Treinamento da equipe deve proporcionar conhecimento e motivação
O varejo farmacêutico exige pessoas dinâmicas e flexíveis, que tenham facilidade em se comunicar com todos os perfis de público. Para isso, é preciso planejar um bom treinamento da equipe. A capacitação precisa desenvolver todas essas competências dos colaboradores.
Um bom treinamento da equipe vai garantir que todos estejam preparados para atender bem. É necessário dar atenção desde o momento em que o cliente entra até quando finaliza a compra na farmácia.
Conteúdo adequado para treinamento da equipe
Para atuar em cada setor da farmácia, é preciso que os colaboradores tenham conhecimentos e competências específicas. Antes iniciar a capacitação, faça um levantamento de necessidades de treinamento da equipe das suas lojas.
Equipe bem treinada gera aumento de receitas da farmácia
Depois disso, estabeleça um cronograma e uma periodicidade para a capacitação dos funcionários. Informe cada colaborador sobre as datas e certifique-se de que todas as áreas foram contempladas
Troca de conhecimentos e experiências
Além de contratar profissionais para ministrar o treinamento da equipe, é possível incluir nas atividades uma roda de discussão e bate-papo entre os próprios colaboradores. Isso melhora o relacionamento entre os membros da equipe e colabora com a troca de ideias, de conhecimentos e de experiências.
Capacitação da equipe da farmácia diminui rotatividade de funcionários
É interessante também que os próprios colaboradores capacitem a equipe. O farmacêutico pode passar seus conhecimentos sobre farmacologia e ensinar sobre receituários e preenchimentos; os entregadores mais experientes podem dar dicas aos mais novos, etc.
Para completar o treinamento da equipe, é possível incluir a leitura de livros, revistas, e-books e artigos sobre varejo farmacêutico que abordem assuntos atuais do setor. Estar atualizado sobre o varejo farmacêutico é fundamental para todos que trabalham no setor. Muitas vezes, um funcionário engajado pode dar sugestões interessantes ao proprietário, já que lida diretamente com o atendimento no dia a dia.
Lembre-se de que, para alcançar os melhores resultados, os funcionários precisam de um treinamento bem planejado, que proporcione conhecimento e motivação para atuar de forma cada vez mais assertiva na rotina da farmácia.