Tudo que você precisa saber sobre comunicação da farmácia
A comunicação da farmácia é uma das principais ferramentas para aquisição de novos clientes. Além disso, é também uma maneira de posicionar a sua drogaria na região em que atua.
Saber fazer a comunicação da farmácia é muito importante para se diferenciar dos concorrentes e conquistar clientes. Como o varejo farmacêutico é um setor muito concorrido, a comunicação é fundamental para se destacar.
Veja a seguir alguns tópicos para fazer a comunicação da farmácia com eficiência:
Layout da farmácia
Deve permitir a circulação tranquila dentro da loja. Além disso, os móveis não devem obstruir passagens ou dificultar a visibilidade da drogaria pelos clientes.
Aqui vale ressaltar que o autosserviço é fundamental para o resultado da drogaria. O consumidor deve poder caminhar pela loja, explorando o autosserviço e os produtos expostos para fora do balcão.
O que é um projeto inteligente para farmácia?
11 dicas sobre a importância da exposição de produtos na farmácia
Normalmente o balcão de medicamentos é localizado no fundo da loja. Porém, todo o mobiliário deve permitir que o cliente o visualize desde a entrada da loja. A disposição das gôndolas e prateleiras deve aproveitar o espaço e estimular que o cliente veja a loja como um todo e passeie pela farmácia em busca dos produtos que deseja.
Quanto mais bem organizada e bem planejada for a loja, melhor o cliente se localizará e encontrará os produtos que muitas vezes não pretendia comprar, mas lembra da necessidade pela comodidade de encontrá-los ali naquele momento.
Mobiliário usado no varejo farmacêutico
Os móveis da drogaria são essenciais para a comunicação da farmácia. Eles impactam diretamente no layout e na exposição correta dos produtos. Um projeto inteligente de loja permite o aproveitamento do espaço. Além disso, móveis de qualidade deixam a loja mais bonita e garantem mais durabilidade para a mobília da farmácia.
Entenda a importância do mobiliário para farmácia
Vale ressaltar que a farmácia deve ser de fácil maleabilidade, ou seja, que permita a mudança de alguns móveis pontualmente. Prateleiras, gôndolas e gancheiras devem poder ser mudadas de lugar com facilidade, para atender as necessidades dos clientes e colocar produtos mais relacionados uns próximos aos outros.
A altura dos móveis também é essencial. Móveis muito altos dificultam a visualização da loja. Isso faz com que o cliente não consiga encontrar as categorias que deseja com facilidade e pode desestimular a compra de determinados produtos.
Iluminação ideal para ponto de venda
A iluminação no setor farmacêutico é imprescindível. Como se trata de um estabelecimento de saúde, o espaço deve estar claro e bem iluminado, o que transparece higiene e limpeza.
A dica é utilizar as lâmpadas de LED, que consomem menos energia e dão um acabamento interessante juntamente com os móveis da loja. Além disso, é possível direcionar algumas lâmpadas nas prateleiras para destacar produtos. Utilize essa estratégia e você verá o crescimento nas vendas de determinados itens.
A iluminação também pode dar um toque de requinte em produtos mais caros, como dermocosméticos e maquiagens. Deixe a sua loja mais clara e perceba a diferença.
Comunicação da farmácia no balcão
Muitas farmácias colocam vários displays e faixas no balcão para tentar induzir mais vendas. Porém, isso pode ser um grande engano. Poluir o balcão acaba incomodando o cliente e dando uma impressão de desorganização à farmácia.
Qualidade da comunicação posiciona a farmácia perante o consumidor
A comunicação da farmácia deve ser clara e objetiva, sem excessos. É preciso entender o equilíbrio entre expor mais produtos e vender melhor. As farmácias que compreendem bem o público local e a maneira como as pessoas se comportam, certamente vendem mais.
Fachada da farmácia
A fachada é o ponto mais importante da comunicação da farmácia. É ela que chama a atenção dos clientes de fora da loja e posiciona a marca na região. Você já deve ter visto uma loja pequena, com uma fachada simples, ter a região dominada por uma loja maior, com uma fachada imponente.
Tenha eficiência na comunicação da drogaria!
É nesse quesito que muitos empresários donos de farmácias independentes pecam. Não há tanta exigência com a comunicação visual da loja. Quando nas grandes redes e nas associações, a padronização é primordial para o sucesso do negócio.
A fachada deve permitir comunicação visual adequada, durante o dia e à noite. Isso dá credibilidade à marca e a posiciona em relação aos concorrentes locais.
Gerenciamento por categoria
Depois de falarmos de mobiliário, o gerenciamento por categoria também é fundamental. Saber posicionar as categorias de produtos dentro da loja é muito importante para o resultado das vendas da drogaria.
9 dicas sobre gerenciamento por categoria para aumentar as suas vendas
Colocar categorias próximas, lado a lado, é um diferencial. Um exemplo simples são os shampoos e condicionadores. Mas, além disso, dividir os produtos em grupos e subgrupos também é fundamental.
Confira o vídeo: 10 dicas para melhorar o visual da sua farmácia
Outro fator muito importante em relação ao gerenciamento de categoria para a comunicação da farmácia é que as apresentações diferentes do mesmo produto devem estar próximas. Isso melhora a experiência de compra do consumidor, pois facilita a vida do cliente na hora de buscar o produto que deseja. Desenvolva a comunicação da sua farmácia e melhore resultados!
Acesse nossos materiais gratuitos para baixar e saiba como a Farmarcas tem incentivado o crescimento e o apoio ao empreendedor do varejo farmacêutico no caminho ao sucesso.