empresários confundem estratégias de negócio com ações promocionais. É preciso ter em mente que a divulgação de campanhas deve ser pontual e planejada. Do contrário, o cliente pode nem perceber que há uma promoção nova na loja.

Confira algumas dicas para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria e melhorar os resultados da sua loja.

Conhecer o cliente da farmácia

Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria, é essencial conhecer o seu consumidor, saber quem é o seu público, quais são suas necessidades e hábitos de compra. Comece a perguntar no caixa se o seu cliente encontrou tudo que procurou ou se, durante as compras, sentiu falta de algum produto.

É muito importante capacitar a equipe de vendas da loja para essa demanda. Vale lembrar que a empatia dos seus funcionários no atendimento é um dos principais fatores que ajudam a aumentar a fidelização dos clientes da drogaria. O contato direto com os consumidores deve priorizar a atenção e o cuidado, pois as pessoas esperam excelência no atendimento quando vão à farmácia.

Ter uma drogaria completa

Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria é importante que eles possam encontrar nas prateleiras e cestões tudo o que precisam. Por isso, é importante ficar atento ao mercado e analisar as tendências do segmento de varejo farmacêutico.

Muitas farmácias ainda trabalham com um sortimento pequeno de não medicamentos. E isso certamente prejudica as vendas e cria condições para os concorrentes se destacarem na região.

Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria é fundamental trabalhar com um mix completo que atenda todas as necessidades dos consumidores. Vale lembrar que a variedade de produtos também aumenta o ticket médio da drogaria. Esse fator e extremamente importante para incrementar as vendas e melhorar o desempenho do negócio.

Investir em ofertas estratégicas

A maioria dos consumidores gosta de promoções. Caprichar em uma boa oferta atrairá muitos clientes para a sua drogaria. Você pode criar ofertas diárias, semanais ou mensais. É importante destacar que os descontos devem ser realmente atrativos se o seu objetivo for atrair os consumidores.

Lembre-se de que é essencial desenvolver estratégias de precificação e de comunicação para ter sucesso. Para isso é preciso planejamento e organização. Anunciar ofertas com base no preço da concorrência certamente deixará seu negócio um passo atrás dos demais.

Além disso, dar descontos em excesso simplesmente para bater o valor praticado pelo concorrente pode prejudicar a lucratividade da sua drogaria. É fundamental ter uma estratégia bem definida e segui-la com planejamento e disciplina.

Outra opção para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria que costuma trazer muito resultado é realizar, anualmente, ações de comemoração do aniversário da farmácia. Você pode escolher uma semana ou um mês do ano com descontos imperdíveis em toda a loja.

Além disso, investir em peças de comunicação também é fundamental para atrair consumidores e aumentar a fidelização dos clientes da drogaria. Trabalhar com materiais adequados e desenvolver uma boa campanha de vendas na região certamente trará bons resultados para a farmácia.

Criar um Programa de Fidelidade

Um item importante que garante bons resultados é um programa de fidelidade. É uma ação feita para premiar clientes que compram com maior frequência na farmácia e oferece descontos exclusivos.

Ter um cartão fidelidade em sua drogaria é uma ótima tática para trazer os consumidores de volta à loja nas próximas compras. É possível trabalhar uma lista de preços diferenciados para quem possui o cartão da loja, além de, com um cadastro sempre atualizado é possível entender melhor o comportamento de compra dos seus consumidores.

Além disso, você também pode realizar promoções pontuais. Um exemplo que pode ajudar a alcançar seus objetivos de vendas é fazer uma ação em que o cliente ganha um valor de desconto na compra de uma determinada quantidade de produtos do setor de cosméticos.

Utilizar a tecnologia para melhorar o negócio

O programa de fidelidade não pode ser apenas um cartão que você entrega ao cliente. É preciso aliar essa estratégia a um sistema que facilite a organização e o agrupamento dos dados desses consumidores para poder trabalhar comunicação segmentada e entender os hábitos de consumo dos seus clientes. Há no mercado empresas que oferecem softwares de CRM (Customer relationship management) que podem facilitar a gestão de relacionamento com o cliente da farmácia.

Ter wi-fi na drogaria para uso dos clientes também pode ser um diferencial, mas lembre-se de que a disponibilidade de um serviço como esse deve fazer parte de uma estratégia da farmácia. Seja para estimular o download do aplicativo da loja ou para interagir com as páginas de redes sociais, por exemplo.

O uso da tecnologia pode ser uma maneira de aproximar o cliente da marca e melhorar a comunicação com o consumidor de outras maneiras além da publicidade tradicional e dos materiais de PDV. Se a farmácia busca prosperar no mercado, é importante seguir as dicas desse artigo que podem ajudar a aumentar a fidelização dos clientes da drogaria e conquistar resultados cada vez melhores!

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Comentários

  • J b santos says:

    MUITo bom dicas

  • CARLOS EDUARDO VIANA DE OLIVEIRA says:

    Excelentes dicas. O que eu acrescentaria é a parte do wi-fi na loja, condicionando a utilização da internet o preenchimento de um breve cadastro para ter acesso à meia hora de internet: nome, telefone, e-mail e se quer receber novidades e informações (optin e optout). isso já enriquece a base de crm e é possível criar uma ação de clientes como lista de prospects. abraço.

    • Vania says:

      Ótimas observações, Carlos!