fbpx

Publicado por Marketing Farmarcas • 7 de janeiro de 2021

Utilize o método 5W2H na estratégia da sua farmácia

Descubra como a metodologia 5W2H pode trazer ainda mais eficiência na padronização da sua farmácia

Compreender e organizar os processos de gestão dentro de uma farmácia é fundamental para garantir ainda mais clareza quanto aos objetivos que o negócio pretende alcançar.
Nesse contexto, a metodologia 5W2H surge como uma importante aliada para garantir que o planejamento estratégico seja colocado em prática de uma forma muito mais eficiente. Veja abaixo como aplicar essa ferramenta na sua farmácia!

 

O que é o 5W2H?

O 5W2H é uma ferramenta usada na criação de planos de ação. Seu objetivo principal é responder sete perguntas:

1. What? (o que?) – O que será feito e qual é o objetivo que se pretende alcançar.
2. Why? (por quê?) – Por quê isso será feito e quais razões motivam essa meta.
3. Where? (onde?) – Onde será feito. No caso, qual o setor da farmácia.
4. When? (quando?) – Quando será feito e qual o prazo para realizar as tarefas.
5. Who? (quem?) – Quem é o profissional que ficará responsável pela ação.
6. How? (como?) – Como será feito e quais os detalhes do plano de ação.
7. How much? (quanto vai custar?) – Custos com equipamentos, tecnologias, equipe, processos, dentre outros.

 

Aplicando o 5W2H na prática

Ao contrário do que muita gente pensa, aplicar o 5W2H é mais fácil do que parece. Basta contar com uma folha de papel em branco e começar a responder as perguntas. A partir do momento que você já possui as informações mapeadas, desenvolver o seu plano de ação deixa de ser algo complicado. Com baixo custo, o 5W2H pode ser ajustado para se adequar ao seu tipo de negócio.

 

Vantagens do 5W2H

O 5W2H traz vantagens exclusivas, como:

1. Pode ser aplicado na sua farmácia de forma fácil e descomplicada;
2. Possui baixo custo;
3. Melhora a gestão de projetos e tarefas;
4. Aumenta a produtividade;
5. Ajuda a garantir que os prazos sejam cumpridos.

 

Utilize materiais de apoio junto ao 5W2H

Para impulsionar ainda mais os resultados da sua farmácia, disponibilizamos dois novos materiais exclusivos:

• Calendário Sazonal  com as principais datas para realizar campanhas e engajar o público final;

 

Análise de SWOT


0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *