Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria é preciso pensar em estratégias de relacionamento com o consumidor que ajudem a aumentar o ticket médio da drogaria e fortaleçam a marca junto ao público.
Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria é preciso pensar em estratégias de relacionamento com o consumidor que ajudem a aumentar o ticket médio da drogaria e fortaleçam a marca junto ao público.

Publicado por brenno • 22 de agosto de 2019

Veja como aumentar a fidelização dos clientes da drogaria

Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria é fundamental ter estratégias que possibilitem o desenvolvimento da gestão do negócio em relação aos consumidores. Isso é extremamente importante para o sucesso da farmácia.

Com o objetivo aumentar a fidelização dos clientes da drogaria, muitos empresários confundem estratégias de negócio com ações promocionais. É preciso ter em mente que a divulgação de campanhas deve ser pontual e planejada. Do contrário, o cliente pode nem perceber que há uma promoção nova na loja.

Confira algumas dicas para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria e melhorar os resultados da sua loja.

Conhecer o cliente da farmácia

Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria, é essencial conhecer o seu consumidor, saber quem é o seu público, quais são suas necessidades e hábitos de compra. Comece a perguntar no caixa se o seu cliente encontrou tudo que procurou ou se, durante as compras, sentiu falta de algum produto.

Entenda o perfil dos clientes e saiba como melhorar o atendimento na drogaria

É muito importante capacitar a equipe de vendas da loja para essa demanda. Vale lembrar que a empatia dos seus funcionários no atendimento é um dos principais fatores que ajudam a aumentar a fidelização dos clientes da drogaria. O contato direto com os consumidores deve priorizar a atenção e o cuidado, pois as pessoas esperam excelência no atendimento quando vão à farmácia.

Ter uma drogaria completa

Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria é importante que eles possam encontrar nas prateleiras e cestões tudo o que precisam. Por isso, é importante ficar atento ao mercado e analisar as tendências do segmento de varejo farmacêutico.

Muitas farmácias ainda trabalham com um sortimento pequeno de não medicamentos. E isso certamente prejudica as vendas e cria condições para os concorrentes se destacarem na região.

Como melhorar a experiência de compra dentro da farmácia?

Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria é fundamental trabalhar com um mix completo que atenda todas as necessidades dos consumidores. Vale lembrar que a variedade de produtos também aumenta o ticket médio da drogaria. Esse fator e extremamente importante para incrementar as vendas e melhorar o desempenho do negócio.

Investir em ofertas estratégicas

A maioria dos consumidores gosta de promoções. Caprichar em uma boa oferta atrairá muitos clientes para a sua drogaria. Você pode criar ofertas diárias, semanais ou mensais. É importante destacar que os descontos devem ser realmente atrativos se o seu objetivo for atrair os consumidores.

Lembre-se de que é essencial desenvolver estratégias de precificação e de comunicação para ter sucesso. Para isso é preciso planejamento e organização. Anunciar ofertas com base no preço da concorrência certamente deixará seu negócio um passo atrás dos demais.

Saiba como criar uma atmosfera de compra na farmácia

Além disso, dar descontos em excesso simplesmente para bater o valor praticado pelo concorrente pode prejudicar a lucratividade da sua drogaria. É fundamental ter uma estratégia bem definida e segui-la com planejamento e disciplina.

Outra opção para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria que costuma trazer muito resultado é realizar, anualmente, ações de comemoração do aniversário da farmácia. Você pode escolher uma semana ou um mês do ano com descontos imperdíveis em toda a loja.

Além disso, investir em peças de comunicação também é fundamental para atrair consumidores e aumentar a fidelização dos clientes da drogaria. Trabalhar com materiais adequados e desenvolver uma boa campanha de vendas na região certamente trará bons resultados para a farmácia.

Criar um Programa de Fidelidade

Um item importante que garante bons resultados é um programa de fidelidade. É uma ação feita para premiar clientes que compram com maior frequência na farmácia e oferece descontos exclusivos.

Ter um cartão fidelidade em sua drogaria é uma ótima tática para trazer os consumidores de volta à loja nas próximas compras. É possível trabalhar uma lista de preços diferenciados para quem possui o cartão da loja, além de, com um cadastro sempre atualizado é possível entender melhor o comportamento de compra dos seus consumidores.

Programas de fidelidade aumentam ticket médio em farmácias

Além disso, você também pode realizar promoções pontuais. Um exemplo que pode ajudar a alcançar seus objetivos de vendas é fazer uma ação em que o cliente ganha um valor de desconto na compra de uma determinada quantidade de produtos do setor de cosméticos.

Utilizar a tecnologia para melhorar o negócio

O programa de fidelidade não pode ser apenas um cartão que você entrega ao cliente. É preciso aliar essa estratégia a um sistema que facilite a organização e o agrupamento dos dados desses consumidores para poder trabalhar comunicação segmentada e entender os hábitos de consumo dos seus clientes. Há no mercado empresas que oferecem softwares de CRM (Customer relationship management) que podem facilitar a gestão de relacionamento com o cliente da farmácia.

Ter wi-fi na drogaria para uso dos clientes também pode ser um diferencial, mas lembre-se de que a disponibilidade de um serviço como esse deve fazer parte de uma estratégia da farmácia. Seja para estimular o download do aplicativo da loja ou para interagir com as páginas de redes sociais, por exemplo.

O uso da tecnologia pode ser uma maneira de aproximar o cliente da marca e melhorar a comunicação com o consumidor de outras maneiras além da publicidade tradicional e dos materiais de PDV. Se a farmácia busca prosperar no mercado, é importante seguir as dicas desse artigo que podem ajudar a aumentar a fidelização dos clientes da drogaria e conquistar resultados cada vez melhores!


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Comentários

  • J b santos says:

    MUITo bom dicas

  • CARLOS EDUARDO VIANA DE OLIVEIRA says:

    Excelentes dicas. O que eu acrescentaria é a parte do wi-fi na loja, condicionando a utilização da internet o preenchimento de um breve cadastro para ter acesso à meia hora de internet: nome, telefone, e-mail e se quer receber novidades e informações (optin e optout). isso já enriquece a base de crm e é possível criar uma ação de clientes como lista de prospects. abraço.

    • Vania says:

      Ótimas observações, Carlos!