Com o aumento da expectativa de vida de população brasileira a farmácia precisa adequar as estratégias de trade marketing para o público idoso. É necessário conhecer o comportamento de compra e promover ações de PDV bem planejadas.
Com o aumento da expectativa de vida de população brasileira a farmácia precisa adequar as estratégias de trade marketing para o público idoso. É necessário conhecer o comportamento de compra e promover ações de PDV bem planejadas.

Publicado por brenno • 29 de agosto de 2019

Trade marketing para o público idoso: como traçar estratégias

O varejo de farmácias evoluiu junto com o mercado e o trade marketing para o público idoso é uma forte tendência para o setor. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada em julho de 2018, mostra que a expectativa de vida do brasileiro alcançou a maior média da história do país: 76 anos.

Esse cenário promissor é um bom motivo para o gestor refletir como está sendo feito o trade marketing para o público idoso na drogaria. É preciso levar em consideração o poder de compra desse tipo de consumidor e criar oportunidades para estimular o aumento do ticket médio, e o trade está totalmente ligado a este processo.

Entenda o perfil dos clientes e saiba como melhorar o atendimento na drogaria

Se a drogaria já possui produtos e serviços que incluem o público idoso, então o foco deve ser o aprimoramento das ações. Se o gestor ainda não se preocupa com essa questão, é preciso repensar o planejamento o quanto antes e conhecer os seguintes aspectos desse público diferenciado:

  • Características de comportamento de compra dos idosos (shopper);
  • Vantagens de atender as demandas do público sênior;
  • Produtos e serviços de maior interesse do consumidor maduro;
  • Ações de PDV que chamam a atenção do público idoso.

Como aplicar o trade marketing para o público idoso

A população atual que está na terceira idade tem perspectivas diferentes em comparação com décadas atrás. Os idosos estão mais ativos, muitos praticam esportes, viajam com frequência, têm uma vida social movimentada e desejam cuidar bem da saúde para aproveitar os momentos com alegria e disposição.

Até mesmo as pessoas mais velhas que têm dificuldade de locomoção ou necessitam de cuidados especiais buscam ter uma melhor qualidade de vida. É importante lembrar que muitas pessoas com mais de 60 anos também estão mais conectadas com as novas tecnologias.

Saiba como adequar a estratégia da drogaria ao envelhecimento da população

Ao planejar ações de trade marketing para o público idoso, o gestor precisa levar em consideração o nível de poder de compra desse perfil de consumidor. Além disso, é importante verificar qual é a forma de pagamento mais utilizada por esses clientes, como dinheiro, cartão de débito, entre outros.

Muitas empresas já mudaram a visão sobre o trade marketing para o público idoso, mas ainda é um tipo de consumidor que merece mais atenção do mercado. É importante pensar que geralmente o idoso é o shopper-consumidor, ou seja, efetua a compra e também desfruta do serviço ou produto.

Características da população sênior

Apesar dos avanços no marketing, o mercado ainda precisa ser amigável com esse público. Para as farmácias que estão começando a trabalhar com trade, fazer o básico já é um grande passo. E o básico é: ter uma boa postura no atendimento, pensar nos hábitos de compra, planejar estratégias para conquistar e agradar todos os públicos.

Para pensar em trade marketing para o público idoso é preciso ter em mente que esse tipo de consumidor possui características diversificadas. Há idosos nas redes sociais, mas também existem aqueles que nunca acessaram a internet. Tem o cliente mais ativo, que ainda trabalha e é responsável por decisões importantes de uma empresa, por exemplo. E tem aqueles que cuidam bem da saúde, têm disposição e vigor excepcionais.

Aposte no trade marketing e evolua a sua farmácia

Por outro lado, há pessoas acamadas, com doenças crônicas e outras dificuldades características dessa faixa etária. Por isso, no trade marketing para o público idoso é preciso planejar estratégias que respeitem essas peculiaridades.

Além disso, para ser mais completa, a comunicação pode abranger recursos visuais, sonoros e sensoriais. Demonstrações de produtos, uma sinalização bem visível das seções e a distribuição de folhetos explicativos são alguns exemplos do que pode ser feito na drogaria.

Quando se pensa em trade marketing para o público idoso, dispor os produtos de maneira mais acessível, com descrição clara, é um dos fatores que podem fazer muita diferença para a farmácia.

Relacionamento com a marca e experiência de compra

Para planejar ações de trade marketing para o público idoso, é preciso focar nas demandas do consumidor maduro. O gestor que deseja que a sua farmácia seja lembrada pelo shopper precisa saber que o consumidor busca encontrar afinidade com a marca, ou seja, se sentir representado. Os produtos e serviços precisam inspirá-lo e proporcionar boas experiências de compra.

Saiba como criar uma atmosfera de compra na farmácia

O empresário farmacêutico precisa conhecer as necessidades dos clientes, principalmente os de terceira idade. Por isso, é importante que os espaços na área de vendas da farmácia possibilitem a circulação das pessoas. A iluminação precisa ser suficientemente adequada para garantir uma boa visualização de toda a loja e dos produtos.

Se o consumidor idoso possuir mobilidade reduzida terá mais dificuldade para alcançar os produtos nas gôndolas, por isso é preciso organizar os produtos na farmácia com essa preocupação. Diante de todas as necessidades do consumidor, é preciso manter a qualidade no atendimento oferecido, pois é um ponto forte que pode ajudar na aplicação de um bom trade marketing para o público idoso.


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Comentários

  • Fernando Pereira albuquerque says:

    Ótimo atendimento e preços excelentes .

    • Vania says:

      Muito obrigado, Fernando!